Trump cogita perdoar crime de 1º negro campeão dos pesados

Reflexão sobre perdão póstumo ao ex-pugilista Jack Johnson teria começado após pedido de Sylvester Stallone

© Reuters/ Kevin Lamarque

Mundo Condenação injusta 22/04/18 POR Folhapress

O presidente do EUA, Donald Trump, revelou no último sábado(21) que está cogitando a possibilidade de conceder um perdão póstumo a Jack Johnson, ex-pugilista que foi o primeiro campeão negro dos pesos pesados. O lendário boxeador foi condenado em 1913 a um ano de prisão por tráfico interestadual de uma mulher branca, mas na verdade ele apenas viajava com a sua própria namorada.

PUB

"Sylvester Stallone me contou a história do campeão de boxe pesado Jack Johnson. Suas provações e feitos foram grandes, sua vida complexa e controversa. Outros (presidentes) olharam para isso ao longo dos anos, a maioria pensou que seria feito, mas sim, eu estou considerando um perdão total", escreveu Trump em seu perfil no Twitter

+ Nicarágua registra mais de 30 mortos em protestos contra governo

A Lei Mann, em que Johnson foi enquadrado, pretendia impedir o tráfico de pessoas para fins de prostituição. Johnson foi condenado por um júri formado por homens brancos, que em menos de duas horas, decidiram mantê-lo preso por um ano. A família de Johnson tenta há anos um perdão póstumo do 'Gigante de Galveston'.

No início dos anos 2000, o ex-presidente George W. Bush acabou não cedendo ao pedido. A eleição de Barack Obama, no fim de 2012, reacendeu as esperanças da família, mas o então presidente, que também é negro, recusou a clemência ao ex-pugilista.

Órgão responsável por esse tipo de solicitação, o Departamento de Justiça dos EUA alegou à época que a prioridade é dada aos pedidos de clemência a pessoas vivas e que possam usufruir do perdão, já que o processo é demorado. Em 2016, o senador republicano, John McCain, derrotado por Obama nas eleições presidenciais de 2012, enviou uma carta à Casa Branca pedindo clemência em homenagem ao 70º aniversário da morte de Johnson.

"Embora seja lamentável que essa condenação injusta não tenha sido corrigida durante a vida do boxeador, um perdão póstumo hoje representa a oportunidade de reafirmar as contribuições substanciais de Jack Johnson para a nossa sociedade e corrigir esse erro histórico", dizia a carta, assinada por outros membros da política norte-americana.

Jack Johnson morreu em um acidente de carro em 1946, quando tinha 68 anos. Ele entrou para a história em 1908, ao se tornar o primeiro negro campeão mundial de boxe nos pesos pesados. Em 1910, defendeu o título contra James Jeffries, que quis desafiar Jonhson para provar que brancos são superiores, no combate que chegou a ser chamado de "Luta do Século". Com informações da Folhapress.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

fama A Grande Conquista 2 Há 11 Horas

Ex-Polegar pega faca durante discussão e é expulso de reality

politica Arthur Lira Há 12 Horas

Felipe Neto é autuado por injúria em inquérito aberto a pedido de Arthur Lira

mundo Posição de Lótus Há 13 Horas

O misterioso caso da múmia escondida em estátua de Buda

fama GISELE-BÜNDCHEN Há 13 Horas

Gisele Bündchen recebe apoio de prefeito após chorar durante abordagem policial nos EUA

lifestyle Signos Há 14 Horas

Quatro signos que nasceram para serem famosos

fama Iraque Há 11 Horas

Influencer iraquiana é morta a tiros em Bagdá

brasil Santa Catarina Há 13 Horas

Homem morre após ser atacado por quatro pitbulls em quintal de casa em SC

fama SAMARA-FELIPPO Há 8 Horas

Filha de Samara Felippo é alvo de racismo em escola, diz site

economia REINHART-KOSELLECK Há 11 Horas

Quem é o historiador lido por Haddad após bronca de Lula

brasil MORTE-SP Há 7 Horas

Morte de jovem após deixar sauna gay causa pânico; relembre histórico