Descubra cinco programas grátis para detectar plágio

Eles servem para identificar transcrições de textos

© Christin Hume / Unsplash

Tech utilidade 24/04/18 POR Notícias Ao Minuto

Copiar total ou parcialmente uma obra intelectual de alguém é considerado plágio e, o uso indevido dessas informações ocorrem em diversos casos, como em trabalhos acadêmicos e até em textos jornalísticos. Programas especializados, no entanto, podem identificar esta prática na internet.

PUB

Na lista abaixo, o TechTudo mostra cinco ferramentas gratuitas e em português para encontrar transcrições caracterizadas como plágio.

Plagius

O Plagius é uma das principais ferramentas para identificar possíveis transcrições em textos. O programa é gratuito, ocupa pouco espaço, tem uma instalação rápida e também tem suporte para o português. O usuário pode alternar entre suas abas para verificar plágio em arquivos, trechos de textos no próprio programa ou em páginas da web.

Farejador de Plágio

Com uma interface simples e minimalista, este identificador brasileiro rastreia transcrições através da busca por dados e informações em diferentes sites. Os resultados das pesquisas são exibidos de maneira discriminada em um documento de Microsoft Word, com a indicação de todos os critérios de análise. O verificador de plágio exibe todos os recursos na parte lateral e exibe os endereços de fontes de cópias na Internet no lado oposto. O Farejador de Plágio também é um software pequeno e grátis que faz uma análise rápida e objetiva, porém só verifica todos os arquivos enviados na versão paga do serviço.

Plagium

O Plagium é um site com rastreamento de transcrições de maneira rápida e eficaz e que possui suporte me português. O serviço é gratuito, funciona online e apresenta os resultados em uma linha do tempo, indicando quando foi feita a publicação dos trechos identificados. Oferece filtros para relevâncias na pesquisa e pode analisar trechos de textos ou endereços na web. Na versão paga, o Plagium atua com critérios de busca avançada. O programa também permite comparar semelhanças entre partes identificadas, exibe histórico de pesquisas e oferece alertas de identificação automática de cópias.

Plagiarisma

De forma clara e objetiva, o Plagiarisma apresenta os recursos destando os resultados e análises comparativas, a partir de trechos identificados. Com suporte para o português, o programa para identificar plágio faz rápidas buscas por trechos de textos, documentos enviados ou endereços de URL. O serviço funciona online e apresenta uma série de informações sobre as pesquisas feitas, com exposição da contagem de caracteres e das páginas com trechos identificados. Os resultados ainda exibem sumários de semelhança e medições sobre chances de ocorrência do plágio.

Plag.pt

A Plag.pt oferece um ambiente privado em que textos podem ser carregados, verificados e comparados. Os resultados apresentam gráficos e porcentagens sobre transcrições identificadas, com destaque aos riscos dos documentos serem plagiados. Infelizmente, a maior parte dos recursos da plataforma é restrita aos assinantes dos planos pagos oferecidos. Isso limita a atuação da Plag.pt, que se torna apenas um sistema de identificação de trechos copiados, sem exibir qualquer detalhe sobre as fontes encontradas.

Leia também: Programador que denunciou o Facebook é ouvido no Congresso dos EUA

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

fama A Grande Conquista 2 Há 12 Horas

Ex-Polegar pega faca durante discussão e é expulso de reality

politica Arthur Lira Há 13 Horas

Felipe Neto é autuado por injúria em inquérito aberto a pedido de Arthur Lira

mundo Posição de Lótus Há 14 Horas

O misterioso caso da múmia escondida em estátua de Buda

fama GISELE-BÜNDCHEN Há 14 Horas

Gisele Bündchen recebe apoio de prefeito após chorar durante abordagem policial nos EUA

lifestyle Signos Há 15 Horas

Quatro signos que nasceram para serem famosos

brasil Santa Catarina Há 15 Horas

Homem morre após ser atacado por quatro pitbulls em quintal de casa em SC

fama Iraque Há 12 Horas

Influencer iraquiana é morta a tiros em Bagdá

fama SAMARA-FELIPPO Há 10 Horas

Filha de Samara Felippo é alvo de racismo em escola, diz site

economia REINHART-KOSELLECK Há 13 Horas

Quem é o historiador lido por Haddad após bronca de Lula

brasil MORTE-SP Há 9 Horas

Morte de jovem após deixar sauna gay causa pânico; relembre histórico