Crítica a Lula, sigla quer desistir de ação no STF que pode ajudá-lo

Em 2016, PEN ajuizou ação contra prisão de codenados em segunda instância

© Divulgação

Política pen 10/04/18 POR Folhapress

O presidente nacional do nanico PEN (Partido Ecológico Nacional), Adilson Barroso, afirmou nesta segunda-feira (9) que quer desistir de uma ação ajuizada em 2016 no Supremo Tribunal Federal contra a prisão de condenados em segunda instância. Um pedido de liminar no âmbito dessa ação poderá reacender o debate na corte na quarta (11).

PUB

"Se tiver algum meio de tirar [a ação], vamos retirar", disse Barroso. A mudança de posição tem a ver com a prisão do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que poderia ser beneficiado por uma eventual revisão no entendimento do STF.

+ Pessoas próximas a Lula temem depressão do ex-presidente no cárcere

"Quando a gente entrou com esse processo, o Lula não era nem condenado", disse ele, que negou que a ação tenha como objetivo ajudar o ex-presidente, preso desde sábado (7) na Superintendência da Polícia Federal em Curitiba. "Até porque ele é de esquerda e eu sou de direita, nunca votei no PT pra nada." 

O presidente do PEN afirma que os advogados do partido vão tentar retirar a ação. "Quando você entra com uma ação, você teria que poder retirar ela", afirmou.

Barroso também disse que pretende desconstituir o advogado Antônio Carlos de Almeida Castro, o Kakay, um dos que assinaram o pedido inicial ao Supremo. "Ele ainda é [o advogado na ação], mas estamos buscando uma solução para que não seja mais", disse.

O processo em questão é uma ADC (Ação Declaratória de Constitucionalidade) que pede para o Supremo reconhecer a constitucionalidade do artigo 283 do Código de Processo Penal que diz que ninguém pode ser preso antes de sentença condenatória transitada em julgado (após o esgotamento dos recursos).

A lei que trata desse tipo de processo afirma que, "proposta a ação declaratória, não se admitirá desistência". Além da ADC ajuizada pelo PEN, há outra de autoria da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) com teor muito semelhante.

Na última quinta (5), um dia depois de o plenário do Supremo negar habeas corpus preventivo a Lula, Kakay protocolou na ADC do PEN um pedido de medida cautelar para suspender prisões de condenados em segundo grau até que a corte dê uma palavra final (de mérito) sobre sua constitucionalidade.

O relator da ação, ministro Marco Aurélio, afirmou que pretende levar o pedido de liminar ao plenário na quarta-feira, apresentando-o em mesa. O regimento interno do STF não é totalmente claro sobre o encaminhamento que terá de ser dado pela presidente da corte, Cármen Lúcia. Segundo auxiliares, o mais provável é que a ministra consulte os colegas sobre votar ou não a liminar.

Procurada, a assessoria do STF não se manifestou sobre os procedimentos previstos para casos como esse. Com informações da Folhapress. 

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

fama Anthony Vella Há 23 Horas

YouTuber sofre grave acidente em queda de paraglider filmada; assista

justica Violência Há 2 Horas

Homem é assassinado com 23 tiros durante raio-x em hospital na Bahia

esporte Óbito Há 16 Horas

Jogador morre após bater a cabeça em muro que cercava o campo na Argentina

mundo EUA Há 22 Horas

Imagens mostram destruição causada por tornado em Oklahoma

justica Paraíba Há 23 Horas

Menina de 6 anos tem pinos colocados em perna errada

fama Televisão Há 16 Horas

Viih Tube e Eliezer anunciam gravidez de segundo filho ao vivo na Globo

fama DANIEL-FILHO Há 16 Horas

Daniel Filho negociou volta à TV Globo, mas desistiu por cláusula que proibia política

lifestyle Cérebro Há 17 Horas

Chás e infusões que vão ajudá-lo a fortalecer a memória

brasil Brasil Há 23 Horas

Jovem é desafiada a encontrar 150 anéis de plásticos para se casar; veja

fama BBB-DAVI BRITO Há 20 Horas

'Minha vida particular só cabe a mim', diz Davi, campeão do BBB 24