Roma completa 2.771 anos; veja pontos turísticos

Três dias de eventos celebram o "Natal" da capital italiana

Coliseu

O colossal anfiteatro romano onde os gladiadores batalhavam por suas vidas para entreter o povo, é um dos principais destaques da cidade e talvez do país. 

© PixaBay

Piazza Campidoglio

Nesta praça fica a estátua equestre do imperador Marco Aurélio e o Museu romano.

© PixaBay

Piazza del Popolo

Esta praça é redonda, possui um obelisco no centro e algumas igrejas ao seu redor.

Procure a Porta del Popolo e tente posicionar o obelisco bem no centro da visão. Você terá a ilusão de uma praça simétrica, com as igrejas gêmeas uma de cada lado.

© PixaBay

Piazza Navona

Na Piazza Navona fica o Palácio Pamphilj, sede da embaixada do Brasil na Itália desde 1920. Há três fontes: duas nas pontas e uma central. 

© PixaBay

Piazza di Spagna

Eis um dos points mais cheios da cidade. Você encontrará turistas, claro, mas muitos romanos. Durante a primavera, a escadaria fica cheia de flores.

© PixaBay

Galeria Borghese

Um do principais museus de Roma. É nesta galeria que estão abrigadas as principais esculturas de Bernini, a magnífica Il Ratto di ProserpinaDavi e Apollo and Daphne.

© PixaBay

Fontana di Trevi

Esta pode ser, facilmente, a fonte mais bonita que você irá conhecer. O local fica muito cheio de turistas, por isso, se quer uma foto sem ele, vá ao nascer do sol.

© PixaBay

Pantheon

Um templo romano existente e praticamente inteiro em Roma. O Pantheon é belíssimo tanto por fora, quanto por dentro. 

© PixaBay

Castelo Sant’angelo e Ponte degli Angeli

Mais dois pontos turísticos em Roma, e que fica perto do Vaticano. A construção, apesar do nome castelo, parece uma fortaleza e foi feita para ser o Mausoléu de Adriano. Logo em frente fica a ponte.

© PixaBay

Arco Triunfal de Constantino

Este arco fica bem ao lado do Coliseu e é um dos três que sobreviveram em Roma.

© PixaBay

Monumento a Vittorio Emanuelle II

Esta construção imensa feita de mármore branco se destaca no meio de tanta construção marrom. O Monumento à Pátria oferece uma vista interessante da cidade.

© PixaBay

Mundo Celebração 21/04/18 POR ANSA


A cidade de Roma, capital da Itália, completa neste sábado (21) 2.771 anos de existência. A data, chamada "Natal de Roma", remete à lenda da fundação da "cidade eterna", feita por Rômulo em 21 de abril de 753 a.C.

PUB

As celebrações oficiais começaram durante a manhã, com a deposição de uma coroa de flores no Altar da Pátria pela prefeita Virginia Raggi, que também participou de uma missa. No entanto, o programa da Prefeitura prevê três dias de eventos, que começaram na sexta (20) e terminam neste domingo (22).

"Estou orgulhosa que Roma possa festejar de modo aberto, porque o que mais desejamos é que os romanos e que todas as pessoas que escolheram viver em Roma reconheçam esta cidade como sua casa e voltem a amá-la e respeitá-la", disse Raggi.

Entre os eventos programados estão leituras sobre o mito de Rômulo e Remo, visitas gratuitas a sítios arqueológicos, shows e a reabertura de um jardim de rosas municipal.

O mito

Como há poucas referências históricas e documentais sobre a fundação de Roma, acabou prevalecendo a mitologia. Reza a lenda que Amúlio, irmão do rei de Alba Longa, Numitor, conseguiu dar um golpe e prender o monarca, fazendo a filha deste, Reia Silvia, casta para que o soberano não tivesse uma linha de descendência.

No entanto, Marte, deus romano da guerra, engravida Reia, que dá à luz os gêmeos Rômulo e Remo. Sabendo da existência dos bebês, Amúlio pede para que um empregado os mate, mas este, com pena, joga os dois no rio Tibre e espera que as crianças nunca mais voltem.

Mas elas são resgatadas por uma loba, que cuida dos bebês até que um casal de pastores os encontra. Tempos depois, Remo se envolve em uma briga com vizinhos e acaba preso. Quando Rômulo salva o irmão, descobre sobre sua história e consegue matar Amúlio e salvar Numitor.

Como agradecimento, o avô dos jovens permite que os dois fundem uma cidade às margens do Tibre. Depois de conflitos sobre quem governaria o novo reino, Rômulo acaba matando seu irmão e criando Roma.

A escultura que retrata os irmãos sendo amamentados pela loba, a "Lupa Capitolina", é um dos ícones da capital da Itália. Com informações da ANSA.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

fama Jojo Todynho Há 16 Horas

Jojo Todynho veste roupa que usava antes de perder 50kg. "Saco de batata"

mundo EUA Há 15 Horas

Criança morre após ser forçada a correr em esteira pelo pai

brasil Herança Há 18 Horas

Viúvo de Walewska cobra aluguel para que sogros morem em imóvel da filha

brasil Rio Grande do Sul Há 18 Horas

Governador do RS alerta para "maior desastre da história" do estado

fama Brian McCardie Há 17 Horas

Morre Brian McCardie, ator da série Outlander, aos 59 anos

brasil MORTE-SC Há 17 Horas

Adolescente de 14 anos morre após ser picado por cobra venenosa em SC

fama Bastidores da TV Há 9 Horas

Bianca Rinaldi relata agressões de Marlene Mattos: "Humilhação"

mundo Londres Há 17 Horas

Responsável por ataque com espada em Londres tem cidadania brasileira

fama Isabel Veloso Há 18 Horas

Marido de influencer com câncer terminal: 'Finjo que não vai acontecer'

esporte Arábia Saudita Há 18 Horas

Sem folga: Al Hilal treina após garantir vaga na final; veja as imagens