10 curiosidades sobre a linha Transiberiana

A ferrovia possui 9.288 km de extensão, cruza oito fusos horários e sua travessia pode ser feita em 8 dias de viagem

© Reuters

Lifestyle rússia 30/04/18 POR Notícias Ao Minuto

Com quase 10 mil quilômetros em sua rota principal, a linha Transiberiana, na Rússia, oferece uma experiência inusitada a bordo de um trem. O trajeto começa na capital, Moscou, e segue até a maior cidade portuária da Rússia, Vladivostok, passando também pela cidade de Krasnoyarsk, na Sibéria.

PUB

A ferrovia possui 9.288 km de extensão, cruza oito fusos horários e sua travessia pode ser feita em 8 dias de viagem.

É o terceiro mais longo serviço contínuo do mundo, depois dos serviços das linhas Moscovo-Pyongyang (10 267 km) e a Donetsk-Vladivostok (9 903 km).

 

Veja 10 curiosidades sobre essa rede ferroviaria:

 

1- Transiberiana são, na verdade, 3 trajetos diferentes

Todas as jornadas começam na estação Yaroslavl, em Moscou, mas a partir de Irkutsk, na Sibéria, o percurso de divide em dois ramais. A Transiberiana mesmo segue até Vladivostok, na Sibéria, com a opção de desviar o caminho pela Transmanchuriana, que termina em Pequim. Outro ramal, a Transmongoliana, vai de Irkutsk a Pequim via Mongólia.

2. O trem é bastante lento

Isso faz parte do charme da Transiberiana. Você vai vendo a paisagem passar a uma média de 60 km/hora. Isso significa que, sem parar no meio do caminho, viajar os 7.621 kms da Transmongoliana leva 6 noites.

3. A Transmongoliana é a linha mais interessante

Um dos principais motivos é que essa linha dá para parar na Mongólia. Vale visitar o deserto do Gobi e dormir em gers, aquelas tendas típicas dos nômades mongóis. A dica é se programar para desembarcar na capital Ulan Bator entre 11 e 13 de julho quando acontece o Festival Nadaam. Uma espécie de Olimpíada em que os esportes principais são da época de Gengis Khan: luta, arco-e-flecha e corrida de cavalos.

Além disso, essa linha cruza a Mongólia para chegar em terras chinesas e com isso há a oportunidade de conhecer um país a mais. Além desta opção existem os trajetos das linhas Transmanchuriana e Baikal-Amur Magistrale.

4. As paradas são super rápidas

Às vezes podem durar alguns minutos e esta informação costuma ser dita em russo. Por muitas vezes é melhor não sair de perto do trem, sob o risco de ser deixada em algum lugar da Sibéria.

5. Com exceção da fronteira

Antes de entrar na China troca-se todo o complexo de eixos, pois a bitola ou largura dos trilhos na Rússia é diferente. Tudo proposital, como uma forma de garantir que o país não pudesse ser invadido por um trem inimigo. A composição é içada e encaixa-se o outro conjunto de rodas. O processo todo dura cerca de 2 horas.

6. É preciso planejar as paradas

Antes de comprar o bilhete para o trem, tenha em mente quais serão as paradinhas. Afinal, o bilhete é vendido por trechos.

7. Sem luxo

O trem é funcional e até confortável, mas está longe de ser luxuoso. Mesmo na primeira classe – com apenas duas camas ao invés das 2 beliches da segunda classe – o banheiro é compartilhado.

8. Os vagões-restaurante são os lugares de convivência no trem

É onde se vai para as refeições (não incluídas no tíquete), para um drinque, para jogar cartas e interagir com outros viajantes.

Cada país tem o seu. Quando se atravessa a fronteira, o trem continua o mesmo, mas os vagões-restaurante são substituídos. E a comida em cada um é típica do país.

9. Vá no verão

A Rússia possui suas estações bem definidas, então dependendo da data as paisagens são completamente diferentes. Para encontrar neve deve-se viajar no inverno, quando as temperaturas chegam até -30ºC, o que pode render boas histórias. Porém, a recomendação é viajar na época de junho, já que durante o verão é possível aproveitar todas as paradas do trem, apesar do preço mais caro.

10. Conheça o 'tesouro siberiano'

Assim é conhecido o Lago Baikal, que possui água potável até hoje, tornando-o maior do mundo com essa característica. Ele é considerado sagrado pelos locais e é uma atração imperdível para quem viaja pela rota Transiberiana. Além disso, é o mais profundo do mundo com até 1.642 metros.

Leia também: Noruega lança o banheiro público mais bonito do mundo

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

fama Jojo Todynho Há 9 Horas

Jojo Todynho veste roupa que usava antes de perder 50kg. "Saco de batata"

brasil Herança Há 11 Horas

Viúvo de Walewska cobra aluguel para que sogros morem em imóvel da filha

brasil Rio Grande do Sul Há 11 Horas

Governador do RS alerta para "maior desastre da história" do estado

mundo EUA Há 8 Horas

Criança morre após ser forçada a correr em esteira pelo pai

fama Brian McCardie Há 9 Horas

Morre Brian McCardie, ator da série Outlander, aos 59 anos

brasil MORTE-SC Há 10 Horas

Adolescente de 14 anos morre após ser picado por cobra venenosa em SC

mundo Londres Há 9 Horas

Responsável por ataque com espada em Londres tem cidadania brasileira

fama Isabel Veloso Há 11 Horas

Marido de influencer com câncer terminal: 'Finjo que não vai acontecer'

economia INSS Há 8 Horas

INSS começa a pagar 13º antecipado; veja quem tem direito

esporte Arábia Saudita Há 10 Horas

Sem folga: Al Hilal treina após garantir vaga na final; veja as imagens