Exposição em SP cria ambiente de imersão no universo da terceira idade

Buscando encurtar distâncias entre jovens e idosos, a exposição interativa "Diálogo com o Tempo" está exposta na Unibes Cultural

© JORGE LOPEZ / Unsplash (Foto ilustrativa)

Cultura envelhecimento 03/05/18 POR Folhapress

Subir escadas com 5 quilos a mais em cada perna, jogar videogame vestindo luvas e tentar encaixar uma chave na fechadura com um bracelete que treme ao redor do braço. Não é mais preciso esperar décadas para sentir na pele os efeitos do envelhecimento.

PUB

Buscando encurtar distâncias entre jovens e idosos, a exposição interativa "Diálogo com o Tempo", que está exposta na Unibes Cultural, cria um ambiente de imersão no universo da terceira idade. 

+ Elba Ramalho fará show no São João 2018 em Campina Grande

Por meio de diversas atividades desenvolvidas por cientistas, os visitantes experimentam características comuns à velhice, como a perda progressiva da audição, a redução da sensibilidade tática e a perda parcial de sinapses cognitivas. 

Além dos aspectos físicos, a sociabilização a partir dos 60 também é abordada. Todos os guias têm entre 66 e 80 anos e apresentam ao público sua trajetória de vida, partilhando impressões sobre a sua idade e estimulando debates entre os participantes sobre o papel social do idoso.

Quando o crachá entregue na entrada apita, o visitante deve sentar por três minutos no "banco dos aposentados" enquanto os outros continuam a programação. 

"É uma experiência social. Todos nós vamos envelhecer, mas isso não é uma coisa triste. Os monitores trazem essa perspectiva. São pessoas engajadas, que fogem desse estereótipo de que ser velho é não ter papel ativo na sociedade. O ambiente é para trazer entendimento, é um trabalho de empatia frente à experiência do outro", diz Bruno Assami, diretor executivo da Unibes Cultural.

O Brasil tem hoje 29,6 milhões de pessoas acima dos 60 anos. Estima-se que, em 2060, o número de brasileiros com 65 anos ou mais será três vezes maior que o atual, compondo um terço da população.

"O Brasil vem aumentando rapidamente o seu número de idosos, é o sétimo índice de envelhecimento mais rápido do mundo. Por via de regra, essa situação é mundial. Ano passado, na Alemanha, havia mais gente acima dos 70 anos que abaixo dos 17. Essas pessoas não querem mais ser deixadas para escanteio, querem poder ser protagonistas e estão prontas para isso", diz Andreas Heinecke, idealizador da exposição.

Chaya Ute Zinderstein, 71, é uma dos 18 monitores selecionados a partir de um processo que envolveu mais de 3000 inscritos e duas semanas de treinamento. Prestes a lançar seu primeiro livro, ela diz que a exposição é um atalho para o auto entendimento e um exercício de auto-valorização.

"É uma atividade de se colocar no lugar do outro, de mostrar para as pessoas mais jovens a nossa visão de mundo, mas também de fazer o próprio idoso refletir sobre a sua imagem. Muitas vezes ele é carregado por estereótipos e tem sua autoestima baixa, não se preocupa em usar sua experiência para desenvolver todo o potencial que ele carrega nessa idade", explica.

"Anos atrás se morria com 50 anos, agora chegamos aos 70, 80 e mais. Precisamos criar a consciência de que envelhecer é um privilégio", diz Heinecke. "É como dizia um ditado que ouvi: quando um homem velho morre, uma biblioteca inteira se queima." Com informações da Folhapress. 

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

fama Luto Há 23 Horas

Morre aos 95 anos o ator e comediante José Santa Cruz

tech ESA Há 21 Horas

Sonda da Agência Europeia detecta 'aranhas' em Marte

fama DEBORAH-EVELYN Há 20 Horas

Famosos cometem gafe ao elogiar Deborah Evelyn em foto com marido

brasil Paraíba Há 19 Horas

Menina de 6 anos tem pinos colocados em perna errada

lifestyle Signos Há 21 Horas

Estes são os três signos que adoram ser independentes!

mundo Argentina Há 23 Horas

Bebê morre após ser abandonado pela mãe em stand de carros na Argentina

fama Iraque Há 16 Horas

Influencer iraquiana é morta a tiros em Bagdá

tech Ataque Há 21 Horas

Hackers vazam imagens de pacientes de cirurgia nus e prontuários de clínica de saúde sexual

mundo Equador Há 23 Horas

Queda de helicóptero militar no Equador causa morte dos oito tripulantes

brasil Rio de Janeiro Há 22 Horas

Mãe e filha passam os dias em McDonald's no Leblon, no Rio de Janeiro