Caixa não pode exigir termo de quitação para indenizar cliente

Joias penhoradas por cliente foram roubadas de uma agência da Caixa

© Reprodução

Economia joias 30/04/18 POR Estadao Conteudo

A Caixa Econômica Federal terá que pagar o valor de indenização de joias que foram penhoradas por uma cliente e roubadas da agência, sem a exigência da assinatura do termo de quitação plena ou integral de empréstimo. A decisão é do juiz federal Décio Gabriel Gimenez, da 3ª Vara Federal de Santos.

PUB

A cliente penhorou as joias, avaliadas em R$ 59.420,00, como garantia para obter um valor de R$ 7.055,00, em janeiro de 2017. Após o furto, ela pediu indenização e observou que o contrato limita o pagamento a 150% do valor de avaliação do bem pela Caixa.

Para receber a indenização prevista, entretanto, ela precisaria assinar um termo de quitação integral do valor devido, o que impediria ação judicial pleiteando um valor maior. Então, a cliente entrou com uma ação para garantir o direito de receber o valor de indenização previsto, sem a assinatura de tal documento.

Na defesa, a Caixa não se manifestou quanto ao pedido de tutela e afirmou não ter interesse em audiências de conciliação, uma vez que o valor da indenização foi prefixado no contrato e não há recusa para pagamento. Afirmou também que não houve falha na prestação do serviço, ‘uma vez que houve assalto à agência onde as joias estavam guardadas, de modo que estaria excluída sua responsabilidade’.

Gimenez considerou que a exigência da assinatura do temo de quitação é ‘abusiva’. "Aliás, neste ponto, é intolerável que um ente público, que deve dar o exemplo no que concerne ao respeito dos direitos dos particulares (seja na condição de usuários, seja na condição de consumidores, como no caso) tente, por qualquer instrumento, obstar, limitar ou impedir que a parte contrária exercite o direito de ação, a fim de tutelar sua esfera de direitos, sempre e quando se sinta lesada", escreveu.

O magistrado determinou que a Caixa efetue o pagamento imediato do valor de indenização previsto no contrato, independentemente de assinatura de termo, sendo admitida a exigência de assinatura de recibo.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

justica Santos Há 20 Horas

Homem é flagrado abusando sexualmente de moradora em situação de rua

fama MADONNA-RIO Há 20 Horas

Show Madonna no Rio será com playback, assim como outros da turnê; entenda

brasil enchentes no Rio Grande do Sul Há 20 Horas

Sobe para 57 o número de mortos em temporais do RS

fama AYRTON-SENNA Há 22 Horas

Galisteu revela 3 sonhos não realizados de Ayrton Senna

fama MADONNA-AMORES Há 22 Horas

Madonna exibe fotos de ex-amores em telão de shows

brasil Brasil Há 17 Horas

Pastor assume que beijou filha na boca: "Que mulherão! Ai, se eu te pego"

esporte Fórmula 1 Há 19 Horas

Verstappen vence no GP de Miami a 9ª corrida sprint de Fórmula 1; Ricciardo é o 4º

esporte Campeonato Inglês Há 23 Horas

Jesus dá assistência à la Ronaldinho Gaúcho, Arsenal vence e continua na liderança do Inglês

fama PAULO-GUSTAVO Há 20 Horas

Thales Bretas relembra morte de Paulo Gustavo: 'Horas boas, horas bem amargas'

fama Namoro Há 19 Horas

Pegadores! Astros que tiveram mais parceiros famosos em Hollywood