Pequim põe em alerta frota, caças e 10 mil marinheiros

A China está se preparando para umas manobras de grande escala no mar do Sul

© REUTERS

Mundo alerta 17/04/18 POR Notícias Ao Minuto

Quase 50 navios e submarinos, mais de 70 caças e 10 mil marinheiros foram postos em alerta pelo líder chinês no mar do Sul da China. Desta maneira, Pequim lança uma advertência aos Estados Unidos, opinam especialistas.

PUB

A China está se preparando para umas manobras de grande escala no mar do Sul da China. Prevê-se que em 18 de abril a frota chinesa chegue ao estreito de Taiwan onde decorrerá a etapa principal do simulacro naval.

Alguns especialistas opinam que Pequim decidiu manter a vigilância de suas fronteiras em resposta à agressão norte-americana contra a Síria, escreve Artem Kol, em artigo. Segundo vários analistas políticos, a China, como aliado estratégico da Rússia, apoia desta maneira Moscou na sua tentativa de solucionar os conflitos globais.

+ Síria: a cronologia da guerra que já dura oito anos

No entanto, outros especialistas militares notam que com os exercícios de grande escala a China procura, na realidade, mostrar o poderio da sua Marinha modernizada que conta com armas mais avançadas.

Ultimamente, os Estados Unidos têm agravado a situação em torno de Taiwan. Em particular, o país norte-americano aprovou recentemente a Lei de Viagens a Taiwan que visa estimular as visitas oficiais mútuas dos funcionários norte-americanos e taiwaneses de todos os níveis e fortalecer as relações entre Washington e Taipé.

O Ministério da Defesa chinês qualificou esta lei de interferência na política interna da China e uma ameaça ao desenvolvimento das relações entre as Forças Armadas dos dois países. Pequim insistiu que Washington corrija suas ações e deixe de manter contatos oficiais com Taiwan para evitar um sério dano nas relações sino-americanas.

As relações oficiais entre as autoridades da República Popular da China e a província da ilha de Taiwan foram interrompidas em 1949, quando o Kuomintang (Partido Nacionalista Chinês), liderado por Chiang Kai-shek, teve que se deslocar para a ilha depois de sua derrota na guerra civil contra o Partido Comunista do país.

As relações entre os dois territórios chineses apenas foram restabelecidas a nível empresarial e informal nos fins dos anos 80 sem existirem contatos oficiais entre as autoridades. Pequim considera Taiwan como sua província rebelde e se recusa a ter relações diplomáticas com qualquer país que as mantenha com Taipé. Com informações da Sputnik News Brasil. 

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

lifestyle Câncer Há 23 Horas

10 sintomas de câncer que muitas vezes passam despercebidos

fama Luto Há 17 Horas

Morre Anderson Leonardo, vocalista do Molejo, vítima de câncer

esporte Brasil Há 20 Horas

Estátua de Daniel Alves em Juazeiro vai ser retirada; entenda

fama Redes Sociais Há 17 Horas

Livian Aragão, filha de Didi, sugere plágio e leva invertida na web

mundo Antártida Há 18 Horas

Vulcão ativo na Antártida expele pequenos cristais de ouro

fama CAMILA-MOURA Há 21 Horas

Camila Moura bate recorde no Instagram e agradece aos fãs

lifestyle Challenger deep Há 20 Horas

Onde fica o ponto mais profundo da Terra? Um famoso já esteve lá!

fama REALITY-A GRANDE CONQUISTA Há 23 Horas

Ratinho vira pedra no sapato de A Grande Conquista 2 e supera reality nas primeiras exibições

politica FELIPE-NETO 26/04/24

Lira pede que Felipe Neto seja investigado por injúria após ser chamado de 'excrementíssimo'

tech Justiça Há 12 Horas

X nega ter flexibilizado bloqueios e diz que perfis aproveitaram 'falha técnico-operacional'