Aproximação de Doria e Flávio Rocha preocupa pré-candidato tucano

Equipe do pré-candidato tucano à Presidência acredita que o ex-prefeito de São Paulo ainda sonha com o Planalto

© Paulo Whitaker / Reuters

Política PSDB 21/04/18 POR Folhapress

A sintonia entre João Doria (PSDB) e Flavio Rocha (PRB) despertou desconfiança na equipe da campanha presidencial de Geraldo Alckmin (PSDB).

PUB

Seus aliados monitoram os passos de Rocha, que, depois de tentar emplacar Doria como candidato a presidente, colocou o próprio nome na disputa. Alckmistas veem na jogada uma tentativa de manter um espaço assegurado ao ex-prefeito na corrida.

O entorno do ex-governador paulista crê que Doria ainda sonhe em concorrer à Presidência, embora tenha assegurado publicamente que a hipótese é infundada e que deixou a prefeitura para disputar o governo de São Paulo.

Rocha e Doria mantêm relação umbilical, de acordo com integrantes da equipe política do PRB. Eles relatam que o ex-prefeito abriu as portas do Lide, grupo empresarial que criou, para que o dono da Riachuelo pudesse apresentar sua candidatura. Rocha participou de um seminário organizado nesta sexta (20), no Recife, pelo Lide -empresa da qual se afastou em 2015.

Segundo aliados de Rocha, o empresário deve se encontrar com o ex-prefeito na próxima semana para discutir a conjuntura eleitoral. Segundo o dono da Riachuelo, as conversas são frequentes.

+ Ministério Público de SP abre inquérito para investigar Alckmin

Outro fator de aproximação entre Doria e Rocha é o MBL (Movimento Brasil Livre). O grupo de direita foi uma das plataformas de visibilidade do tucano ao longo dos meses no ano passado em que tentou se viabilizar candidato a presidente.

Sem Doria na corrida presidncial, o MBL declarou apoio a Rocha. Há alguns dias, Kim Kataguiri e Fernando Holiday, dirigentes do movimento, estiveram com Doria.

Ainda que o ex-prefeito apoie publicamente a candidatura de Alckmin ao Planalto, o time do PRB considera que há um pacto entre o dono da Riachuelo e o ex-prefeito.

A se somar à sintonia entre os empresários hoje na política, como noticiado pela Folha de S.Paulo, Rocha contratou para sua campanha o escritório de Nelson Wilians para a sua campanha, o mesmo advogado que representou Doria em questões privadas e cm quem tem uma espécie de permuta de aviões particulares.

Na quarta (19), Rocha disse que há em gestação aliança entre seu PRB e o MDB, do presidente Michel Temer. Nas conversas, que também se dão a nível estadual, alckmistas viram a digital de Doria. O ex-prefeito tem boa relação com Temer, diferentemente de Alckmin, que não dá sinais por ora de que terá o MDB em sua chapa.

Recentemente, Rocha, que descartou uma candidatura presidencial de Doria, disse a interlocutores que taticamente o tucano deve manter o foco na disputa estadual para passar segurança ao eleitorado paulista. Em tom de lamento, empresários do Lide consideram praticamente descartado um drible do ex-prefeito paulistano em Alckmin para disputar a Presidência neste ano.

Aliados do ex-prefeito admitem que ele atropelou o próprio projeto nacional ao fazer movimentos ostensivos nessa direção ao longo de 2017. Para eles, esses gestos antecipados fizeram com que ele perdesse fôlego.

O Lide, que se reuniu por três dias no Recife, deu demonstrações de descrença sobre Alckmin. Executivos no evento disseram que o estilo tímido dele deve bloquear seu crescimento em uma eleição que será marcada por renovação. Com informações da Folhapress.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

politica CHUVA-RS Há 13 Horas

Mortes pelas chuvas chegam a 75 e governador fala em 'Plano Marshall'

mundo Miami Há 21 Horas

Saco com é cobras encontrado nas calças de passageiro em aeroporto

justica Santos Há 17 Horas

Homem é flagrado abusando sexualmente de moradora em situação de rua

fama MADONNA-RIO Há 21 Horas

Madonna fez da praia de Copacabana a maior pista de dança do mundo

fama MADONNA-RIO Há 16 Horas

Madonna posta vídeo abraçada com Pabllo Vittar e agradece ao Brasil

fama Bruce Willis Há 21 Horas

Após diagnóstico de demência, como está Bruce Willis?

fama BERNARD-HILL Há 14 Horas

Morre Bernard Hill, que atuou em 'Titanic' e 'Senhor dos Anéis', aos 79 anos

brasil Rio Grande do Sul Há 18 Horas

Loja da Havan fica debaixo d'água em Lajeado, no Rio Grande do Sul

mundo enchentes no Rio Grande do Sul Há 14 Horas

Papa Francisco reza por vítimas de chuvas no Rio Grande do Sul

brasil CHUVA-RS Há 15 Horas

Nível recorde do Guaíba coloca Porto Alegre em alerta de 'inundação severa'