Trump: crise da Coreia do Norte está 'longe de conclusão'

Americano declarou que via "progresso" na decisão da Coreia do Norte de suspender os testes nucleares

© Reuters / Joshua Roberts

Mundo Twitter 22/04/18 POR Folhapress

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, disse neste domingo (22) que a crise nuclear na Coreia do Norte "está longe de uma conclusão". Com isso, ele moderou o tom após o anúncio de Pyongyang de que suspenderia os testes nucleares e de mísseis e desativaria o local em que os trabalhos eram executados.

PUB

"Estamos longe de uma conclusão sobre a Coreia do Norte, talvez as coisas funcionarão, talvez não -apenas o tempo dirá... Mas o trabalho que estou fazendo agora deveria ter sido feito muito tempo atrás!", escreveu Trump no Twitter.

No sábado, o americano declarado que via "progresso" na decisão da Coreia do Norte de suspender os testes nucleares e o lançamento de mísseis.

Em outra mensagem, Trump já havia dito: "A Coreia do Norte concordou em suspender todos os testes nucleares e fechar um importante local de teste. Esta é uma notícia muito boa para a Coreia do Norte e o mundo-grande progresso! Ansioso por nosso encontro".

Neste sábado (21), autoridades internacionais elogiaram a decisão norte-coreana, embora com cautela. O ministro de Relações Exteriores da Rússia, Sergei Lavrov, comemorou o anúncio, mas pediu que Estados Unidos e Coreia do Sul diminuam sua atividade militar na região.

Já o ministro de Relações Exteriores da Alemanha, Heiko Maas, afirmou que o anúncio norte-coreano é um passo na direção certa, mas acrescentou que o regime de Kim Jong-un deveria revelar seu programa nuclear e de míssil.

 + Fossa com 200 corpos é descoberta em Raqqa, na Síria

O governo britânico também avaliou o anúncio como um passo positivo e disse esperar que seja um sinal de boa fé.

"Um compromisso de longo prazo de Kim Jong-un para suspender todos os testes nucleares e lançamentos de mísseis seria um passo positivo. Nós esperamos que isso indique um esforço para negociar de boa fé", disse o governo em comunicado.

A chefe de Relações Exteriores da União Europeia, Federica Mogherini, pediu, neste sábado, uma "desnuclearização irreversível" da Coreia do Norte.

A decisão norte-coreana "é um passo positivo e há muito desejado no caminho que agora tem que levar à desnuclearização completa, verificável e irreversível do país", mesmos termos usados pelo governo britânico em seu comunicado.

Em nota, o Itamaraty disse que o governo brasileiro vê a atitude de Pyongyang como "um passo necessário para a redução das tensões na região". Com informações da Folhapress.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

fama Luto Há 22 Horas

Morre Anderson Leonardo, vocalista do Molejo, vítima de câncer

esporte Brasil agora mesmo

Estátua de Daniel Alves em Juazeiro vai ser retirada; entenda

mundo Antártida agora mesmo

Vulcão ativo na Antártida expele pequenos cristais de ouro

tech ESA Há 5 Horas

Sonda da Agência Europeia detecta 'aranhas' em Marte

fama Luto Há 7 Horas

Morre aos 95 anos o ator e comediante José Santa Cruz

fama Redes Sociais agora mesmo

Livian Aragão, filha de Didi, sugere plágio e leva invertida na web

mundo Titanic Há 8 Horas

Relógio de ouro do homem mais rico no Titanic vai ser leiloado

tech Ataque Há 4 Horas

Hackers vazam imagens de pacientes de cirurgia nus e prontuários de clínica de saúde sexual

fama Casais famosos Há 17 Horas

Romances estranhos dos famosos (e que ninguém parece lembrar!)

mundo Argentina Há 7 Horas

Bebê morre após ser abandonado pela mãe em stand de carros na Argentina