Polícia vai apurar cobranças a moradores em outras ocupações de SP

Segundo a Polícia Civil, um curto-circuito em uma tomada no quinto andar do edifício deu início ao incêndio que causou o desabamento do prédio

© Reuters

Brasil largo do paiçandu 03/05/18 POR Estadao Conteudo

O inquérito instaurado pela Polícia Civil de São Paulo para apurar o incêndio e desabamento do Edifício Wilton Paes, no Largo do Paiçandu, também vai investigar cobranças feitas a moradores de outras ocupações da cidade. A informação foi dada pelo secretário da segurança pública, Mágino Alves Barbosa, na tarde desta quinta-feira, 3.

PUB

"(O inquérito) é para apurar cobranças. Vamos investigar as associações e não os movimentos que promovem as ocupações. Investigar as associações que exploram moradores das ocupações", explicou Barbosa.

A União, proprietária do imóvel que desabou, pediu à Polícia Federal que investigue a cobrança de eventuais taxas de aluguel dos ocupantes, seus responsáveis e motivações. Todos os moradores consultados pelo Estado relataram que pagavam "aluguel" entre R$ 100 e R$ 350 por mês. Segundo afirmam, a taxa era usada para custear produtos de limpeza, além de advogados que atuam para o movimento.

Causas

Segundo a Polícia Civil, um curto-circuito em uma tomada no quinto andar do edifício deu início ao incêndio que causou o desabamento do prédio, na madrugada de terça-feira, 1º Walkiria Camargo do Nascimento, que morava no barraco onde o fogo começou, foi ouvida pela polícia.

Segundo as investigações, havia um microondas, uma geladeira e uma televisão conectados a uma tomada, que deu curto e explodiu. Na hora, Walkiria estava no barraco com o marido, Pedro Lucas de Sampaio Viana Ribeiro, de 32 anos, e dois filhos, uma criança de 3 anos e outra de 10 meses. Todos dormiam.

Os moradores só teriam percebido o incêndio com o fogo já avançado. Segundo depoimento, Walkiria conseguiu resgatar a caçula e descer pelas escadas. A outra criança, Maria Cecília, sofreu queimaduras e está na UTI do Hospital das Clínicas em estado gravíssimo. O pai queimou 2/3 do corpo e também está internado, entubado, na Santa Casa de São Paulo.

Segundo o secretário, a família que morava no barraco onde o incêndio teve início, no quinto andar do edifício, foi separada pelo resgate. "Na hora da confusão, a família foi separada pelo resgate. A mãe (Walkiria) conseguiu salvar um bebê de colo", afirmou o secretário. Com informações do Estadão Conteúdo.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

fama Simony Há 14 Horas

Simony volta ao hospital para tratamento contra o câncer um ano após cura

mundo EUA Há 10 Horas

Avião de Trump se choca com outro após aterrissagem na Florida

politica JUSTIÇA-8 DE JANEIRO Há 11 Horas

Condenados do 8/1 quebram tornozeleira e deixam país

mundo EUA Há 13 Horas

Noivos viralizam com lista de regras rígidas para casamento; veja

mundo México Há 13 Horas

Jovem britânica luta com crododilo para salvar a irmã gêmea

fama Acidente Há 10 Horas

Ator que faz o Rio em 'La Casa de Papel' sofre acidente de moto

fama Monique Evans Há 13 Horas

Monique Evans eliminou 20 kg antes de casamento com DJ Cacá Werneck

mundo EUA Há 12 Horas

Destroços da ponte de Baltimore desabam após explosão; veja as imagens

esporte Luto Há 9 Horas

Boxeador britânico de 29 anos morre no ringue durante primeira luta oficial

justica Feminicídio Há 14 Horas

Homem mata esposa na frente da filha e foge com bebê de um ano