Petrobras dá início a processo de venda de refinarias

Nos prospectos, estatal diz que o mercado brasileiro de refino é oportunidade "única e atraente"

© Reuters / Paulo Whitaker

Economia negociação 27/04/18 POR Folhapress

A Petrobras lançou nesta sexta (27) os prospectos de venda de participações em quatro de suas refinarias. Nos documentos, diz que o mercado brasileiro de refino é oportunidade "única e atraente". Os interessados têm até o dia 18 de junho para assinar acordos de confidencialidade e obter acesso a informações sobre os ativos.

PUB

A venda é parte do plano de desinvestimentos da estatal e enfrenta grande resistência entre sindicatos ligados à empresa. A direção da Petrobras espera concluir o processo ainda este ano e contratou assessoria do Citigroup para as operações.

Serão duas operações diferentes, uma envolvendo ativos na região Nordeste e oura na região Sul. A Petrobras vai criar duas subsidiárias, cada uma com dias refinarias, e colocar à venda 60% de cada uma.

No prospecto de venda, a Petrobras diz que o mercado brasileiro de refino oferece oportunidades de crescimento e de boas margens, uma vez que o país tem grande produção de petróleo e é o 5º maior mercado de combustíveis do mundo.

+ Dólar em alta? Confira seis formas de baratear a compra da moeda

"A proximidade dos campos produtores de petróleo na costa brasileira com o grande mercado consumidor brasileiro de produtos refinados faz do segmento de 'downstream' [que inclui transporte e refino de petróleo) seja um investimento único e atraente", afirma a empresa.

A subsidiária nordestina terá as refinarias Landulpho Alves, na Bahia, e Abreu e Lima, em Pernambuco, além de cinco terminais de movimentação de petróleo e derivados e 770 quilômetros de oleodutos. A subsidiária garante ao comprado mercado potencial de combustíveis nas regiões Nordeste e Norte.

Essa nova empresa terá 19% da capacidade de refino do país. Se decidir concluir as obras da refinaria Abreu e Lima, dobrando sua capacidade para 230 mil barris por dia, ampliará sua fatia de mercado para 24%.

A subsidiária da região Sul reúne as refinarias Alberto Pasqualini, no Rio Grande do Sul, e Presidente Getúlio Vargas, no Paraná, além de sete terminais e 736 quilômetros de oleodutos. É responsável por 17% da capacidade nacional de refino.

Poderão participar empresas com pelo menos US$ 5 bilhões em faturamento e experiência no setor de refino de petróleo. Ou fundos de investimentos com ativos de ao menos US$ 1 bilhão. Com informações da Folhapress.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

fama Luto Há 19 Horas

Morre aos 95 anos o ator e comediante José Santa Cruz

tech ESA Há 17 Horas

Sonda da Agência Europeia detecta 'aranhas' em Marte

fama DEBORAH-EVELYN Há 16 Horas

Famosos cometem gafe ao elogiar Deborah Evelyn em foto com marido

mundo Titanic Há 20 Horas

Relógio de ouro do homem mais rico no Titanic vai ser leiloado

brasil Paraíba Há 15 Horas

Menina de 6 anos tem pinos colocados em perna errada

lifestyle Signos Há 17 Horas

Estes são os três signos que adoram ser independentes!

mundo Argentina Há 19 Horas

Bebê morre após ser abandonado pela mãe em stand de carros na Argentina

fama Iraque Há 12 Horas

Influencer iraquiana é morta a tiros em Bagdá

tech Ataque Há 17 Horas

Hackers vazam imagens de pacientes de cirurgia nus e prontuários de clínica de saúde sexual

mundo Equador Há 19 Horas

Queda de helicóptero militar no Equador causa morte dos oito tripulantes