Retomada patina e analistas estão revendo projeções de crescimento

O caso mais emblemático na rodada de revisões é o do Banco Fibra

© Reuters

Economia desempenho 15/04/18 POR Folhapress

Após a frustração com o desempenho da indústria e do varejo neste início de ano, os dados que faltavam para compor um quadro mais claro da atividade econômica no primeiro trimestre - os de serviços - colocaram uma pá de cal nas expectativas mais otimistas para o PIB (Produto Interno Bruto) de 2018.

PUB

O caso mais emblemático na rodada de revisões é o do Banco Fibra. Com crescimento de 4,1% para o PIB deste ano, o banco se dobrou aos últimos números e deve anunciar em breve a revisão. "Ela vai ser grande. Se ficar em 3% é bastante", diz o economista-chefe do Fibra, Cristiano Oliveira.

A percepção é que, ancorada em dados vacilantes, a economia ainda não engatou como era esperado e a recuperação por ora patina, cada vez mais dependente de um segundo semestre mais forte. O varejo dá sinais dúbios, afetado por 13 milhões de desempregados e um mercado de trabalho que reage na base da informalidade.

O indicador que representa mais de 60% do PIB brasileiro e que incorpora a promessa de ser o grande motor do crescimento em 2018 caiu 0,2% em fevereiro, enquanto se previa alta perto de 0,8%. Embora automóveis e material de construção, mais dependentes de crédito, tenham reagido, os itens mais ligados à renda, como as vendas de supermercados, fraquejaram.

Os serviços também não animam. Segundo dados divulgados na sexta (13) pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), a alta foi de apenas 0,1% em fevereiro, com um agravante: o segmento também cai na comparação com igual mês do ano passado (-2,2%).Para completar, a produção da indústria, que vinha surpreendendo positivamente, engasgou.

+ Correios pedem para a união devolver R$ 3,2 bilhões

Após uma queda de 2,2% em janeiro sobre dezembro, a alta em fevereiro foi de apenas 0,2%.Diante do quadro mais incerto, as projeções para o PIB do primeiro trimestre são as as primeiras a ser atingidas.Os dois maiores bancos privados do país, Itaú e Bradesco, revisaram estimativas. O Bradesco esperava alta de 0,5% para o PIB de janeiro a março e agora tem 0,3%.

Já o Itaú reduziu pela metade a projeção, de 1% para 0,5%."Para chegar aos 3%, os dados a partir do segundo trimestre precisam ser mais fortes", diz Fernando Gonçalves, superintendente de pesquisa do Itaú Unibanco. Para Gonçalves, alguns elementos sustentam uma reversão do quadro recente a partir do segundo trimestre.

Entre eles, diz Gonçalves, a economia global em expansão, o menor endividamento de empresas e uma taxa básica de juros no nível mais baixo da história (6,5%), que ainda não surtiu seus efeitos."É isso que faz a gente segurar a projeção de 3%", diz. Por motivos similares, o Santander mantém projeção de alta de 3,2% para o PIB.Luciano Sobral, economista do banco, reconhece, porém, os sinais decepcionantes.

"Tudo está bem morno. Dois meses não contam a história inteira, mas, evidentemente, se fôssemos revisar hoje seria para baixo", diz.A consultoria MB Associados vai rever a previsão de 3,5% para perto de 3%. O ajuste, diz o economista Sergio Vale, se deve mais a dificuldades políticas à frente.O Banco Fator, cuja projeção está em 2,9%, também vai rever o número em breve.

Já a consultoria do economista Affonso Celso Pastore terá nova projeção na segunda (16). A alta de 3% pode ficar mais próxima de 2,5%. Segundo estudo divulgado pela Folha de S.Paulo, a informalidade do mercado de trabalho não dá segurança para se voltar a consumir. Com informações da Folhapress.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

fama Jojo Todynho Há 23 Horas

Jojo Todynho veste roupa que usava antes de perder 50kg. "Saco de batata"

mundo EUA Há 2 Horas

Criança morre após ser forçada a correr em esteira pelo pai

fama Brian McCardie Há 23 Horas

Morre Brian McCardie, ator da série Outlander, aos 59 anos

fama Bastidores da TV Há 15 Horas

Bianca Rinaldi relata agressões de Marlene Mattos: "Humilhação"

brasil MORTE-SC 02/05/24

Adolescente de 14 anos morre após ser picado por cobra venenosa em SC

mundo Londres Há 23 Horas

Responsável por ataque com espada em Londres tem cidadania brasileira

esporte Arábia Saudita 02/05/24

Sem folga: Al Hilal treina após garantir vaga na final; veja as imagens

fama MADONNA-CANTORA Há 16 Horas

Madonna pede para aprovar figurino de Anitta antes do show em Copacabana

economia INSS Há 22 Horas

INSS começa a pagar 13º antecipado; veja quem tem direito

fama Bruna Biancardi 02/05/24

Bruna Biancardi posta foto de quando era bebê e se compara a Mavie