Descubra 8 rios sagrados ao redor do mundo

Os rios também fazem parte da rota de peregrinos e pessoas em busca de mais conhecimento pessoal e fé

© Reuters

Lifestyle 09/04/18 POR Notícias Ao Minuto

O rio é uma representação da vida em si, pois, além da água, ao redor dele normalmente se encontra abundância de animais e plantas. E se é de um rio que vem a maior possibilidade para o desenvolvimento de um povo, não é à toa que lhe seja atribuído um significado religioso.

PUB

Os rios também fazem parte da rota de peregrinadores e pessoas em busca de mais conhecimento pessoal e fé. Alguns já se tornaram famosos, como o rio Ganges, na Índia, e outros nem tanto, como o rio Whanganui, na Noza Zelândia.

Conheça alguns dos rios sagrados mais conhecidos e reverenciados do mundo:

1. Rio Urubamba

Situado no Peru, era conhecido pelos Incas como Willkamayu (quéchua para “rio sagrado) e percorre muitos dos locais onde há vestígios do Império Inca, como Machu Picchu, Raqch’i e o Vale Sagrado dos Incas.

2. Rio Jordão

Este rio que deságua no Mar Morto é um dos mais importantes do Oriente Médio, passando por quatro países: Israel, Jordânia, Líbano e Síria.

Além disso, é extremamente famoso devido ao seu papel na Bíblia: no Antigo Testamento, os judeus o atravessaram carregando a Arca da Aliança; já no Novo Testamento, volta a aparecer como o rio em que Jesus foi batizado por João Batista.

3. Rio Ganges

É certamente um dos rios sagrados mais famosos do mundo. Os hindus o vêem como a morada da deusa Ganga e acreditam que se banhar no Ganges trará a purificação dos pecados.

Infelizmente, o Ganges também é famoso por ser um dos rios mais poluídos do mundo. Por passar por muitas áreas urbanas, o rio sofre com despejo de esgoto e dejetos industriais. Isso sem contar a poluição causada pela própria peregrinação, pois muitas oferendas são jogadas no rio frequentemente, assim como cadáveres de humanos e animais.

4. Rio Columbia

É o maior rio da América do Norte e considerado sagrado por ser o local que os salmões usam para fazer sua migração.

5. Rio Yamuna

O Yamuna é um dos sete rios sagrados da Índia. Ele nasce no Himalaia bastante limpo, mas durante o seu percurso acaba absorvendo quantidades enormes de lixo industrial, agrícola e de esgoto, se transformando no rio mais poluído do país.

6. Rio Osun

O Rio Osun (também conhecido como Oxum) está localizado na Nigéria e é nomeado como um dos mais famosos Orixás. Oxum foi uma das esposas de Xangô e é orixá dos rios, das cachoeiras, da riqueza e do amor.

7. Rio Whanganui

O Whanganui fica na Nova Zelândia e é também chamado pelos maoris de Te Awa Tupua. É considerado pelos locais como um ancestral vivo, com quem eles têm uma forte conexão espiritual.

Foi por causa disso que em 2017 o Whanganui foi o primeiro rio a ter personalidade jurídica. Isso significa que ele pode ser defendido através de processos judiciais por advogados da tribo e do governo.

8. Rio Bagmati

O Rio Bagmati está localizado no Nepal, atravessando o Vale de Catmandu, e é considerado sagrado tanto por budistas quanto para hindus. Sua importância religiosa para os hindus se destaca especialmente pelos ritos funerários da religião.

De acordo com a tradição hinduísta, o corpo deve ser mergulhado três vezes no Rio Bagmati antes da cremação, e depois as cinzas do morto devem retornar para o rio.

Leia também: 5 principais destinos dos brasileiros que emigram

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

fama A Grande Conquista 2 Há 8 Horas

Ex-Polegar pega faca durante discussão e é expulso de reality

politica Arthur Lira Há 9 Horas

Felipe Neto é autuado por injúria em inquérito aberto a pedido de Arthur Lira

mundo Posição de Lótus Há 10 Horas

O misterioso caso da múmia escondida em estátua de Buda

fama Iraque Há 8 Horas

Influencer iraquiana é morta a tiros em Bagdá

fama GISELE-BÜNDCHEN Há 10 Horas

Gisele Bündchen recebe apoio de prefeito após chorar durante abordagem policial nos EUA

lifestyle Signos Há 11 Horas

Quatro signos que nasceram para serem famosos

brasil Santa Catarina Há 11 Horas

Homem morre após ser atacado por quatro pitbulls em quintal de casa em SC

economia REINHART-KOSELLECK Há 9 Horas

Quem é o historiador lido por Haddad após bronca de Lula

mundo Guangzhou Há 8 Horas

Tornado atinge cidade na China e deixa rastro de destruição; vídeo

brasil MORTE-SP Há 5 Horas

Morte de jovem após deixar sauna gay causa pânico; relembre histórico