Indústria decepciona, e analistas reveem PIB

A produção de março teve ligeira queda de 0,1% frente a fevereiro, informou o IBGE nessa quinta-feira (3). A expectativa era de uma alta de 0,5%

© China Stringer Network

Economia IBGE 04/05/18 POR Folhapress

A produção industrial brasileira decepcionou analistas em março e engrossa a lista de variáveis que pesaram negativamente sobre o PIB (Produto Interno Bruto) do primeiro trimestre, a ser divulgado no fim de maio. A produção de março teve ligeira queda de 0,1% frente a fevereiro, informou o IBGE nessa quinta-feira (3). A expectativa era de uma alta de 0,5%.

PUB

O desempenho frustrante se deveu especialmente ao recuo dos bens intermediários (queda de 0,7% sobre fevereiro), que englobam as matérias-primas da indústria, como minério de ferro e petróleo, celulose e açúcar.

Por outro lado, a Copa do Mundo favorece a fabricação de bens de consumo duráveis, como aparelhos de TV, que subiram 1% ante fevereiro. Com o dado de março, a produção está 15,3% abaixo do maior nível da série, alcançado em maio de 2011.

Se a comparação do primeiro trimestre deste ano for feita com o trimestre imediatamente anterior, a produção industrial ficou estagnada, segundo a consultoria MCM.

Outro ponto de atenção é que o resultado ocorre após a indústria ter registrado forte recuo na produção em janeiro (-2,2%). E do dado de fevereiro ter sido revisado de uma alta de 0,4% para um pequeno avanço de 0,1%– um quadro geral de redução de ritmo na produção frente ao patamar positivo do final de 2017.

Ainda assim, a produção industrial fechou o primeiro trimestre com alta de 3,1% ante igual período de 2017. Em relação a março de 2017, a indústria cresceu 1,3%, com 11 meses de taxas positivas nessa base de comparação. Em 12 meses, a alta é de 2,9%.

+ Odebrecht fará porto de R$ 2,1 bi no Espírito Santo

"Estamos longe de uma trajetória de maior consistência para a produção industrial. Temos ainda um mercado de trabalho longe de absorver os desocupados e isso atrapalha o consumo", disse o gerente da pesquisa no IBGE, André Macedo.

Após o dado da indústria, Thaís Zara, economista-chefe da consultoria Rosenberg Associados, revisou levemente para baixo a alta esperada para o PIB do primeiro trimestre (de 0,7% para 0,6%), e aguarda a divulgação da pesquisa do comércio e dos serviços para finalizar a projeção.

A economista diz que o PIB continua mostrando sinais de recuperação, mas em ritmo mais lento do que o inicialmente esperado. Para a MCM Consultores, o resultado negativo para a produção industrial em março mostra um processo oscilante de recuperação e impõe um viés de baixa para a projeção no primeiro trimestre do ano.

Na mesma linha, o economista Álvaro Bandeira, da Modalmais, diz que os números fracos da indústria comprometem o PIB do primeiro trimestre e alteram as projeções para o crescimento da economia em 2018, que agora giram ao redor de 2,5%. Em fevereiro, encostaram em 3%.

Pesquisa da consultoria IHS Markit mostra que a indústria brasileira seguiu perdendo força no início do segundo trimestre e registrou o ritmo mais fraco de expansão em três meses em meio ao enfraquecimento de novos pedidos. Em 2017, a indústria registrou alta de 2,5%. Apenas dois meses do ano tiveram recuo na produção. Com informações da Folhapress.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

fama Vídeo Há 19 Horas

Influenciadora digital agride mulher na rua em MG; veja vídeo

mundo Coreia do Norte Há 21 Horas

Coreia do Norte confirma míssil e promete reforçar "força nuclear"

brasil CHUVA-RS Há 17 Horas

Submersa há 15 dias, cidade mais afetada do RS reabre casas a conta gotas

fama Sean Diddy Combs Há 21 Horas

Imagens de videovigilância mostram rapper agredindo a ex-namorada

justica São Paulo Há 21 Horas

Professora e os dois filhos são mortos em SP; PM é suspeito

brasil Vídeo Há 20 Horas

Menino de 6 anos é salvo de apartamento em chamas no Rio Grande do Sul; veja vídeo

lifestyle Signos Há 22 Horas

Os cinco signos mais estranhos do zodíaco. Conhece alguém da lista?

mundo EUA Há 22 Horas

Motorista de 23 anos morre após ser atingida na cabeça por pedra nos EUA

brasil sul do brasil Há 21 Horas

Nova frente fria avança no Sul, e Inmet coloca parte do RS, Santa Catarina e Paraná em alerta

tech Apple Há 22 Horas

O iPhone 16 poderá ter melhor bateria do que o antecessor