Temer cogita desistir da reeleição e apoiar um candidato de centro

"A classe política precisa se mobilizar para que escolha um nome de centro”, afirmou

© Alan Santos/PR

Política presidente 07/05/18 POR Folhapress

O presidente Michel Temer (MDB) admitiu ao programa de entrevistas Poder em Foco, do SBT, a possibilidade de desistir de concorrer à reeleição e apoiar um candidato de centro. A entrevista, gravada na última sexta-feira (4), foi ao ar por volta da meia-noite deste domingo (6).

PUB

Temer falou que, se for necessário, abre mão da candidatura para ter um candidato de centro fortalecido, mas deixou claro que é avesso a rótulos, como extrema-direita, esquerda ou centro.

"Se nós quisermos ter o centro, não podemos ter sete ou oito candidatos. A classe política precisa se mobilizar para que escolha um nome de centro", disse o presidente.

Questionado sobre quais são esses candidatos de centro, o presidente citou os nomes de Geraldo Alckmin (PSDB), Flávio Rocha (PRB), Afif Domingos (PSD) e Paulo Rabello de Castro (PSC). O nome do deputado Rodrigo Maia (DEM) só foi citado por Temer após ser lembrado por um dos jornalistas que havia esquecido Maia.

+ Investigado, Alckmin diz que não passa 'a mão na cabeça de criminoso'

Sobre a candidatura do juiz aposentado do STF (Supremo Tribunal Federal), Joaquim Barbosa, Temer comentou que ele é "um sujeito moderado e sensato". No entanto, discordou que o fato de ele ser negro e ter origem humilde possa ajudá-lo na corrida presidencial.

"Se me permite, eu não concordo com o fato de ele ser presidente porque é negro. Nem ser presidente porque foi pobre. Pobre eu também fui. Eu tive uma infância, parece que não, mas eu para ir à escola andava 6 km, para ir e para voltar. O Lula foi pobre. Não é esta razão que vai fazer com que fulano seja ou não seja presidente", falou.

Temer também avaliou positivamente o seu governo e defendeu a continuidade do que está fazendo, como a reforma da previdência, a capitalização da Eletrobras e negociação de dívidas de Estados que estavam inadimplentes.

O emedebista também falou que tem "muito gosto" de ser presidente por tudo que fez, especialmente na área social porque manteve o Bolsa Família e que autorizou dois reajustes do programa.

O presidente disse que só lamenta "moralmente" a tentativa de desmoralização e ataques ferozes que tem sido alvo após o anúncio da sua pré-candidatura.

Segundo Temer, as violências de natureza moral contra ele aumentaram muito e causaram sofrimento. " Eu só resisto porque se não resistir estou me declarando auto culpado", falou.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

fama Luto Há 20 Horas

Morre Anderson Leonardo, vocalista do Molejo, vítima de câncer

mundo Antártida Há 21 Horas

Vulcão ativo na Antártida expele pequenos cristais de ouro

fama Redes Sociais Há 21 Horas

Livian Aragão, filha de Didi, sugere plágio e leva invertida na web

fama Luto Há 5 Horas

Morre aos 95 anos o ator e comediante José Santa Cruz

tech Ataque Há 3 Horas

Hackers vazam imagens de pacientes de cirurgia nus e prontuários de clínica de saúde sexual

tech ESA Há 3 Horas

Sonda da Agência Europeia detecta 'aranhas' em Marte

mundo Titanic Há 6 Horas

Relógio de ouro do homem mais rico no Titanic vai ser leiloado

lifestyle Challenger deep Há 23 Horas

Onde fica o ponto mais profundo da Terra? Um famoso já esteve lá!

fama Casais famosos Há 15 Horas

Romances estranhos dos famosos (e que ninguém parece lembrar!)

tech Justiça Há 16 Horas

X nega ter flexibilizado bloqueios e diz que perfis aproveitaram 'falha técnico-operacional'