Zuckerberg ri e não responde se Facebook é uma empresa de mídia

Ele foi questionado por uma jornalista a respeito do tema

© Reuters / Adnan Abidi

Tech Reação 04/05/18 POR Folhapress

O presidente do Facebook, Mark Zuckerberg, se esquivou da pergunta sobre a rede social ser uma ou não empresa de mídia, segundo a editora da revista The Atlantic Adrienne LaFrance.

PUB

Ele foi questionado pela jornalista a respeito do tema ao final de encontro reservado com jornalistas, e executivos em Palo Alto (EUA).

Zuckerberg riu e não disse nada. Avisado de que era uma pergunta séria, riu novamente, escreveu a jornalista em texto publicado na terça-feira (1º).

+ Twitter pede que usuários troquem senha devido a falha

Na reunião, o presidente do Facebook disse que a empresa possui duas responsabilidades em relação a notícias: garantir que os usuários da rede recebam informações confiáveis e ajudá-los a construir um repertório comum de conhecimentos e fatos que permitam debates entre eles.

A jornalista aponta contradições no fato de Zuckerberg defender a importância do jornalismo e querer fomentar discussões a partir desse terreno comum de conhecimentos ao mesmo tempo que dá pouca importância ao conteúdo jornalístico na rede social.

LaFrance aponta que o Facebook, junto com o Google, drenaram a maior parte da receita publicitária online das empresas de mídia.

Também critica o fato de a rede não pagar produtores que usam suas plataformas para divulgar seus conteúdos e por ter decidido, em janeiro deste ano, priorizar mais postagens feitas por amigos do que as publicações de empresas de jornalismo profissional no que é mostrado na linha do tempo de usuários.

"Penso que notícias são incrivelmente importantes para a sociedade e para a democracia. Porém notícias são uma pequena minoria do conteúdo lido no Facebook", disse Zuckerberg, segundo o relato.

Citando trechos da conversa, LaFrance também aponta que Zuckerberg vê pouca diferença entre opinião de amigos e conteúdo jornalístico profissional.  "Penso que, em geral, as empresas jornalísticas têm uma opinião. Muito do que vocês fazem é ter uma opinião", disse ele. "O Facebook tem mais opiniões. Mostrando aos usuários mais opiniões, eles têm mais opções."

Zuckerberg defendeu um modelo de apoio financeiro ao jornalismo oriundo do governo, citando o caso da rede pública britânica de televisão BBC.

Questionado sobre a possibilidade de o próprio Facebook poder patrocinar o jornalismo, beneficiando empresas que usam sua plataforma, ele disse não ter certeza se isso faria sentido.

O secretários de Redação do The New York Times, Joseph Kahn, também presente à reunião, criticou a fala de Zuckerberg, chamando ela de totalmente "Trumpiana", segundo LaFrance.

Kahn, de acordo com o relato da jornalista, disse que a compreensão de Zuckerberg sobre o que é jornalismo é particularmente prejudicial em tempos em que o presidente americano faz ataques à imprensa livre. Com informações da Folhapress. 

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

politica CHUVA-RS Há 16 Horas

Mortes pelas chuvas chegam a 75 e governador fala em 'Plano Marshall'

justica Santos Há 21 Horas

Homem é flagrado abusando sexualmente de moradora em situação de rua

fama MADONNA-RIO Há 19 Horas

Madonna posta vídeo abraçada com Pabllo Vittar e agradece ao Brasil

fama BERNARD-HILL Há 18 Horas

Morre Bernard Hill, que atuou em 'Titanic' e 'Senhor dos Anéis', aos 79 anos

mundo enchentes no Rio Grande do Sul Há 18 Horas

Papa Francisco reza por vítimas de chuvas no Rio Grande do Sul

brasil Rio Grande do Sul Há 21 Horas

Loja da Havan fica debaixo d'água em Lajeado, no Rio Grande do Sul

mundo EUA Há 17 Horas

Padre usa 200 mil reais do cartão da igreja para jogar 'Candy Crush'

brasil CHUVA-RS Há 18 Horas

Nível recorde do Guaíba coloca Porto Alegre em alerta de 'inundação severa'

fama MADONNA-RIO Há 18 Horas

Tradutora da Globo viraliza ao evitar expressões sexuais de Madonna em show

politica Rio Grande do Sul Há 19 Horas

Lula chega a centro de operações do Exército em Porto Alegre para se reunir com Eduardo Leite