Flamengo empata com o Vitória em noite desastrada da arbitragem

O time carioca saiu na frente logo aos 16 segundos e esteve duas vezes à frente do placar

© Staff Images/Flamengo

Esporte brasileirão 15/04/18 POR Estadao Conteudo

Flamengo e Vitória fizeram um duelo eletrizante neste sábado, no Barradão, em Salvador, na primeira rodada do Campeonato Brasileiro, nesse sábado (14). O time carioca saiu na frente logo aos 16 segundos e esteve duas vezes à frente do placar. Mas, com Éverton Ribeiro expulso ainda no início do primeiro tempo, viu o adversário alcançar o empate por 2 a 2.

PUB

O principal protagonista do duelo, porém, mesmo que às avessas, foi a arbitragem. Éverton Ribeiro foi expulso injustamente no lance que resultou no primeiro gol do Vitória. E, no segundo do Flamengo, Willian Arão estava impedido no início da jogada.

O Flamengo volta a atuar na competição contra o América Mineiro, no próximo sábado, no Maracanã. Antes, na quarta, no mesmo local, recebe o Independiente Santa Fe pela Copa Libertadores. Já o Vitória enfrenta o Internacional na quinta, pela Copa do Brasil, como mandante, e o Atlético Mineiro no próximo domingo, fora de casa, pelo Brasileirão.

O duelo deste sábado repetiu a última rodada do Brasileirão de 2017, quando as duas equipes se enfrentaram no Barradão, em duelo alucinante nos minutos finais: Diego fez de pênalti o gol do triunfo do Flamengo aos 49 do segundo tempo, por 2 a 1, resultado que rebaixava o Vitória. Mas, no mesmo instante, a Chapecoense virou sobre o Coritiba e salvou o time baiano.

Se a partida de dezembro foi eletrizante no final, a deste sábado teve um início memorável. O técnico interino Maurício Barbieri ousou na escalação e, na ausência de Everton, próximo de ser anunciado pelo São Paulo, colocou Lucas Paquetá, Diego, Éverton Ribeiro e Vinícius Júnior juntos na armação, com Henrique Dourado centralizado na frente. Foi premiado.

Logo aos 16 segundos, em rápida saída de bola, Vinícius Júnior carregou e tocou na direita. Lucas Paquetá, então, recebeu na entrada da área e finalizou rasteiro e no canto, colocado, com perfeição, para abrir o placar naquele que já surge como candidato ao gol mais veloz do campeonato.

O lance parecia desnortear ainda mais o desestabilizado Vitória. Derrotado na final do estadual pelo Bahia no último domingo e pelo Inter na quarta-feira, pela Copa do Brasil, o time não contava com alguns de seus principais atacantes, como Luan, Neílton e André Lima, lesionados. Reagiu, porém, de maneira inesperada.

Aos nove minutos, após sequência de três chutes perigosos, com direito a bola resvalada na trave, Rhayner aproveitou a sobra e finalizou no meio do gol. Éverton Ribeiro levantou as mãos, rebateu, o árbitro assinalou pênalti e expulsou o meia. A bola, contudo, tocara no rosto do jogador. Depois do erro da arbitragem e de muita reclamação, Yago cobrou no ângulo e empatou o duelo.

A tensão aumentou nos minutos seguintes. O jogo ficou disputado no meio-campo e o Flamengo, mesmo com um a menos, conseguiu manter o equilíbrio. Inspirado e com boa movimentação, Lucas Paquetá driblou dois marcadores, chutou cruzado e Caíque salvou aos 23. A entrada pouco depois de Willian Arão no lugar de Henrique Dourado, porém, esfriou o time carioca. O Vitória também ameaçou uma pressão nos minutos finais, mas era pouco efetivo.

Mas a boa dinâmica se repetiu no início do segundo tempo. Com Juninho no lugar do meia alemão Baumjohann, o time baiano quase virou no primeiro minuto, quando Uillian Correia finalizou para boa defesa de Diego Alves. A resposta foi imediata: em rápido contra-ataque, Vinícius Júnior recebeu de Paquetá e chegou sozinho na entrada da área, mas chutou por cima.

Aos poucos, diante da incapacidade do Vitória para criar, o duelo se tornou arrastado novamente. Se não dava espaços, o Flamengo pouco chegava nos contra-ataques. Ainda assim, fez o segundo aos 26 minutos em outra jogada irregular: Diego cobrou falta na área, Willian Arão - em posição de impedimento - desviou, Geuvânio aproveitou a sobra e cruzou para Réver colocar o time novamente na frente.

E, como no primeiro tempo, a vantagem durou pouco. Apenas quatro minutos depois, após cruzamento de Rhayner, Denílson subiu sozinho, cabeceou no canto e empatou o duelo. Em duelo prejudicado pelos erros, Vitória e Flamengo saíram de campo com um empate justo - e com muito a reclamar da arbitragem.

FICHA TÉCNICA

VITÓRIA 2 X 2 FLAMENGO

VITÓRIA - Caíque; Rodrigo Andrade (Jeferson), Kanu, Ramon e Pedro Botelho (Guilherme Costa); Uillian Correia, Willian Farias, Yago e Baumjohann; Rhayner e Denílson. Técnico: Vagner Mancini.

FLAMENGO - Diego Alves; Rodinei, Réver, Juan e Renê; Cuellar, Lucas Paquetá (Geuvânio), Diego, Éverton Ribeiro e Vinícius Júnior (Pará); Henrique Dourado (Willian Arão). Técnico: Maurício Barbieri (interino).

GOLS - Lucas Paquetá, aos 16 segundos, e Yago, aos 12 minutos do primeiro tempo; Réver, aos 26, e Denílson, aos 30 minutos do segundo tempo.

ÁRBITRO - Wagner Reway (Fifa-MT).

CARTÕES AMARELOS - Rhayner, Rodrigo Andrade e Yago (Vitória); Diego e Willian Arão (Flamengo).

CARTÃO VERMELHO - Éverton Ribeiro (Flamengo).

RENDA - R$ 238.994.

PÚBLICO - 13.142 (total).

LOCAL - Barradão, em Salvador. Com informações do Estadão Conteúdo.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

fama Luto Há 18 Horas

Morre aos 95 anos o ator e comediante José Santa Cruz

tech ESA Há 16 Horas

Sonda da Agência Europeia detecta 'aranhas' em Marte

fama DEBORAH-EVELYN Há 15 Horas

Famosos cometem gafe ao elogiar Deborah Evelyn em foto com marido

mundo Titanic Há 19 Horas

Relógio de ouro do homem mais rico no Titanic vai ser leiloado

lifestyle Signos Há 15 Horas

Estes são os três signos que adoram ser independentes!

brasil Paraíba Há 14 Horas

Menina de 6 anos tem pinos colocados em perna errada

mundo Argentina Há 18 Horas

Bebê morre após ser abandonado pela mãe em stand de carros na Argentina

fama Iraque Há 11 Horas

Influencer iraquiana é morta a tiros em Bagdá

tech Ataque Há 15 Horas

Hackers vazam imagens de pacientes de cirurgia nus e prontuários de clínica de saúde sexual

mundo Equador Há 17 Horas

Queda de helicóptero militar no Equador causa morte dos oito tripulantes