FMI melhora previsão de crescimento da economia brasileira em 2018

Fundo espera que o PIB do país avance 2,3%, ante previsão de 1,8% de janeiro

© Getty Images

Economia expectativa 18/04/18 POR Folhapress

O FMI (Fundo Monetário Internacional) melhorou a previsão de crescimento do Brasil para 2018, confirmando a tendência de alta que vinha anunciando em suas revisões anteriores.

PUB

Segundo as novas estimativas, o PIB brasileiro deve avançar 2,3% no ano. A previsão em janeiro era a de que cresceria 1,9% em 2018. Em outubro, essa estimativa era de 1,5%.

"Após uma recessão profunda em 2015 e 2016, a economia brasileira voltou a crescer em 2017 (...), sustentada por um consumo privado e um investimento mais fortes", diz o órgão em seu relatório divulgado nesta terça-feira (17).

"Nós vimos uma ampla recuperação dos investimentos, em especial; o ritmo de crescimento foi maior do que esperávamos", declarou nesta terça-feira (17) o economista Maurice Obstfeld, diretor do departamento de pesquisas do FMI.

Segundo ele, ajudaram a impulsionar a expectativa de crescimento do Brasil o baixo nível de inflação no ano passado, a queda das taxas de juros e as boas condições financeiras globais.

"Após uma recessão profunda em 2015 e 2016, a economia brasileira voltou a crescer em 2017 (...), sustentada por um consumo privado e um investimento mais fortes", diz o órgão no relatório divulgado nesta terça.

O FMI também elevou as expectativas para o Brasil em 2019. Calcula agora que o país deverá crescer 2,5% no ano que vem, uma alta de 0,4 ponto percentual na comparação com a estimativa feita em janeiro.

Apesar dos reajustes positivos, o Brasil ainda está mal posicionado em relação aos países emergentes, que devem crescer 4,9% em 2018, ou seja, com 2,3% de alta neste ano, a economia brasileira não alcança nem a metade da taxa de crescimento esperada de seus pares emergentes.

Quando se concentra a análise entre os crescimentos registrados pelos países latino-americanos, o Brasil também fica na lanterna, à frente apenas da Argentina, que deve crescer 2% neste ano, segundo as estimativas do órgão.

+ Governo Trump resiste à entrada de Brasil na OCDE

O relatório do FMI ainda alerta para as incertezas políticas que podem comprometer o desempenho de alguns países no médio prazo -entre eles o Brasil- citando os riscos à implementação de reformas ou pela a possibilidade de reorientação das agendas políticas nos contextos eleitorais.

O órgão já havia manifestado preocupação de que as urnas deverão pesar no desempenho brasileiro. E voltou a defender a necessidade de ajustes, como a reforma da Previdência, como uma das prioridades para garantir sustentabilidade fiscal no longo prazo.

O relatório também ressaltou o relativo controle inflacionário hoje presente em diversos países emergentes na comparação com as médias históricas.

"Melhoras na política monetária parecem ter reduzido as expectativas de inflação, inclusive no Brasil e na Índia. Tais avanços abriram espaço para que o crescimento se concretizasse", indica o texto.

O FMI manteve em 3,9% sua expectativa para o crescimento global e elevou de 2,7% para 2,9% a previsão para o crescimento do PIB americano. Com informações da Folhapress.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

politica CHUVA-RS Há 15 Horas

Mortes pelas chuvas chegam a 75 e governador fala em 'Plano Marshall'

justica Santos Há 20 Horas

Homem é flagrado abusando sexualmente de moradora em situação de rua

fama MADONNA-RIO Há 23 Horas

Madonna fez da praia de Copacabana a maior pista de dança do mundo

fama MADONNA-RIO Há 18 Horas

Madonna posta vídeo abraçada com Pabllo Vittar e agradece ao Brasil

fama BERNARD-HILL Há 17 Horas

Morre Bernard Hill, que atuou em 'Titanic' e 'Senhor dos Anéis', aos 79 anos

mundo enchentes no Rio Grande do Sul Há 17 Horas

Papa Francisco reza por vítimas de chuvas no Rio Grande do Sul

brasil Rio Grande do Sul Há 20 Horas

Loja da Havan fica debaixo d'água em Lajeado, no Rio Grande do Sul

mundo EUA Há 16 Horas

Padre usa 200 mil reais do cartão da igreja para jogar 'Candy Crush'

brasil CHUVA-RS Há 17 Horas

Nível recorde do Guaíba coloca Porto Alegre em alerta de 'inundação severa'

fama MADONNA-RIO Há 17 Horas

Tradutora da Globo viraliza ao evitar expressões sexuais de Madonna em show