Incêndio destrói 464 hectares em parque em Ouro Verde (SP)

A área queimada corresponde a cerca de 500 campos de futebol

© Reprodução / Jorge Zanoni

Brasil fogo 30/04/18 POR Estadao Conteudo

Um incêndio iniciado neste sábado, 28, e só totalmente controlado na manhã desta segunda-feira, 30, destruiu 464 hectares de matas no interior e na zona de amortecimento do Parque Estadual do Rio do Peixe, em Ouro Verde, no oeste paulista. Com 7.720 hectares, a unidade de conservação abriga raros exemplares, em território paulista, do cervo-do-pantanal, o maior cervídeo sul-americano, considerado em estado vulnerável de ameaça pela União Internacional para a Conservação da Natureza (IUCN). A área queimada corresponde a cerca de 500 campos de futebol.

PUB

De acordo com a Polícia Militar Ambiental, o fogo teria se iniciado dentro do parque e se estendeu ao entorno, atingindo também plantações de cana-de-açúcar. Funcionários de usinas deram os primeiros combates às chamas que, atiçadas pelo vento, fugiram do controle. As frentes de fogo avançaram pelo interior da unidade e atingiram maciços florestais até então muito preservados.

Como os focos estavam espalhados, a Ambiental mobilizou várias frentes de trabalho com sete caminhões pipas, três tratores e uma carreta-tanque na tentativa de conter o avanço das chamas. O calor e a baixa umidade do ar na região também colaboraram para a propagação do incêndio.

Quando o incêndio foi considerado debelado, nesta manhã, estavam queimados 296 hectares no interior do parque estadual e 168 hectares na zona de amortecimento, incluindo lavouras de cana-de-açúcar. A dificuldade de acesso não permitiu um levantamento da fauna possivelmente afetada pelas chamas.

Registros da Polícia Ambiental indicam que o parque é invadido com frequência por caçadores. Também já houve registros de queimadas de cana em fazendas da região. A Polícia Civil de Ouro Verde vai investigar as causas do incêndio.

O Parque Estadual Rio de Peixe foi criado em 2002 pela Companhia Energética de São Paulo (Cesp) a título de compensação ambiental pela construção da Usina Hidrelétrica Engenheiro Sérgio Motta, no Rio Paraná. A área, que se estende pelos municípios de Ouro Verde, Dracena, Presidente Venceslau e Piquerobi, protege as várzeas do Rio do Peixe, importante afluente do Paraná.

A Fundação Florestal, órgão da Secretaria Estadual do Meio Ambiente que administra o Parque Estadual Rio do Peixe informou que a área atingida pelo incêndio é composta principalmente por pastagens e vegetação em estágio secundário de regeneração, não tendo sido queimada a área florestal mais densa. As causas e a extensão do incêndio estão sendo apuradas. Conforme a Secretaria, o combate se deu com apoio de brigadas de incêndio de usinas da região, equipadas para fazer frente a esse tipo de ocorrência.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

fama Jojo Todynho Há 20 Horas

Jojo Todynho veste roupa que usava antes de perder 50kg. "Saco de batata"

mundo EUA Há 19 Horas

Criança morre após ser forçada a correr em esteira pelo pai

brasil Herança Há 22 Horas

Viúvo de Walewska cobra aluguel para que sogros morem em imóvel da filha

brasil Rio Grande do Sul Há 22 Horas

Governador do RS alerta para "maior desastre da história" do estado

fama Brian McCardie Há 21 Horas

Morre Brian McCardie, ator da série Outlander, aos 59 anos

fama Bastidores da TV Há 13 Horas

Bianca Rinaldi relata agressões de Marlene Mattos: "Humilhação"

brasil MORTE-SC Há 21 Horas

Adolescente de 14 anos morre após ser picado por cobra venenosa em SC

mundo Londres Há 21 Horas

Responsável por ataque com espada em Londres tem cidadania brasileira

fama Isabel Veloso Há 22 Horas

Marido de influencer com câncer terminal: 'Finjo que não vai acontecer'

esporte Arábia Saudita Há 21 Horas

Sem folga: Al Hilal treina após garantir vaga na final; veja as imagens