Parlamento do Mercosul debate proteção dos 'rios voadores'

Umidade, ameaçada em função do desmatamento da mata amazônica, é essencial para alimentar chuvas na maioria dos países do território sul-americano

© Nacho Doce/Reuters

Mundo Amazônia 25/04/18 POR Estadao Conteudo

Especialistas na questão da água participam nesta quinta-feira (26), em Montevidéu, no Uruguai, de reunião no Parlamento do Mercosul para discutir a proteção dos chamados "rios voadores", umidade de transposição da Amazônia. Essa umidade, ameaçada em função do desmatamento da mata amazônica, é essencial para alimentar chuvas na maioria dos países do território sul-americano.

PUB

O presidente Instituto Brasileiro de Proteção Ambiental (Proam), Carlos Bocuhy, estará no encontro e foi convidado pelo Parlamento do Mercosul a fazer uma exposição sobre a necessidade de proteção dos rios voadores. Ao seu lado, participa também Yara Schaeffer-Novelli, professora da USP e sócia-fundadora do Instituto BiomaBrasil, uma autoridade em preservação ambiental.

+ ONU quer incluir direitos humanos nas negociações entre Coreias

Segundo Bocuhy, "o Brasil e demais países do Mercosul têm um dever de casa a fazer: a proteção de seu maior ecossistema hídrico, fenômeno natural conhecido como rios voadores, que cria e leva as chuvas continente adentro, garantindo a vidas das espécies vivas, dos seres humanos, das cidades, da agricultura e das atividades industriais". Sem a proteção das áreas que alimentam e mantém essa transposição de umidade e chuvas, não haverá sustentabilidade para a América do Sul.

A professora Yara argumenta que a "a água é determinante no equilíbrio ecológico da vida no Planeta. No Brasil, temos a grande região Amazônica, geradora de sua própria chuva e dos assim chamados "rios voadores", cursos aéreos de vapor d'água atmosféricos, carreando umidade da Bacia Amazônica para o Centro-Oeste até o contraforte dos Andes, o Sudeste e o Sul do Continente Americano, promovendo a conectividade entre os habitats, estabelecendo verdadeiros corredores ecológicos que asseguram a manutenção da diversidade biológica".

Ao final do encontro no Parlamento, o Proam vai sugerir a criação de um Grupo de Trabalho, no âmbito do Mercosul, para aprofundar uma proposta de Tratado Internacional do Mercosul para a proteção dos "rios voadores", ou dos grandes ecossistemas que garantem a transposição da umidade continente adentro. Com informações do Estadão Conteúdo.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

brasil Paraíba Há 22 Horas

Menina de 6 anos tem pinos colocados em perna errada

fama DEBORAH-EVELYN Há 23 Horas

Famosos cometem gafe ao elogiar Deborah Evelyn em foto com marido

fama Iraque Há 19 Horas

Influencer iraquiana é morta a tiros em Bagdá

lifestyle Signos Há 23 Horas

Estes são os três signos que adoram ser independentes!

tech Ataque Há 23 Horas

Hackers vazam imagens de pacientes de cirurgia nus e prontuários de clínica de saúde sexual

fama Casais famosos Há 18 Horas

Romances estranhos dos famosos (e que ninguém parece lembrar!)

fama LUTO Há 23 Horas

Famosos lamentam morte de Anderson Leonardo, cantor do Molejo

politica Arthur Lira 27/04/24

Governo Lula nomeia indicado de Arthur Lira para substituir primo demitido no Incra

economia turismo interno 27/04/24

Lula defende ampliação de voos regionais pelo Brasil e pede renovação de frota de aviões

mundo Guangzhou Há 18 Horas

Tornado atinge cidade na China e deixa rastro de destruição; vídeo