Zona de Perigo: os lugares mais radioativos do planeta

Conheça os lugares mais perigosos do planeta por conta de radiação nuclear!

Zona de Perigo: os lugares mais radioativos do planeta

O nosso planeta abriga destinos fascinantes para explorar. Se você é um daqueles fanáticos por conhecer diferentes pessoas e culturas é bom saber que existem alguns lugares que, infelizmente, é melhor manter distância.

Isso porque tratam-se de regiões que serviram como zonas de testes nucleares ou mesmo que foram cenário de algum desastre radioativo.

A seguir vamos conhecer algumas delas e entender como a exposição nessas áreas pode ser prejudicial e até mortal para nós.

© Shutterstock

Chernobyl: o local

Palco de uma das maiores tragédias nucleares da história, a usina nuclear de Chernobyl ficava na cidade de Pripyat na Ucrânia, que na ocasião do acidente – em 1986 – era parte da União Soviética.

© Shutterstock

Chernobyl: o acidente

A explosão envolvendo reatores matou mais de 30 pessoas e provocou uma evacuação em massa de cerca de 50 mil pessoas, como mostrou publicação do EXPRESS.

© Shutterstock

Chernobyl: as consequências

De acordo com publicação da ONU, aproximadamente 8,4 milhões de pessoas foram expostas à radiação, incluindo as que estavam envolvidas em operações de combate à catástrofe.

© Shutterstock

Chernobyl: herança

Uma zona de aproximadamente 30 quilômetros continua sendo considerada de exclusão, ou seja, imprópria para habitação humana em virtude do alto grau de radiotividade, mesmo tantos anos depois do acidente. 

© Shutterstock

Chernobyl: população

Mesmo com os riscos à saúde, algumas pessoas seguiram vivendo em seus vilarejos, próximos a Chernobyl, por muitos anos como mostrou o Daily Mail.

© Shutterstock

Chernobyl: zonas de exclusão

Além disso, alguns turistas burlam as regras que impedem a visitação de alguns lugares e entram ilegalmente, arriscando suas vidas e saúdes, como mostrou o National Geografic. Aqui fica o alerta: melhor não arriscar!

© Reuters

Fukushima: o local

Outro local altamente radioativo e nem um pouco recomendável para visita é a região de Fukushima no Japão. Vamos relembrar por quê?

© Reuters

Fukushima: a catástrofe

Em 2011 um forte terremoto seguido de tsunami atingiu o Japão.

© Reuters

Fukushima: vítimas

De acordo com o INDEPENDENT, o desastre foi responsável pela morte de pelo menos 15 mil pessoas.

© Reuters

Fukushima: o acidente nuclear

A Tsunami atingiu a usina nuclear de Fukushima provocando falhas nos reatores e o maior acidente nuclear desde Chernobyl.

© Reuters

Fukushima: população

Na época, o governo japonês e a empresa responsável pela usina foram criticados pela falta de informações rápidas à população. De acordo com a BBC, alguns moradores fugiram para zonas consideradas ainda mais radioativas do que onde viviam.

© Reuters

Fukushima: herança

De acordo com informações publicadas pelo INDEPENDENT, ainda há registros de níveis letais de radiação nas imediações da usina nuclear de Fukushima.

© Shutterstock

Fukushima: zonas de exclusão

Apesar dos alertas com relação aos riscos de chegar perto de uma das zonas de exclusão, turistas se arriscam visitando ilegalmente alguns desses lugares, como noticiou o The Telegraph.

© Reuters

Polígono: o local

Além desses dois lugares, considerados os mais perigosos em função dos acidentes nucleares, há outros que também são arriscados para permanência humana, como ‘O Polígono’ localizado no Cazaquistão.

© Reuters

Polígono: história

O lugar abrigou testes nucleares soviéticos durante a Guerra Fria com impacto devastador nos moradores de vilas agrícolas próximas, de acordo com publicação do National Geographic.

© Shutterstock

Polígono: consequências

De acordo com a publicação, ainda recentemente cerca de 100 mil pessoas na região ainda são afetadas pela herança radioativa.

© Shutterstock

Hanford: o local

Localizada em Washington, nos Estados Unidos, esta área foi utilizada para programa nuclear norte-americano durante a Segunda Guerra Mundial e a Guerra Fria, como afirmou o Seattle Times.

© Shutterstock

Hanford: história

Ainda de acordo com a publicação, no local foi produzida a bomba que atingiu a cidade japonesa de Nagasaki, durante a segunda Guerra Mundial.

© Shutterstock

Hanford: consequências

O portal afirmou ainda que governo começou um trabalho de limpeza e demolição do local, que ainda levanta polêmicas por partículas radioativas encontradas em veículos.

© Reuters

Hanford: consequências

Em outra publicação, Seattle Times apresentou evidências de que erros no projeto de demolição do local teriam contribuído para espalhar a radiação em áreas no torno da construção.

© Reuters

Consequências

Mas, o que pode acontecer se um ser humano fica exposto em uma zona com alta concentração de radiação como essas? Vamos entender a seguir.

© Shutterstock

Riscos à saúde

A exposição humana a uma zona com alta concentração nuclear pode trazer sérios riscos à saúde e levar até mesmo a morte em algumas horas, como mostrou a BBC.

© Shutterstock

Contaminação ambiental

Para além da contaminação humana, um acidente nuclear pode comprometer a comida e a água do local.

© Shutterstock

Graves doenças

Ainda de acordo com a  BBC, são comuns sintomas como náuseas, vômitos, diarréia, dor de cabeça e febre. Em um nível mais avançado, a exposição à radiação pode provocar danos em órgãos internos, além de diversos tipos de câncer.

© Shutterstock

Danos em crianças

Em crianças os danos podem ser ainda mais graves em função de estarem em fase de desenvolvimento das células do organismo.

© Shutterstock

Danos em crianças

De acordo com a BBC, depois do desastre de Chernobyl em 1986, houve um aumento considerável no câncer de tireoide entre as crianças que viviam nas proximidades. Isso porque o iodo radioativo, liberado no acidente, se acumula facilmente nessa glândula.

© Shutterstock

Tratamentos

Em caso de exposição, alguns tratamentos são recomendados como, por exemplo, medicamentos que aumentam a produção de glóbulos brancos tratando possíveis danos à medula óssea, sempre recomendados por um especialista, claro!

© Shutterstock

Tratamento

Como uma ação mais simples e imediata, recomenda-se lavar a pele e os cabelos suavemente com água e sabão, como mostrou a BBC.

© Shutterstock

Mantenha distância

Então você já sabe. Melhor manter distância de locais que tenham sido cenário de algum teste ou acidente envolvendo materiais radioativos.

© Shutterstock

Mundo Perigo 19/04/18 POR Notícias Ao Minuto


Há lugares do planeta que podem ser mortais para nós humanos. Mesmo sem apresentarem sinais aparentemente perigosos, existem lugares que serviram como áreas de testes nucleares ou que foram palco de acidentes envolvendo radioatividade.

PUB

+Sismo de magnitude 5,5 atinge o Irã próximo de uma usina nuclear

Permanecer em locais como esses poderia representar um risco à saúde ou até mesmo levar a mortes em apenas algumas horas. Quer saber quais os lugares considerados mais radioativos da Terra? Listamos alguns. Clique na galeria e confira!

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

mundo EUA Há 6 Horas

Faxineira pede demissão após 27 minutos de trabalho em hotel; entenda

fama Anthony Vella Há 5 Horas

YouTuber sofre grave acidente em queda de paraglider filmada; assista

fama Gusttavo Lima Há 5 Horas

Gusttavo Lima interrompe espetáculo após mulher ser agredida

economia DESENROLA-BRASIL Há 7 Horas

Saiba como se inscrever no Desenrola Brasil e negociar suas dívidas

mundo EUA Há 6 Horas

Filha do co-fundador do Slack é encontrada em van com homem de 26 anos

justica Paraíba Há 4 Horas

Menina de 6 anos tem pinos colocados em perna errada

brasil MORTE-SP Há 23 Horas

Morte de jovem após deixar sauna gay causa pânico; relembre histórico

esporte São Paulo FC Há 6 Horas

Filho de Will Smith posta foto com camisa do São Paulo e web reage; veja

fama Peculiares Há 22 Horas

As manias mais estranhas dos famosos! Você tem alguma delas?

lifestyle Saúde Há 6 Horas

Três carboidratos que ajudam a controlar os níveis de açúcar no sangue