Artistas lançam manifesto contra venda de Pollock pelo MAM-RJ

O grupo se junta ao Ibram (Instituto Brasileiro de Museus), que em março já havia se manifestado contra a venda da obra

© Reprodução

Cultura RIO 06/04/18 POR Folhapress

Artistas, curadores e galeristas de arte lançaram um manifesto contra a proposta de venda, pelo Museu de Arte Moderna do Rio, da tela "Nº 16, de Jackson Pollock. No texto, os signatários dizem que o museu precisa de um "choque de gestão".

PUB

O grupo se junta ao Ibram (Instituto Brasileiro de Museus), que em março já havia se manifestado contra a venda da obra, a única do artista em acervo de museus brasileiros.

De acordo com o curador Leonel Kaz, que integra o conselho do Ibram, o número de signatários do manifesto já passa de 200. "Apesar de o MAM ser uma instituição privada, (seu acervo) é um patrimônio de interesse público também", diz ele.

A administração do MAM estima que o quadro valha US$ 25 milhões, recursos que seriam investidos em um fundo de investimento, com o rendimento destinado a despesas de custeio do museu.

A lista de signatários do manifesto inclui artistas como Adriana Varejão, Luis Zerbini e Vik Muniz, colecionadores, marchands e curadores, incluindo Luiz Camillo Osório, que já foi curador do próprio MAM.

"Defendemos a existência de museus para cumprir sua função: preservar e exibir obras de arte. A venda do Pollock é uma demonstração de que, no momento, o MAM necessita de um 'choque de gestão'", diz o texto.

O documento cita o Masp como exemplo de instituição que saiu de crise com mudanças administrativas e não vendeu obras de arte no processo.

"Defendemos que se convoque uma administração ativa, com visão estratégica e plano de governança, antenada com a contemporaneidade da arte para que o MAM volte a ser o mais importante museu da cidade", conclui o manifesto.

Procurado, o MAM ainda não se pronunciou sobre o assunto. Em nota divulgada no dia 18 de março, o museu diz que os recursos de aluguel de espaços e de doações têm sido insuficientes para a manutenção da instituição.

Diz ainda que a escolha da obra do Pollock se deve ao fato de não ser um artista brasileiro e que a coleção de pinturas estrangeiras não constitui um dos carros chefes do museu. Com informações da Folhapress.

Leia também: Produção de filme da Lava Jato está em Curitiba para gravação

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

mundo EUA Há 17 Horas

Após acidente, urso arrasta corpo de motorista para floresta nos EUA

fama Luana Piovani Há 17 Horas

'Meu filho ainda não foi para escola' diz Luana 'cutuca' Pedro Scooby

justica Rio Grande do Sul Há 17 Horas

Saques e violência ampliam drama no Rio Grande do Sul

mundo Polícia Há 8 Horas

'Menina lobo' que cresceu em bosque na Suíça é encontrada na Espanha

mundo Bioparc Há 15 Horas

Dor da perda: chimpanzé carrega o corpo da sua cria ao colo há meses

lifestyle Peso Há 16 Horas

Quatro hábitos que ajudam a acelerar o metabolismo e a emagrecer

justica Santa Teresa Há 17 Horas

Turista israelense é encontrada morta no Rio de Janeiro

mundo EUA Há 11 Horas

Mulher persegue ladrão e provoca acidente para reaver bolsa roubada

fama Hilary Duff Há 17 Horas

Hilary Duff dá à luz seu quarto bebê, em parto domiciliar na banheira

mundo Acidente Há 16 Horas

Caminhão colide de forma violenta contra ponte em rodovia dos EUA