Líder sérvio: ataque à Síria traz de 'lembrança dolorosa'

Presidente referia-se ao sombrio capítulo da história do país quando a OTAN lançou uma operação militar na antiga República Federal da Iugoslávia durante a Guerra do Kosovo

© Getty Images

Mundo Guerra 14/04/18 POR Notícias Ao Minuto

Os ataques aéreos conduzidos por EUA, França e Reino Unido na Síria são "uma lembrança dolorosa" do bombardeio da Iugoslávia pela OTAN em 1999, disse o presidente da Sérvia neste sábado. Ambos foram feitos sem a autorização do Conselho de Segurança da ONU.

PUB

"Para todos nós que temos mais de 18-19 anos, essa campanha [liderada pelos EUA] é uma dolorosa lembrança do período que testemunhamos", disse Alexander Vucic, falando à rede RTS.

O presidente sérvio referia-se ao sombrio capítulo da história sérvia quando a OTAN lançou uma operação militar na antiga República Federal da Iugoslávia durante a Guerra do Kosovo.

Os atentados, que duraram 78 dias entre 23 de março e 10 de junho de 1999, geraram oficialmente pelo menos 758 vidas de civis. No entanto, fontes sérvias dizem que o número verdadeiro pode ser até cinco vezes maior.

Vucic observou que a Sérvia é um país pequeno e não vai interferir em nenhum conflito em todo o mundo. Belgrado pode agora confiar na política de neutralidade militar, disse o presidente, acrescentando que estar do lado do poder mais forte não significa necessariamente que este é o "lado da moralidade e da justiça".

+ EUA estão armados e prontos para disparar, diz embaixadora americana

Os EUA e seus aliados lançaram o ataque à Síria na madrugada de sábado (horário local) em retaliação a um suposto ataque químico pelo governo de Bashar Assad na cidade de Douma, perto de Damasco, na semana passada.

Respondendo à intervenção liderada pelos EUA, o presidente russo, Vladimir Putin, disse que os ataques não foram sancionados pelo Conselho de Segurança da ONU e foram realizados "em violação da Carta da ONU e dos princípios do direito internacional".

Em 1999, a OTAN justificou sua intervenção sem aprovação do Conselho de Segurança da ONU, acusando o governo do então presidente Slobodan Milosevic de realizar uma limpeza étnica na província do Kosovo.

A maioria dos sérvios de hoje ainda diz que não aceitaria um pedido de desculpas da OTAN, enquanto apenas 10% querem ver seu país se tornar membro da OTAN, segundo uma pesquisa recente. Com informações do Sputnik Brasil.

 

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

fama Vídeo Há 12 Horas

Influenciadora digital agride mulher na rua em MG; veja vídeo

mundo Coreia do Norte Há 14 Horas

Coreia do Norte confirma míssil e promete reforçar "força nuclear"

fama Sean Diddy Combs Há 14 Horas

Imagens de videovigilância mostram rapper agredindo a ex-namorada

brasil CHUVA-RS Há 9 Horas

Submersa há 15 dias, cidade mais afetada do RS reabre casas a conta gotas

justica São Paulo Há 14 Horas

Professora e os dois filhos são mortos em SP; PM é suspeito

brasil Vídeo Há 12 Horas

Menino de 6 anos é salvo de apartamento em chamas no Rio Grande do Sul; veja vídeo

lifestyle Signos Há 14 Horas

Os cinco signos mais estranhos do zodíaco. Conhece alguém da lista?

mundo EUA Há 14 Horas

Motorista de 23 anos morre após ser atingida na cabeça por pedra nos EUA

brasil sul do brasil Há 13 Horas

Nova frente fria avança no Sul, e Inmet coloca parte do RS, Santa Catarina e Paraná em alerta

justica Pridão Há 12 Horas

Casal de influencers é preso por suspeita de movimentar R$ 20 milhões ilegalmente em jogo