Salah vira exemplo de tolerância na Inglaterra pós-'brexit'

Egípcio comemora seus gols fazendo o "sujood", gesto muçulmano de elevação espiritual

© Getty Images

Esporte egípcio 23/04/18 POR Notícias Ao Minuto

A semifinal da Liga dos Campeões entre Liverpool e Roma, nesta terça-feira (24), às 15h45 (de Brasília), terá em ação o segundo africano a ser eleito o melhor jogador do Inglês, o egípcio Mohamed Salah -o primeiro foi o argelino Riyad Mahrez, do Leicester, na temporada 2015-2016.

PUB

O atacante do Liverpool marcou 31 gols em 35 rodadas no torneio nacional. Se fizer mais quatro gols nas últimas três rodadas, será o recordista em uma só temporada.

A influência de Salah, porém, vai além de seus números em campo. Enquanto os índices de ataques a muçulmanos crescem na Inglaterra nos últimos anos, especialmente após a decisão do país de sair da União Europeia (chamada de "brexit"), o egípcio comemora seus gols fazendo o "sujood", gesto muçulmano de elevação espiritual.

Leia também: Jogadores que 'ousaram' na hora de tatuar o corpo; confira

Salah, porém, evita polêmicas ao falar sobre política. Tem perfil conciliador e filantropo.

Quando a moeda egípcia despencou momentaneamente, em 2017, o jogador doou 210 mil libras (R$ 1 milhão), para ajudar o governo. Ele já construiu escolas e pagou por ambulâncias em Nagrig, sua modesta cidade natal. Em outro ato de filantropismo, deu dinheiro e tentou arrumar um emprego para o homem que assaltou a casa dos seus pais.

Enquanto jogava pela Fiorentina, Salah usou a camisa 74, representando o número de vítimas de uma briga generalizada entre torcedores do Al-Masry e o Al-Alhy, no Egito.

Por tudo isso, mas, principalmente, por ter ajudado a seleção do Egito a voltar à Copa do Mundo depois de 28 anos, Salah é admirado pela população do seu país. Ruas egípcias ganharam o seu nome após a classificação.

Ele foi contratado em junho de 2017 pelo Liverpool por 39 milhões de euros (R$ 164 milhões). Sua aquisição não ficou entra as 15 mais caras da atual temporada. No entanto, logo se adaptou ao clube.

"Não poderíamos ter 100% de certeza sobre ele. Foi uma barganha? Não sei, isso são negócios", afirmou Jurgen Klopp, treinador do jogador egípcio no Liverpool.

O título da Liga dos Campeões é certamente um objetivo mais próximo para Salah do que a Copa do Mundo, mas a expectativa com o desempenho do egípcio no Mundial cresce a cada gol marcado.

"Ele fez gols na Itália e na Inglaterra. Acho que será muito difícil mantê-lo quieto na Copa", afirmou Arsène Wenger, treinador do rival Arsenal. Com informações da Folhapress.

 

 

 

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

brasil Rio Grande do Sul Há 23 Horas

Inmet emite alertas de grande perigo para RS e regiões Sudeste, Centro-Oeste e Sul

mundo Bioparc Há 4 Horas

Dor da perda: chimpanzé carrega o corpo da sua cria ao colo há meses

mundo EUA Há 6 Horas

Após acidente, urso arrasta corpo de motorista para floresta nos EUA

justica Rio Grande do Sul Há 6 Horas

Saques e violência ampliam drama no Rio Grande do Sul

fama Cláudia Raia Há 23 Horas

Cláudia Raia mostra imagens encantadoras do marido e do filho: "Amo"

fama Rio Grande do Sul Há 22 Horas

Irmão rebate críticas sobre rifa de violão de Marília Mendonça

fama Luana Piovani Há 7 Horas

'Meu filho ainda não foi para escola' diz Luana 'cutuca' Pedro Scooby

justica Santa Teresa Há 6 Horas

Turista israelense é encontrada morta no Rio de Janeiro

mundo Acidente Há 6 Horas

Caminhão colide de forma violenta contra ponte em rodovia dos EUA

mundo Israel/Palestina Há 7 Horas

Ataque israelense mata sete pessoas e deixa Rafah em ruínas; veja