Fachada do Pateo do Collegio em SP é pichada com letras gigantes

O ato de vandalismo foi registrado no 8º DP (Brás)

©  Paulo Pinto/FotosPublicas

Brasil marco histórico 10/04/18 POR Folhapress

Marco histórico e turístico da capital paulista, o prédio do Pateo do Collegio, no centro, amanheceu com a sua fachada pichada, na manhã desta terça-feira (10).

PUB

A frase "Olhai por nois" com letras garrafais em vermelho tomou conta da fachada do museu de Arte Sacra e da capela São José de Anchieta, que pertencem à Companhia de Jesus, ordem religiosa dos jesuítas.

Segundo o diretor do Pateo, o padre Carlos Alberto Contieri, a pichação ocorreu por volta das 1h25 desta terça e foi tão rápida que o segurança do espaço não conseguiu chamar a polícia a tempo. "Tudo durou um minuto e meio. Quando o nosso segurança acionou a polícia, eles já tinham ido embora em direção à praça da Sé", disse.

O religioso contou que as imagens do circuito interno do complexo flagraram a participação de cinco suspeitos, entre eles, uma mulher. A pichação foi feita por um dos envolvidos, que se mostrou habilidoso no manuseio do spray de alta pressão -marcas de tinta atingiram as janelas do primeiro andar sem a necessidade de a edificação ser escalada.

Os demais suspeitos, segundo análise das imagens, fizeram a segurança do grupo. Já a mulher ficou no local apenas filmando a pichação. Moradores de rua, que lotam a praça do Pateo para dormir, foram desrespeitados, segundo o religioso. "Eles jogaram tinta em muitos deles que estavam dormindo".

O ato de vandalismo foi registrado no 8º DP (Brás) e, até esta publicação, nenhum dos envolvidos havia sido preso. As imagens serão encaminhadas à Polícia Civil e servirão de apoio para a identificação do grupo.

Pichar é crime no país. Quem for pego praticando o ato de vandalismo pode ser condenado entre três meses e um ano de prisão, de acordo com a lei de crimes ambientais.

Para o padre Carlos Contieri, que dirige o Pateo do Collegio há 12 anos, o vandalismo no prédio histórico é mais uma agressão à cidade. "Ele mancha o lugar do nascimento de São Paulo, fere a população e, ao mesmo tempo, usa de forma absurda uma frase religiosa para só agredir um dos espaços mais queridos de São Paulo."

A fachada do Pateo do Collegio passará por perícia ainda nesta terça. Só depois do procedimento, a direção do complexo poderá refazer a pintura com as tradicionais cores branco, na parede, e azul, nas janelas.

MARCO ZERO

O Pateo do Collegio está associado à fundação de São Paulo. O local escolhido para a construção do complexo foi estratégico porque é alto e era servido por dois rios importantes: Anhangabaú e o Tamanduateí.

Ali, os jesuítas decidiram criar um colégio para catequizar índios. A missa que marcou a abertura dessa pequena escola, em 1554, foi escolhida, anos depois, para marcar a fundação de São Paulo.

Dois séculos depois, os jesuítas foram expulsos do Brasil e o espaço do colégio virou sede do governo local –que funcionou até 1930. Por trás da parede branca em frente ao pátio, há uma paróquia e um museu.

O museu conta com coleções de peças de arte sacra, como crucifixos, oratórios e pias de água benta, além de pinturas dos séculos 17 e 18. No espaço ainda se pode ver, por fotos, mapas e maquetes, as mudanças arquitetônicas pelas quais São Paulo passou.

Já a paróquia guarda duas relíquias para os católicos: o fêmur e o manto do padre José de Anchieta (1534 -1597), canonizado em 2014 pelo papa Francisco. O espaço é tombado pelo Condephaat (conselho estadual de defesa do patrimônio histórico). Com informações da Folhapress.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

fama A Grande Conquista 2 Há 9 Horas

Ex-Polegar pega faca durante discussão e é expulso de reality

politica Arthur Lira Há 10 Horas

Felipe Neto é autuado por injúria em inquérito aberto a pedido de Arthur Lira

mundo Posição de Lótus Há 11 Horas

O misterioso caso da múmia escondida em estátua de Buda

fama GISELE-BÜNDCHEN Há 11 Horas

Gisele Bündchen recebe apoio de prefeito após chorar durante abordagem policial nos EUA

lifestyle Signos Há 12 Horas

Quatro signos que nasceram para serem famosos

fama Iraque Há 9 Horas

Influencer iraquiana é morta a tiros em Bagdá

brasil Santa Catarina Há 12 Horas

Homem morre após ser atacado por quatro pitbulls em quintal de casa em SC

economia REINHART-KOSELLECK Há 10 Horas

Quem é o historiador lido por Haddad após bronca de Lula

fama SAMARA-FELIPPO Há 7 Horas

Filha de Samara Felippo é alvo de racismo em escola, diz site

brasil MORTE-SP Há 6 Horas

Morte de jovem após deixar sauna gay causa pânico; relembre histórico