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A soma do valor total das 60 marcas mais valiosas do ranking anual BrandZ Brasil, realizado há 12 anos pela WPP e Kantar, registrou aumento substancial: juntas valem $65.067 bilhões de dólares, valor que representa incremento de 22,5% (em dólar) comparado a 2017.
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Pelo sexto ano consecutivo, a Skol segue na liderança como a marca mais valiosa do Brasil e totaliza $8,2 bilhões de dólares. Em seguida vem o banco Bradesco que se manteve na segunda posição em relação ao ano anterior, mas aumentou o seu valor em 58%, com $7 bilhões de dólares. Em terceiro lugar está o Itaú, que subiu uma posição no ranking e hoje possui valor de $6,1 bilhões de dólares, aumento de 42% comparado a 2017.
Ranking
Marca
Valor 2018
Valor 2017
Crescimento
1
Skol
8.263
8.146
1%
2
Bradesco
7.018
4.438
58%
3
Itaú
6.198
4.359
42%
4
Brahma
4.478
4.385
2%
5
Globo
4.318
4.123
5%
6
Antarctica
2.977
2.854
4%
7
Bohemia
1.605
1.570
2%
8
Sadia
1.469
1.884
-22%
9
Ypê
1.399
1.132
24%
10
Natura
1.350
1.256
7%
Os segredos das marcas mais valiosas
Durante o processo de coleta dos dados para o estudo, os especialistas da Kantar observaram que existem cinco princípios vitais que auxiliam no crescimento e sucesso de uma marca no Brasil, e que contribuem para aumentar seu valor: propósito bem definido, inovação, boa comunicação, experiência de marca e amabilidade (atributos emocionais):
1. Possuem um propósito de marca muito claro, implementado em todos os pontos de contatos da marca – Natura e Sadia são dois bons exemplos deste propósito
2. Possuem a Cultura de Inovação a qual os consumidores avaliam como atitudes de marcas que sempre estão buscando surpreender seus clientes com algo de novo – É o caso da Globo, Natura, Itaú e Skol
3. A Comunicação agrega muito valor às marcas. Aqui o Itaú se destaca de quase todos
4. A Experiência com a marca nos seus pontos de contato também é um diferencial importante ao qual Globo tem um bom destaque.
5. Ser uma Love brand é um dos pontos mais importantes de uma marca valiosa, aí se destaca Skol e Natura.
Na opinião de Eduardo Tomiya, CEO da Kantar Consulting para América Latina, “este estudo mostra que por detrás de marcas valiosas, sempre estão os 5 pilares – Propósito, Inovação, Comunicação, Experiência de marca e Love Brand - e o estudo valida um pouco a percepção que sempre tínhamos sobre o processo de construção de marcas valiosas. Um exemplo seria a Skol, marca brasileira mais valiosa que se conecta de forma consistente com os jovens e apresenta atributos que combinam alto valor de marca com fatores emocionais (love index)”.
As marcas que mais cresceram no Brasil
A Havaianas foi destaque este ano. A marca registrou o maior crescimento do Brasil, com +156%, e subiu 23 posições no ranking (número 31, $474 milhões de dólares). Em segundo lugar está Magazine Luiza, que ascendeu 14 posições, com +133% (número 27, $609 milhões de dólares). Em seguida, Banco do Brasil, que subiu 15 posições, com +127% (número 38, $425 milhões de dólares) e Arezzo, com 14 posições a mais, +101% (número 45, $327 milhões de dólares).
Eduardo Tomiya revela que há uma explicação para o desenvolvimento dessas marcas. “A Havaianas é orientada para o consumidor final e consegue estabelecer uma conexão utilizando-se de elementos que reforçam a “brasilidade” para se diferenciar. Já o Magazine Luiza vem junto com o movimento forte do varejo omnichannel, apostam no e-commerce, com a vantagem de possuir loja física. A união do e-commerce com o varejo físico demonstrou resultados concretos”, complementa.
Os setores que mais cresceram no Brasil
Banco foi o segmento que obteve maior crescimento em relação a 2017 (+44%) e representa, hoje, quase 26% do total das marcas mais valiosas do Brasil, com um valor de $16.683 bilhões de dólares, com destaque para Bradesco e Itaú.
Em segundo lugar está o setor de Serviços, que cresceu 41% e atualmente conta com um valor total de $13.582 bilhões de dólares. Nessa categoria, estão presentes empresas como Embratel, NET e Totvs. Representa 21% do total das marcas mais valiosas do país.
Na mesma colocação do ano passado, terceiro lugar, está o setor de Varejo, com crescimento de 35% e um valor de $7.348 bilhões de dólares, justificado justamente pelas marcas citadas acima como Havaianas, Magazine Luiza e Arezzo.