Varejo de vestuário deve crescer 6,1% em volume em 2018

Estimativas preliminares do IEMI Inteligência de Mercado apontam que as vendas aumentaram 8,1% em relação a 2016

© Pixabay

Economia vendas 08/04/18 POR Notícias Ao Minuto

Após dois anos de dificuldades (2015 e 2016), em que o varejo de vestuário no Brasil acumulou uma queda de 11% no volume de peças comercializadas, 2017 registrou uma importante recuperação das vendas para o setor.

PUB

Estimativas preliminares do IEMI Inteligência de Mercado, especializado em estudos de mercado, varejo e comportamento de compra dos setores de têxteis e vestuário, artigos têxteis para o lar, calçados, móveis e colchões, apontam que as vendas aumentaram 8,1% em relação a 2016.

O montante está praticamente igual aos volumes históricos registrados em 2014, quando o varejo de moda no País atingiu seu ápice com 6,5 bilhões de peças comercializadas.

Para 2018, a consultoria projeta expansão de 6,1% no volume de peças comercializadas pelo varejo. “Apesar de possíveis turbulências com o cenário eleitoral, os varejistas têm motivos para ficarem otimistas, uma vez que a expansão estimada de aproximadamente 3% do PIB deve empurrar a economia como um todo”, afirma Marcelo Prado, diretor do IEMI.

+ 'Consideramos cortar gastos do governo', diz conselheiro da Casa Branca

Ainda de acordo com ele, o retorno do crescimento ao longo do ano passado foi auxiliado pela conjuntura econômica, incluindo a redução da inflação e dos juros básicos da economia, a injeção de recursos das contas inativas do FGTS realizada no 1º semestre, além dos estímulos para a expansão do crédito aos consumidores e o início da recuperação dos empregos e do investimento.

O panorama favorável também puxou o desempenho da indústria de confecções brasileira, que depende 99% do consumo interno para sobreviver e que, aos poucos, vai se recuperando de sua pior crise, em mais de 30 anos de estatísticas sobre o seu desempenho no País. Dados preliminares apontam crescimento de 3,2% da produção de vestuário em 2017 comparado ao ano anterior. Para esse ano, a projeção de expansão é de mais 3% em volume de peças confeccionadas.

Segundo a tabela abaixo, a produção nacional destes artigos, em número de peças confeccionadas, teve queda de 41,6% em dezembro de 2017, quando comparado ao mês anterior. No ano, no entanto, registrou alta de 3,2%.Em relação ao comércio externo, as importações brasileiras de roupas tiveram queda de 14,5% em dezembro, porém obteve alta de 23,3% no acumulado no ano. As exportações, por sua vez, cresceram 3,6% no mês, e 13,6% ao longo de 2017.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

mundo Bioparc Há 8 Horas

Dor da perda: chimpanzé carrega o corpo da sua cria ao colo há meses

mundo EUA Há 11 Horas

Após acidente, urso arrasta corpo de motorista para floresta nos EUA

fama Luana Piovani Há 11 Horas

'Meu filho ainda não foi para escola' diz Luana 'cutuca' Pedro Scooby

justica Rio Grande do Sul Há 10 Horas

Saques e violência ampliam drama no Rio Grande do Sul

justica Santa Teresa Há 10 Horas

Turista israelense é encontrada morta no Rio de Janeiro

mundo Polícia Há 2 Horas

'Menina lobo' que cresceu em bosque na Suíça é encontrada na Espanha

lifestyle Peso Há 9 Horas

Quatro hábitos que ajudam a acelerar o metabolismo e a emagrecer

fama Hilary Duff Há 10 Horas

Hilary Duff dá à luz seu quarto bebê, em parto domiciliar na banheira

mundo Acidente Há 10 Horas

Caminhão colide de forma violenta contra ponte em rodovia dos EUA

mundo Israel/Palestina Há 11 Horas

Ataque israelense mata sete pessoas e deixa Rafah em ruínas; veja