Pablo Picasso: os mistérios que talvez você não sabia sobre o artista

A partir de 24 de abril, estreia série sobre o icônico pintor, que será interpretado por Antonio Banderas.

Pablo Picasso: fatos sobre o enigmático artista e que talvez você não sabia!

Aproveitamos para revelar curiosidades, segredos e mistérios em torno do prolífico ícone, que produziu cerca milhares de obras em quase 80 anos de carreira.

© Getty Images

A escolha por Picasso

Pablo Picasso foi escolhido para ter sua trajetória desvendada na série 'Genius' porque os criadores queriam alguém que visse o mundo de forma completamente diferente, a exemplo do físico Albert Einstein, interpretado na primeira temporada por Geoffrey Rush.

© Getty Images

Justificativa

Ron Howard, produtor executivo da série, destaca que além da genialidade do artista, Picasso era também uma figura enigmática e famosa, mas que pouco se sabe sobre a sua vida, divulgou o Screen Rant.

© Getty Images

Versátil

Howard ressalta ainda a importância de conhecer Picasso que 'alcançou grandeza artística em diferentes formas e modalidades ao longo de tantos anos'.

© Getty Images

Atores que dão vida à lenda

O segundo ano da série terá o astro Antonio Banderas e o ator Alex Rich (de 'Glow' e 'True Detective') interpretando o pintor em dois períodos de sua vida .

© Getty Images

Elenco

A segunda temporada de 'Genius' contará também com os atores Clémence Poésy, Robert Sheehan, Poppy Delevingne, Aisling Franciosi, Sebastian Roché, entre outros.

© Getty Images

Quem era Picasso?

Com a estreia da série, aproveitamos para contar fatos, curiosidades, mistérios e segredos sobre Picasso e que talvez você não saiba, segundo informações do site oficial dedicado ao artista.

© Reuters

Um nome grande...

Além de ser um expoente das artes plásticas, o espanhol, que nasceu em 25 de outubro de 1881, em Málaga, tinha, de fato, um nome grande, ou melhor, bem extenso!

© Getty Images

23 palavras!

O pintor se chamava Pablo Diego José Francisco de Paula Juan Nepomuceno María de los Remedios Cipriano de la Santísima Trinidad Martyr Patricio Clito Ruíz e Picasso.

© Shutterstock

Suspeito de roubo

Em 1911, quando a famosa pintura 'Mona Lisa', de Leonardo da Vinci, foi roubada do Museu do Louvre, a polícia suspeitou do poeta Guillaume Apollinaire, amigo de Pablo Picasso.

© Reuters

Suspeito de roubo

Mas Apollinaire apontou Picasso como suspeito. O artista foi levado para  interrogatório, no entanto, ambos acabaram sendo liberados.

© Reuters

Origem do cubismo

Em 1909, Picasso e o artista francês Georges Braque fundaram juntos o movimento de arte conhecido como cubismo. Porém, o nome cubismo não foi denominado pela dupla.

© Getty Images

Origem do cubismo

Foi um crítico de arte francês Louis Vauxcelles quem batizou o estilo das obras. Primeiro, chamou de 'cubismo bizarro', após notar que as pinturas de Picasso e Braque eram 'cheias de pequenos cubos'.

© Reuters

Primeiro trabalho

Picasso assinou seu primeiro contrato em Paris com o comerciante de arte Pere Menach, que pagou-lhe 150 francos por mês (valor estimado em US$ 750).

© Getty Images

Rebelde

Picasso era inteligente. Seus colegas de classe eram cinco ou seis anos mais velhos do que ele. Mas Picasso não gostava de que lhe dissessem o que fazer e, muitas vezes, era castigado.

© Shutterstock

Rebelde

O artista reconhecia que era um mau aluno e que costumava ser mandado para o 'calabouço', como ele denominava. Era uma cela vazia com paredes brancas, que tinha um banco para sentar. Picasso aproveitava para desenhar em seu bloco.

© Shutterstock

Primeiros desenhos

Com apenas nove anos, Picasso fez sua primeira pintura: o 'Le picador', um homem montando um cavalo em uma tourada.

© Shutterstock

Primeiros desenhos

Aos 15 anos, o talento promissor das artes fez sua primeira grande pintura: 'Primeira Comunhão'.

© Shutterstock

Criança frágil

O artista era um bebê tão fraco que, quando nasceu, a parteira pensou que ele tinha nascido morto. A mulher o deixou em uma mesa para atender sua mãe. Foi seu tio, um médico chamado Don Salvador, que o salvou.

© Shutterstock

Criança frágil

Como descobriram que o bebê estava vivo? O tio fumava grandes charutos e soprou fumaça seu seu rosto. A criança reagiu ao estímulo com uma careta feia.

© Getty Images

Prodígio

Quando Pablo Picasso tinha 13 anos, seu pai, Jose Ruiz Blasco, desistiu de pintar ao perceber que o filho o superara.

© Shutterstock

Obras cobiçadas

As pinturas de Picasso foram as mais roubadas. De acordo com o History, em 2013, o espanhol tinha 1.147 obras listadas como roubadas, desaparecidas ou disputadas, mais do que o dobro do que qualquer outro artista.

© Getty Images

Estilos do artista

Foi então que, em 1901, no seguimento do suicídio de um amigo, se iniciou o Período Azul de Picasso, onde a cor era predominante nas suas pinturas.

© Getty Images

Mistérios em suas obras

No quadro 'O Velho Guitarrista Cego', é possível ver uma silhueta feminina em baixa opacidade atrás da cabeça do homem. (Foto: CC BY 2.0)

© All Rights Reserve/Creative Commons

Mistérios em suas obras

Pesquisadores do Art Institute of Chicago descobriram formas escondidas embaixo da tela. Eles acreditam que o artista não tinha dinheiro suficiente para comprar novas telas e teve que pintar sobre as antigas. (Foto: CC BY 2.0)

© All Rights Reserve/Creative Commons

Mistérios em suas obras

Picasso pintou 'O Quarto Azul' em 1901. Na época, ele estaria pobre e deprimido. A obra intrigava os historiadores por causa das estranhas pinceladas. A tela foi sujeita à análise por técnicas de imagem com recurso de infra-vermelhos, que revelaram a presença de um retrato de um homem por detrás do quadro. (Foto: CC BY 2.0)

© All Rights Reserve/Creative Commons

Multifacetado

O trabalho do espanhol é extenso e também contempla o Período Rosa, o Cubismo, Classicismo e Surrealismo. Pintor, escultor, ceramista, cenógrafo, poeta e dramaturgo.

© Getty Images

Polêmico

'Les Demoiselles d'Avignon', que representa prostitutas de Barcelona, foi considerado imoral em 1907. (Foto: CC BY 2.0)

© All Rights Reserve/Creative Commons

Polêmico

O artista teve de criar 100 pinturas preliminares até que a versão final de 'Les Demoiselles d'Avignon' fosse aceita. (Foto: CC BY 2.0)

© All Rights Reserve/Creative Commons

Politizado

Em 1937, Pablo Picasso pintou a sua obra de arte 'Guernica', inspirada na cidade bombardeada pelos nazistas, durante a guerra civil espanhola. Provavelmente, essa é a sua obra mais famosa e sua mensagem política mais poderosa.

© Reuters

Comunista

Picasso se juntou ao Partido Comunista Francês em 1944, aos 62 anos, logo após Paris ter sido libertada dos nazistas, segundo o site History.

© Getty Images

Homenagem

De acordo com o site dedicado ao artista, estima-se que Picasso tenha criado 13.500 pinturas, 100 mil gravuras e 34 mil ilustrações que foram usadas em livros. Ele também produziu 300 esculturas e peças de cerâmica durante esta carreira expansiva.

© Getty Images

Versatilidade

Nos últimos dez anos da sua vida, Picasso produziu imensas peças de cerâmica e gravuras, tendo até continuado quando já estava quase cego.

© Getty Images

Em paz

Pablo Picasso faleceu a 8 de abril de 1973, aos 92 anos. O artista foi enterrado no terreno de um castelo que ele comprou em 1958, em Vauvenargues, no sul da França.

© Getty Images

Cultura enigmático 21/04/18 POR Notícias Ao Minuto


Considerado um dos artistas mais influentes e versáteis, Pablo Picasso terá sua vida esmiuçada na segunda temporada de 'Genius'. Com Antonio Banderas no papel do icônico pintor, a série do National Geographic estreia no dia 24 de abril nos EUA. Apesar de famoso, o espanhol era também conhecido por ser enigmático e cheio de surpresas. Pensando nisso, preparamos uma galeria com fatos e curiosidades sobre Picasso. Clique nas imagens a seguir!

PUB

Leia Também: Mostra de Basquiat celebra aniversário de Brasília

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

mundo EUA Há 4 Horas

Faxineira pede demissão após 27 minutos de trabalho em hotel; entenda

fama SAMARA-FELIPPO Há 22 Horas

Filha de Samara Felippo é alvo de racismo em escola, diz site

justica Paraíba Há 2 Horas

Menina de 6 anos tem pinos colocados em perna errada

brasil MORTE-SP Há 21 Horas

Morte de jovem após deixar sauna gay causa pânico; relembre histórico

fama Anthony Vella Há 2 Horas

YouTuber sofre grave acidente em queda de paraglider filmada; assista

economia DESENROLA-BRASIL Há 4 Horas

Saiba como se inscrever no Desenrola Brasil e negociar suas dívidas

fama Peculiares Há 19 Horas

As manias mais estranhas dos famosos! Você tem alguma delas?

fama Justin Bieber Há 23 Horas

Justin Bieber preocupa fãs ao compartilhar fotografias chorando

mundo EUA Há 4 Horas

Filha do co-fundador do Slack é encontrada em van com homem de 26 anos

esporte FUTEBOL-RACISMO Há 21 Horas

Vini Jr. cobra liga espanhola após novo caso de racismo