Quero fazer filmes que debatam a realidade, diz Carolina Jabor

Seu longa de ficção "Aos Teus Olhos" chegou aos cinemas nesta quinta (12)

© DR

Cultura Cinema 18/04/18 POR Notícias Ao Minuto

Fazer cinema que provoque debate é um dos fatores que movem a diretora Carolina Jabor. "Aos Teus Olhos", seu longa de ficção que chegou aos cinemas na quinta (12), elege o linchamento virtual como tema principal, capaz de levantar reflexões sobre o uso das redes sociais.

PUB

O filme conta a história do professor de natação Rubens (Daniel de Oliveira), acusado por uma mãe de beijar um dos alunos durante a aula. Quando a denúncia alcança as redes sociais, uma onda de julgamentos precipitados transforma brutalmente a rotina do professor e da escola.

+ Lars von Trier pode deixar de ser 'persona non grata' em Cannes

"O filme surge da minha vontade de falar sobre assuntos contemporâneos e da modificação de valores na sociedade. Me interessa fazer filmes que debatam a realidade", disse Carolina, durante conversa com o público presente após a sessão gratuita do filme.

O evento, mediado pelo repórter Everton Lopes Batista, foi promovido nesta terça (17) em parceria da Folha de S. Paulo e do Espaço Itaú de Cinema.

A película é uma adaptação da peça "O Princípio de Arquimedes", do autor e diretor teatral espanhol Josep Maria Miró, 40.

Entre as mudanças que o roteiro sofreu para ser adaptado às telas, está o peso maior dado ao papel das redes sociais.

"Decidi dedicar o filme ao pré-julgamento das redes sociais, que se alastra muito rapidamente e pode acabar com a reputação de uma pessoa em menos de 24 horas. É bom que o filme traga esse tema, porque ele está na cabeça de todo mundo hoje", afirmou a diretora.

O foco da história é o uso inconsequente de ferramentas originalmente criadas para promover a comunicação, mas, segundo Carolina Jabor, o filme também se debruça sobre a dificuldade humana de conversar na hora da adversidade.

A falta de clareza do que se quer falar e as mudanças nas relações familiares contemporâneas estampam momentos de angústia no filme.

"A relação dos pais com os filhos está muito medrosa. A gente quer protegê-los muito, em todos os sentidos. Esse policiamento [filial] chega à escola também."

Renata Valente, professora de graduação do curso de pedagogia da Faculdade Campos Elíseos, levou parte da turma da disciplina de comunicação e expressão para debater a obra.

"Tento preparar meus alunos para serem mais cuidadosos", declarou durante o debate. "Nós, professores, precisamos ter um zelo que antes, talvez, não fosse necessário. Temos de nos cercar de precauções, pois somos observados o tempo todo." Com informações da Folhapress.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

fama Rei Charles III Há 21 Horas

Saúde de Charles III piora e detalhes do funeral são refeitos, diz site

lifestyle Câncer Há 19 Horas

10 sintomas de câncer que muitas vezes passam despercebidos

fama Harry Há 21 Horas

Príncipe Harry deixou residência real ‘ aos prantos’ após ser despejado

fama Argentina Há 21 Horas

Miss Universo Buenos Aires elege modelo de 60 anos; conheça

fama Salma Hayek Há 20 Horas

Salma Hayek celebra 15 anos de casamento com fotos inéditas da cerimônia

fama Luto Há 12 Horas

Morre Anderson Leonardo, vocalista do Molejo, vítima de câncer

esporte Brasil Há 15 Horas

Estátua de Daniel Alves em Juazeiro vai ser retirada; entenda

fama Redes Sociais Há 12 Horas

Livian Aragão, filha de Didi, sugere plágio e leva invertida na web

lifestyle Peso Há 21 Horas

Especialista revela os alimentos populares que engordam (e muito)

fama Emergência Médica Há 20 Horas

Cantor Anderson Leonardo, tem piora, e seu estado de saúde é grave