Jovens de Parkland entre mais influentes da Time; não há brasileiros

Revista divulgou lista nesta sexta

© Reuters/Aaron Bernstein

Mundo ranking 20/04/18 POR Folhapress

A revista americana Time divulgou nesta sexta-feira (20) sua lista com as pessoas mais influentes do mundo na atualidade. Sem nenhum brasileiro, o levantamento tem uma série de novidades, como os estudantes de Parkland que lideraram o movimento contra a venda de armas nos Estados Unidos e os jornalistas que denunciaram Harvey Weinstein.

PUB

Em 2017, o Brasil teve Neymar e a epidemiologista Celina Turchi, uma das pesquisadoras do vírus da zika. No ano anterior, o representante do país tinha sido o juiz Sérgio Moro. Como sempre, a lista é dividida em cinco categorias, que abarcam políticos, celebridades, cientistas, artistas, esportistas e empresários: pioneiros, líderes, artistas, ícones e titãs.

+ Trump não participará do funeral de Barbara Bush nos EUA

Os adolescentes Cameron Kasky, Jaclyn Corin, David Hogg, Emma González e Alex Wind, de Parkland, tiveram o perfil feito por Barack Obama, uma das diversas celebridades que assinam os textos. "Eles têm o poder muitas vezes inerente à juventude: ver o mundo de novo; rejeitar as velhas restrições, as convenções ultrapassadas e a covardia, muitas vezes vestidas como sabedoria", escreveu o ex-presidente americano sobre o grupo.

A América Latina é representada entre outros pelo cineasta mexicano Guillermo Del Toro, pela atriz chilena Daniela Vega e pela ativista equatoriana Cristina Jimenéz, que lidera o movimento para que os "dreamers" (sonhadores"", os jovens que chegaram aos EUA ainda crianças, possam permanecer no país, além do presidente argentino, Mauricio Macri.

O argentino, que estava em 2016 mas ficou de fora em 2017, é um dos diversos líderes mundiais que fazem parte da lista, como o chinês Xi Jinping, o presidente francês Emmanuel Macron, o príncipe Harry e sua noiva Meghan Markle, o premiê japonês, Shinzo Abe, a primeira-ministra neo-zelandesa, Jacina Arden, o príncipe herdeiro da Arábia Saudita, Mohammed Bin Salman, e o líder zimbabuano, Emerson Mnangagwa, que pôs fim aos 37 anos da ditadura de Robert Mugabe no país.

A melhoria da situação na península coreana ajudou tanto o ditador Kim Jong-un quanto o presidente sul-coreano Moon Jae-in a entrarem no levantamento. Presença comum, o presidente americano Donald Trump aparece - com perfil feito pelo senador republicano Ted Cruz -, assim como um de seus grandes apoiadores, o apresentador da Fox News Sean Hannity.

Também estão na lista dois dos maiores desafetos do presidente americano, a líder democrata na Câmara, Nancy Pelosi, o o procurador Robert Mueller, que comanda a investigação sobre a interferência russa na eleição.

O presidente russo Vladimir Putin, aliás, é um dos principais líderes que ficaram de fora da lista, assim como o papa Francisco, a chanceler alemã Angela Merkel e a primeira-ministra britânica Theresa May -o prefeito de Londres, Sadiq Khan, está.

Também ficaram de fora Mark Zuckerberg, do Facebook, e a dupla da Alphabet (dona do Google), Serguei Brin e Larry Page. Com isso, o setor de tecnologia foi representado por Elon Musk, da Tesla, Jeff Bezos, da Amazon, e Satya Nadella, CEO da Microsoft. Também aparece o nome de Christopher Wylie, o ex-funcionário da Cambridge Analytica que denunciou o vazamento de dados do Facebook.

O movimento #metoo (eu também), eleito a personalidade do ano de 2017 pela própria Time, está representado na lista pelos jornalistas Roman Farrow (que escreveu para a revista The New Yorker), Jodi Kantor e Megan Twohey, (ambas do jornal The New York Times), responsáveis pelas primeiras reportagens de denúncias contra o produtor Harvey Weinstein, que deu início a onda de revelação de casos de assédio e abuso nos EUA.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

mundo EUA Há 16 Horas

Após acidente, urso arrasta corpo de motorista para floresta nos EUA

fama Luana Piovani Há 16 Horas

'Meu filho ainda não foi para escola' diz Luana 'cutuca' Pedro Scooby

justica Rio Grande do Sul Há 15 Horas

Saques e violência ampliam drama no Rio Grande do Sul

mundo Polícia Há 7 Horas

'Menina lobo' que cresceu em bosque na Suíça é encontrada na Espanha

mundo Bioparc Há 13 Horas

Dor da perda: chimpanzé carrega o corpo da sua cria ao colo há meses

lifestyle Peso Há 15 Horas

Quatro hábitos que ajudam a acelerar o metabolismo e a emagrecer

justica Santa Teresa Há 16 Horas

Turista israelense é encontrada morta no Rio de Janeiro

mundo EUA Há 10 Horas

Mulher persegue ladrão e provoca acidente para reaver bolsa roubada

fama Hilary Duff Há 16 Horas

Hilary Duff dá à luz seu quarto bebê, em parto domiciliar na banheira

mundo Acidente Há 15 Horas

Caminhão colide de forma violenta contra ponte em rodovia dos EUA