Governo quer começar simplificação tributária pelo PIS/Cofins em maio

Segundo o ministro da Fazenda, a proposta de mudança do tributo já está 'muito avançada'

© Wilson Dias/Agência Brasil

Economia Avanços 19/04/18 POR Folhapress

O ministro da Fazenda, Eduardo Guardia, afirmou nesta quinta-feira (19) que quer dar início a uma simplificação tributária no Brasil em maio, com o envio de uma proposta de mudança na lei do PIS/Cofins.

PUB

"É um primeiro passo importante no caminho de uma simplificação tributária. Não é uma reforma tributária, mas é um enorme passo na direção certa", afirmou Guardia, em entrevista à imprensa durante um encontro do FMI (Fundo Monetário Internacional).

+ Preço do frango no Brasil deve cair devido a embargo a exportações

Segundo o ministro, a proposta de mudança do tributo já está "muito avançada" e deve ser encaminhada ao Congresso até o mês que vem.

O objetivo é dar início a uma discussão sobre a simplificação de impostos no Brasil, mesmo que não haja tempo para a aprovação de uma reforma tributária até o fim do ano.

"Isso é Custo Brasil na veia", afirmou. "É custo para a administração tributária, para as empresas."

Segundo o ministro, litígios sobre o PIS/Cofins representam atualmente cerca de 80% dos processos do Carf (Conselho Administrativo de Recursos Fiscais), em função de sua complexidade.

A ideia do governo é que o sistema do PIS/Cofins passe a operar com crédito financeiro.

Guardia afirmou estar otimista sobre a possibilidade de o Congresso debater o tema ainda este ano, mesmo em meio ao calendário eleitoral.

"O Congresso tem respondido aos nossos pedidos; olhe tudo o que foi feito de reformas nesse país", declarou. Ele afirmou ter "convicção de que haverá espaço para aprovar temas dessa relevância".

CRESCIMENTO

O novo ministro da Fazenda voltou a defender a necessidade de reformas estruturais do país, como a da previdência e a tributária, e disse que elas são fundamentais para aumentar o potencial de crescimento do Brasil no médio prazo.

Guardia afirmou que o Brasil está em rota de crescimento, mesmo em meio a recentes indicadores frustrados da indústria e do varejo, e à redução das expectativas de analistas no Brasil, como mostrou reportagem da Folha de S.Paulo nesta semana.

O governo estima um crescimento de 3% para este ano -a expectativa do mercado está em torno de 2,8%, enquanto o FMI prevê 2,3%.

"É natural que possa haver um dado ou outro abaixo das expectativas. O meu ponto é: vamos olhar a tendência, que é uma retomada forte do crescimento, deixando para trás a pior recessão que todos vimos", disse.

Guardia ainda declarou que a privatização da Eletrobras é uma prioridade, e não apenas sob o ponto de vista fiscal já que a programação do orçamento não considera os R$ 12 bilhões que devem resultar da capitalização da estatal.

"É uma empresa responsável por um terço da geração de energia elétrica e 50% da transmissão da energia de alta voltagem. É importante para o país, para o crescimento potencial, para evitar gargalos", afirmou.

O ministro ainda falou da expectativa de fazer um leilão do excedente do pré-sal da Petrobras, o que pode gerar mais recursos ao governo. "Se ocorrer neste ano, vira recurso para cumprir o descasamento da regra de ouro de 2019, o que melhora a situação fiscal para o próximo governo", disse. Com informações da Folhapress.

 

 

 

 

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

fama Equador Há 22 Horas

Imagens fortes! Vídeo mostra assassinato de Miss Landy Párraga

mundo Kristi Noem Há 22 Horas

Governadora cotada para ser vice de Trump matou a tiros o próprio cão

justica Raul Pelegrin Há 22 Horas

Homem que cortou corda de trabalhador foi espancado antes de morrer

mundo Aviões Há 15 Horas

Piloto alcoolizado leva Japan Airlines a cancelar voo nos EUA

brasil São Paulo Há 14 Horas

Adolescente tem membros amputados após descarga elétrica de 8 mil volts

brasil Brasil Há 21 Horas

Ponte é arrastada pela correnteza enquanto prefeita grava vídeo; veja

fama Demi Moore Há 20 Horas

Filhas de Demi Moore e Bruce Willis combinam biquínis nas férias; veja

esporte Liga dos Campeões Há 20 Horas

Brilho de Vini Jr: Dois gols e uma reverência contra o Bayern de Munique

esporte Ayrton Senna Há 21 Horas

Trinta anos sem Ayrton Senna; relembre momentos marcantes

brasil CHUVA-RS Há 12 Horas

Temporais no RS deixam 10 mortos e 21 desaparecidos