Saiba testar novo Gmail, com mais recursos de privacidade e segurança

A nova versão é a maior atualização do aplicativo nos últimos anos

© Pixabay

Tech atualização 28/04/18 POR Agência Brasil

A Google anunciou esta semana mudanças na sua ferramenta de e-mail, o Gmail. A companhia criou uma nova funcionalidade denominada “modo confidencial do Gmail”. A nova versão é a maior atualização do aplicativo nos últimos anos e traz recursos adicionais que permitem maior controle sobre as mensagens enviadas.

PUB

Segundo o site especializado Statista, o Gmail é o segundo aplicativo de correio eletrônico mais popular do mundo, ficando atrás apenas do utilizado no Iphone da Apple. A medida é uma iniciativa do conglomerado em um momento em que a capacidade das plataformas digitais de proteger os dados dos usuários é questionada, especialmente em razão do escândalo envolvendo o Facebook e a empresa de marketing digital britânica Cambridge Analytica.

 No modo confidencial do Gmail, o usuário pode, por exemplo, criar data de validade para uma mensagem enviada, que é deletada no prazo determinado. Outro recurso possibilita que o detentor de uma conta apague uma mensagem já enviada. A possibilidade de apagar conteúdos enviados já existe em aplicativos como Whatsapp. Já o “prazo de validade” é um dos recursos de outro mensageiro, o Telegram.

O novo Gmail permite novas formas de autenticação. Entre elas está a necessidade de um código adicional que o remetente deve disponibilizar ao destinatário para que ele possa abrir a mensagem e ter acesso ao conteúdo.

O detentor de conta pode controlar também ações do destinatário com o e-mail. Há a possibilidade de proibir, por exemplo, que a pessoa encaminhe, imprima, copie ou baixe a mensagem. “Isso ajuda a reduzir o risco de informações confidenciais serem compartilhadas com as pessoas erradas”, explica o vice-presidente de gestão de produtos, David Thacker.

O “novo Gmail”, contudo, ainda não está sendo oferecido pela Google aos usuários que já dispõe do aplicativo. Para testar, ou migrar definitivamente para a nova versão, o detentor de uma conta precisa alterar as configurações, em procedimento bastante simples.

No canto superior direito, há um botão chamado “configurações” (ou “settings” para quem usa a versão em inglês”). Ao apertar, abrirá um menu em que há a opção “testar novo Gmail”. Clicando nesta alternativa, o usuário é direcionado para o aplicativo atualizado, podendo escolher entre os modos padrão, confortável ou compacto. Com informações da Agência Brasil. 

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

fama Luto Há 15 Horas

Morre aos 95 anos o ator e comediante José Santa Cruz

tech ESA Há 13 Horas

Sonda da Agência Europeia detecta 'aranhas' em Marte

mundo Titanic Há 16 Horas

Relógio de ouro do homem mais rico no Titanic vai ser leiloado

fama DEBORAH-EVELYN Há 12 Horas

Famosos cometem gafe ao elogiar Deborah Evelyn em foto com marido

tech Ataque Há 12 Horas

Hackers vazam imagens de pacientes de cirurgia nus e prontuários de clínica de saúde sexual

lifestyle Signos Há 12 Horas

Estes são os três signos que adoram ser independentes!

mundo Argentina Há 15 Horas

Bebê morre após ser abandonado pela mãe em stand de carros na Argentina

fama Iraque Há 7 Horas

Influencer iraquiana é morta a tiros em Bagdá

brasil Paraíba Há 11 Horas

Menina de 6 anos tem pinos colocados em perna errada

fama Casais famosos Há 7 Horas

Romances estranhos dos famosos (e que ninguém parece lembrar!)