EUA: senador pede para acelerarem saída de Maduro da Venezuela

Marco Rúbio acusou a Venezuela de ser "um Estado patrocinador do tráfico de drogas"

© Reuters

Mundo Crise 25/04/18 POR Lusa

O senador republicano norte-americano Marco Rúbio, um dos promotores das sanções contra a Venezuela, disse nesta quarta-feira (25) que "chegou a hora" dos Estados Unidos acelerarem "a saída do poder" do Presidente venezuelano, Nicolás Maduro.

PUB

A Venezuela atingiu um ponto de inflexão para o seu povo e para o hemisfério ocidental. A crise na Venezuela não é apenas uma perturbação regional. O seu governo socialista se converteu em um perigo para os seus vizinhos e para a nossa [dos EUA] própria segurança", afirmou Rúbio à estação de televisão norte-americana CNN.

+ ONU quer incluir direitos humanos nas negociações entre Coreias

Marco Rúbio disse que o "regime do ditador venezuelano Nicolás Maduro ameaça os interesses dos EUA" e acusou a Venezuela de ser "um Estado patrocinador do tráfico de drogas", apesar de Caracas negar as acusações.

O senador do Partido Republicano ainda afirmou que o regime de Maduro "proporciona um porto seguro a organizações terroristas internacionais, como as Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia, o Exército de Libertação Nacional". "Tem atacado a ordem democrática regional e alia-se ativamente com os inimigos dos EUA, incluindo a ditadura cubana, a Rússia, assim como o Irão e o Hezbollah".

Rúbio disse também que os efeitos das sanções contra o regime da Venezuela provocaram a fuga de muitos venezuelanos para países vizinhos como o Brasil e a Colômbia, afetando os "esforços dos Estados Unidos e dos seus parceiros regionais para promover a democracia, os direitos humanos e a estabilidade no hemisfério ocidental".

"Chegou a hora das nações democráticas da região trabalharem juntas e acelerarem a saída de Maduro do poder", afirmou, recordando que a crise venezuelana dominou os debates do último encontro das Américas. Ele também recordou que 16 países do Grupo de Lima condenam a "realização simulada das eleições presidenciais" antecipadas, previstas para 20 de maio.

O senador republicano defendeu a aplicação de sanções regionais, por parte de países aliados de Washington, para evitar alegados delitos do Governo venezuelano no acesso a financiamento e à banca internacional.

"Finalmente, devemos estar prontos para ajudar a reconstruir uma Venezuela livre e democrática (...). Necessitamos do equivalente multilateral do Plano Marshall, a iniciativa norte-americana para reconstruir a Europa depois do final da II Guerra Mundial", acrescentou. Com informações da Lusa. 

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

fama Rio Grande do Sul Há 23 Horas

Grávida, Miss Brasil 2008 está desaparecida há 3 dias após chuvas no RS

justica Santos Há 16 Horas

Homem é flagrado abusando sexualmente de moradora em situação de rua

justica São Paulo Há 23 Horas

Corpo achado em matagal é de adolescente que sumiu ao comprar lanche

brasil justa causa Há 23 Horas

Bancária é demitida ao postar foto no crossfit durante afastamento médico

lifestyle Ozempic Há 23 Horas

'Seios Ozempic' entre os possíveis efeitos colaterais do antidiabético

brasil enchentes no Rio Grande do Sul Há 16 Horas

Sobe para 57 o número de mortos em temporais do RS

mundo Pensilvânia Há 23 Horas

Mulher morre após ser atingida por cilindro de metal desgovernado

fama MADONNA-RIO Há 16 Horas

Show Madonna no Rio será com playback, assim como outros da turnê; entenda

fama Rio de Janeiro Há 22 Horas

Madonna faz show hoje para 1,5 milhão de fãs; saiba tudo do evento

fama AYRTON-SENNA Há 18 Horas

Galisteu revela 3 sonhos não realizados de Ayrton Senna