Brasil dará apoio para que Rodada de Doha avance

A presidenta Dilma Rousseff garantiu ao diretor-geral da Organização Mundial do Comércio (OMC), Roberto Azevêdo, o apoio do Brasil para que a Rodada de Doha possa avançar e ser concluída. A informação foi dada por Azevêdo, hoje, em entrevista.

© Reuters

Mundo OMC 28/03/14 POR Agência Brasil

A Rodada de Doha é uma iniciativa de países interessados em tornar mais ágil o comércio mundial. As negociações, que estavam paralisadas desde 2008, foram destravadas em dezembro de 2013, em Bali, na Indonésia, graças ao esforço do diplomata brasileiro Roberto Azevêdo, à frente da OMC.

PUB

Azevêdo esteve hoje com a presidenta para falar sobre esse e outros temas ligados ao comércio mundial. Ele disse que Dilma deu apoio “irrestrito” aos esforços da OMC para criar condições de implantar a Rodada Doha.

Ele disse que Dilma acredita que o êxito da conferência de Bali deveria inspirar negociações multilaterais para alcançar acordos comerciais mais abrangentes e significativos entre os principais blocos comerciais do mundo.

Para Azevêdo, que assumiu a OMC em 2013, o que a presidenta Dilma indicou foi a necessidade de que os países possam encontrar maneiras de avançar com a rodada de Doha de maneira mais abrangente do que o que vinha sendo feito. “No meu entendimento, nós deveremos procurar agora uma agenda negociadora e mais abrangente para que os países coloquem sobre a mesa todos esses temas que são do interesse de todos e do Brasil também”, disse.

Sem dar muitos detalhes da conversa que teve com a presidenta, o embaixador disse também que o encontro serviu para falar mais sobre o cenário mundial e outros acordos em andamento. “Mas falamos da disposição política de fazer avançar a Rodada de Doha. Notei não só aqui, no Brasil, mas em todos os países onde passei, esse é um grande ponto de interrogação”.

Outro assunto tratado foram as negociações em andamento entre o Mercosul e a União Europeia. “Ela disse, no contexto, que estava muito satisfeita com o fato do bloco estar agora na fase de fazer uma oferta para a União Europeia e esperar que a União Europeia faça o mesmo. Em um futuro não muito distante isso deve acontecer. Está bastante avançado quanto à proposta do Mercosul”, concluiu.

Sem conseguirem consenso há 14 anos, na busca de acordo entre os dois blocos, Mercosul e União Europeia agora podem, finalmente, trocar propostas para um acordo de livre comércio. Há uma expecativa do governo de que o processo possa ser concluído até junho deste ano.  

 

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

fama Vídeo Há 11 Horas

Influenciadora digital agride mulher na rua em MG; veja vídeo

mundo Coreia do Norte Há 13 Horas

Coreia do Norte confirma míssil e promete reforçar "força nuclear"

fama Sean Diddy Combs Há 13 Horas

Imagens de videovigilância mostram rapper agredindo a ex-namorada

brasil CHUVA-RS Há 9 Horas

Submersa há 15 dias, cidade mais afetada do RS reabre casas a conta gotas

justica São Paulo Há 13 Horas

Professora e os dois filhos são mortos em SP; PM é suspeito

brasil Vídeo Há 12 Horas

Menino de 6 anos é salvo de apartamento em chamas no Rio Grande do Sul; veja vídeo

lifestyle Signos Há 14 Horas

Os cinco signos mais estranhos do zodíaco. Conhece alguém da lista?

mundo EUA Há 14 Horas

Motorista de 23 anos morre após ser atingida na cabeça por pedra nos EUA

brasil sul do brasil Há 13 Horas

Nova frente fria avança no Sul, e Inmet coloca parte do RS, Santa Catarina e Paraná em alerta

justica Pridão Há 12 Horas

Casal de influencers é preso por suspeita de movimentar R$ 20 milhões ilegalmente em jogo