Guerrero é liberado para jogar até tribunal anunciar veredito

A punição imposta pela Fifa ao peruano termina hoje (3)

© Gilvan de Souza / Flamengo

Esporte punição 04/05/18 POR Folhapress

O atacante Paolo Guerrero, que foi suspenso pela Fifa em novembro por doping, recebeu autorização do TAS (Tribunal Arbitral do Esporte, na sigla em francês) para jogar pelo Flamengo até ser anunciada a decisão final sobre seu caso.

PUB

A punição imposta pela Fifa ao peruano termina nesta quinta-feira (3). Neste mesmo dia, em sessão de mais de dez horas, o TAS discutiu se estenderá a pena por mais dois anos, sob recomendação da Wada (Agência Mundial Antidoping, na sigla em inglês).

Leia também: ‘O chefe do PSG se chama Neymar’, afirma técnico Unai Emery

No entanto, a corte não comunicou seu veredito e não determinou prazo para tal. Até lá, o atacante poderá atuar por seu clube.

Guerrero compareceu ao julgamento em Lausanne, na Suíça, e, na saída, se disse otimista quanto a uma decisão favorável. "Disse tudo o que tinha que dizer, e agora é preciso esperar a decisão", afirmou o peruano.

O atacante foi suspenso após um exame detectar em seu organismo a presença de benzoilecgonina, principal metabólito da cocaína. Inicialmente, ele deveria ficar longe dos gramados por um ano, mas, posteriormente, teve pena reduzida para seis meses.

A audiência na Suíça tinha por objetivo entender se Guerreiro consumiu a substância dopante de forma involuntária ou se ele usou ciente dos riscos.

Desde o início da suspensão, o jogador do Flamengo negou o uso da droga, destacando que ingeriu chá de coca, bebida tradicional em seu país, durante concentração do Peru em Buenos Aires, para duelo contra a Argentina pelas eliminatórias da Copa do Mundo.

Contratado por Guerrero, o bioquímico Luiz Carlos Cameron alegou que a quantidade da substância dopante encontrada na urina do jogador não era suficiente para responsabilizá-lo por uso de droga.

O bioquímico salientou que não havia traços de coca no cabelo do jogador, o que seria mais uma evidência de que Guerrero não havia consumido cocaína.

De acordo com o jornal espanhol As, o depoimento de uma funcionária do hotel ao TAS, via Skype, pode ser determinante para o encerramento do processo. A funcionária informou aos membros do Tribunal que ofereceu o chá para Guerrero na concentração dos peruanos.

Com a volta aos campos antes do veredito do TAS, Guerrero analisa novo contrato com o Flamengo. O peruano tem vínculo com o clube até agosto. O atacante está à disposição para a rodada de fim de semana pelo Brasileirão. O time rubro-negro enfrenta o Internacional, no domingo (6). Com informações da Folhapress. 

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

fama Luto Há 11 Horas

Morre aos 95 anos o ator e comediante José Santa Cruz

tech ESA Há 9 Horas

Sonda da Agência Europeia detecta 'aranhas' em Marte

mundo Titanic Há 12 Horas

Relógio de ouro do homem mais rico no Titanic vai ser leiloado

tech Ataque Há 8 Horas

Hackers vazam imagens de pacientes de cirurgia nus e prontuários de clínica de saúde sexual

mundo Argentina Há 11 Horas

Bebê morre após ser abandonado pela mãe em stand de carros na Argentina

fama Casais famosos Há 3 Horas

Romances estranhos dos famosos (e que ninguém parece lembrar!)

esporte Brasil agora mesmo

Estátua de Daniel Alves em Juazeiro vai ser retirada; entenda

lifestyle Signos Há 8 Horas

Estes são os três signos que adoram ser independentes!

fama DEBORAH-EVELYN Há 8 Horas

Famosos cometem gafe ao elogiar Deborah Evelyn em foto com marido

fama Redes Sociais Há 10 Horas

Adriano Imperador nega caso com Gracyanne e Belo