Gilmar encontra Temer uma semana antes de julgamento sobre foro no STF

Reunião ocorreu fora da agenda oficial do presidente, na noite dessa terça-feira (24), no Palácio do Jaburu

© Marcelo Camargo/Agência Brasil/Arquivo

Política Brasília 25/04/18 POR Notícias Ao Minuto

O presidente Michel Temer e o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Gilmar Mendes se reuniram, na noite dessa terça-feira (24), no Palácio do Jaburu, em Brasília (DF), fora da agenda oficial.

PUB

A pauta não foi divulgada, mas o encontro ocorreu a uma semana do julgamento, no Supremo Tribunal Federal (STF), da ação que pode resultar na restrição do foro privilegiado.

O julgamento foi iniciado em plenário, em novembro do ano passado, mas acabou interrompido por pedido de vista do ministro Dias Toffoli, que devolveu o processo, no fim de março, para inclusão na pauta.

De acordo com informações do blog da Andréia Sadi, no portal G1, o ministro negou que o assunto tratado tenha sido esse. Disse que foi discutir a proposta de semipresidencialismo com Temer, e convidou o presidente para uma entrevista sobre o tema no  Instituto Brasiliense de Direito Público (IDP), faculdade que lhe pertence, em Brasília.

+ Procuradores da Lava Jato dizem que Lula tem de ficar na PF

Julgamento

Antes da interrupção do julgamento sofre o foro no STF, oito integrantes da Corte manifestaram-se a favor de algum tipo de restrição na competência da Corte Suprema para julgar crimes praticados por deputados e senadores. No entanto, há divergências sobre a situação dos processos que já estão em andamento.

De acordo com a maioria formada, deputados federais e senadores somente devem responder a processos no STF se o crime for praticado no exercício do mandato. No caso de delitos praticados antes do exercício do mandato, o parlamentar seria processado pela primeira instância da Justiça, como qualquer cidadão.

Inquérito contra Temer

No último mês de março, Michel Temer foi incluído em inquérito da Lava Jato no STF. O ministro Edson Fachin, relator da força-tarefa na Corte, acatou pedido da Procuradoria-Geral da República (PGR).

No processo também são investigados o próprio Moreira Franco, além do ministro Eliseu Padilha, da Casa Civil. O caso envolve o suposto favorecimento da empresa Odebrecht durante o período em que Padilha e Moreira Franco foram ministros da Secretaria da Aviação Civil, entre os anos de 2013 e 2015.

Temer ainda é alvo de um segundo inquérito no Supremo, sob a relatoria do ministro Luis Roberto Barroso, que investiga o favorecimento de empresas do setor portuário por meio de decreto assinado por ele, em maio do ano passado.

Relação

Temer e Mendes são amigos e se encontram com certa frequência, segundo o portal G1.

Em novembro do ano passado, por exemplo, o ministro foi até o Palácio do Jaburu, residência de Temer, num dia de domingo, para encontro fora da agenda oficial. Na ocasião, foi alvo de críticas. À época, a assessoria de Gilmar Mendes alegou que a reunião era para tratar da "reforma política e de reformas institucionais".

Dois meses antes, em outro encontro fora da agenda, o presidente da República convidou o ministro para um jantar, no qual trataram, conforme o próprio Mendes, do aperfeiçoamento do sistema presidencialista.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

fama Rio Grande do Sul Há 15 Horas

Grávida, Miss Brasil 2008 está desaparecida há 3 dias após chuvas no RS

justica Santos Há 7 Horas

Homem é flagrado abusando sexualmente de moradora em situação de rua

brasil enchentes no Rio Grande do Sul Há 15 Horas

Aeroporto de Porto Alegre suspende voos por tempo indeterminado

justica São Paulo Há 14 Horas

Corpo achado em matagal é de adolescente que sumiu ao comprar lanche

brasil justa causa Há 15 Horas

Bancária é demitida ao postar foto no crossfit durante afastamento médico

lifestyle Ozempic Há 15 Horas

'Seios Ozempic' entre os possíveis efeitos colaterais do antidiabético

brasil enchentes no Rio Grande do Sul Há 7 Horas

Sobe para 57 o número de mortos em temporais do RS

mundo Pensilvânia Há 15 Horas

Mulher morre após ser atingida por cilindro de metal desgovernado

fama Rio de Janeiro Há 14 Horas

Madonna faz show hoje para 1,5 milhão de fãs; saiba tudo do evento

brasil Brasil Há 4 Horas

Pastor assume que beijou filha na boca: "Que mulherão! Ai, se eu te pego"