Em defesa de Lula, centrais sindicais realizam ato do Dia do Trabalho

O ato será realizado na praça Santos Andrade, no centro de Curitiba, com shows de artistas como Beth Carvalho, Ana Cañas e o rapper Renegado

© Rodolfo Buhrer / Reuters

Brasil paraná 01/05/18 POR Folhapress

Sete centrais sindicais do país incluirão às reivindicações do Dia do Trabalho a libertação do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, preso na Superintendência da Polícia Federal em Curitiba desde o dia 7 de abril. Um ato unificado será realizado na capital paranaense nesta terça-feira (1º), a partir das 14h, em defesa do petista e da sua participação nas eleições deste ano.

PUB

As centrais participantes são: CUT (Central Única dos Trabalhadores), Força Sindical, UGT (União Geral dos Trabalhadores), CTB (Central dos Trabalhadores e Trabalhadores do Brasil), Nova Central, CSB (Central dos Sindicatos do Brasil) e Intersindical.

O ato será realizado na praça Santos Andrade, no centro de Curitiba, com shows de artistas como Beth Carvalho, Ana Cañas e o rapper Renegado. A partir das 16h, começam os discursos políticos. Movimentos sociais como MST, MTST, UNE e Central de Movimentos Populares também confirmaram presença.

Na página oficial, a CUT afirma que Lula é "mantido como preso político" e que elegê-lo para a Presidência "é a chance que a classe trabalhadora tem de conseguir resgatar direitos perdidos nos últimos anos".

O deputado federal Paulo Pereira da Silva (SD-SP), conhecido como Paulinho da Força, afirma que a pauta única dos movimentos continua a ser a questão do emprego e contra as reformas trabalhista e da Previdência.

Segundo ele, o ato na capital paranaense será contra a prisão em segunda instância, mas "vai acabar virando um ato pró-Lula", o que ele diz não ter problema nenhum.

A CSP Conlutas não aderiu à mobilização unificada em defesa de Lula e fará atos pelo país e nas periferias de São Paulo contra as reformas do governo de Michel Temer e a violência da Polícia Militar contra pobres e negros.

"Esses são os eixos que unificam, mas parte das centrais colocou a defesa de Lula. Lula e o PT dirigiram esse país por 13 anos e atacaram os direitos da classe trabalhadora como qualquer outro governo", disse Paulo Barela, integrante da executiva nacional do sindicato.

O dirigente discorda da ideia de que o ex-presidente é inocente. "Não achamos que Lula está preso porque existe uma conspiração da direita, dos governos burgueses, para tirá-lo da eleição. Óbvio que esses interesses estão implícitos, mas concretamente está preso porque se envolveu em corrupção", afirmou.

EVENTOS

Além de Curitiba, as centrais sindicais realizarão atos e shows pelo país para marcar a data. Em São Paulo, a CUT promove shows a partir das 12h, na praça da República, com Liniker e os Caramelows, Chico César, Leci Brandão e Preta Rara. Na praça Campo de Bagatelle, na zona norte de São Paulo, a Força Sindical a programação começa às 8h, com shows de artistas sertanejos, como Leonardo, Simone e Simaria e Maiara e Maraisa, e sorteio de prêmios. Com informações da Folhapress.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

fama Rio Grande do Sul Há 21 Horas

Grávida, Miss Brasil 2008 está desaparecida há 3 dias após chuvas no RS

justica Santos Há 13 Horas

Homem é flagrado abusando sexualmente de moradora em situação de rua

brasil enchentes no Rio Grande do Sul Há 22 Horas

Aeroporto de Porto Alegre suspende voos por tempo indeterminado

justica São Paulo Há 21 Horas

Corpo achado em matagal é de adolescente que sumiu ao comprar lanche

brasil justa causa Há 21 Horas

Bancária é demitida ao postar foto no crossfit durante afastamento médico

lifestyle Ozempic Há 21 Horas

'Seios Ozempic' entre os possíveis efeitos colaterais do antidiabético

brasil enchentes no Rio Grande do Sul Há 13 Horas

Sobe para 57 o número de mortos em temporais do RS

mundo Pensilvânia Há 21 Horas

Mulher morre após ser atingida por cilindro de metal desgovernado

fama Rio de Janeiro Há 20 Horas

Madonna faz show hoje para 1,5 milhão de fãs; saiba tudo do evento

fama MADONNA-RIO Há 14 Horas

Show Madonna no Rio será com playback, assim como outros da turnê; entenda