Neste ano, 39% presentearão as mães com roupa, calçado ou acessório

Percentual foi de 34% no ano passado; joias, perfumes e cosméticos são as segundas opções mais comuns para a data

© Reuters

Economia data comemorativa 09/05/18 POR Notícias Ao Minuto

Mais brasileiros pretendem comprar presentes de Dias das Mães neste ano. Segundo pesquisa da Associação Comercial de São Paulo (ACSP), 51% dos consumidores têm intenção de presentear as mães, contra 47% na sondagem do ano passado. Os que não deverão comprar somaram 46%, ante 49% em 2017. Já dos entrevistados 4% não sabem ou não responderam (3% na pesquisa passada). A pesquisa foi feita pelo Instituto Ipsos em todas as regiões do Brasil entre os dias 1º e 15 de abril.

PUB

“Mesmo que o frio não venha até o Dia das Mães, as áreas de vestuário e calçados serão as mais beneficiadas ? são os produtos que lideram a lista de presentes da nossa pesquisa”, diz Alencar Burti, presidente da ACSP e da Federação das Associações Comerciais do Estado de São Paulo (Facesp).

O levantamento mostra que, do universo de brasileiros que presenteará as mães, 39% vão optar por roupa, sapato, bolsa ou acessórios, um aumento em relação a 2017 (34%).

+ Poupança tem melhor resultado para meses de abril em cinco anos

Com 22% da preferência, o item joia/bijuteria/perfume/cosmético está em segundo lugar no ranking de presentes; no ano passado, eram 23%.

A parcela de indecisos aumentou de 26% na pesquisa do ano passado para 29% na sondagem de 2018. “Isso reforça a ideia de que é essencial que os lojistas façam liquidações, promoções e divulguem boas ofertas, para atrair a atenção desses consumidores que ainda não sabem o que vão comprar”, aconselha Burti.

Na terceira posição das intenções de compra, as flores e os eletrodomésticos ficaram empatados com 6% cada. O detalhe é que, enquanto as flores caíram em relação ao ano passado (9%), a segunda categoria cresceu ? em 2017, 4% pretendiam adquirir eletrodoméstico.

Isso significa que a melhora da conjuntura econômica propiciou juros mais baixos e prazos mais longos, colocando os itens de maior valor de volta à cesta de compras dos brasileiros neste Dia das Mães.

Reforça essa tendência a queda dos “presentinhos”: chocolate e bombom, que era a predileção de 2% dos entrevistados em 2017, desta vez ficou em 0%. “O consumidor está propenso a gastar um pouco mais neste Dia das Mães”, conclui o presidente da ACSP.

Pretende comprar presente? - 2018 - 2017

Não - 46% - 49%

Sim - 51% - 47%

Não sabe/não respondeu - 4% - 3%

PRESENTE - 2018 - 2017

Roupa/calçado/bolsa/acessório - 39% - 34%

Joia/bijuteria/perfume/cosmético - 22% - 23%

Flor - 6% - 9%

Celular - 2% - 4%

Eletrodoméstico - 6% - 4%

Chocolate/bombom - 0% - 2%

Indecisos - 29% - 26%

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

fama Equador Há 11 Horas

Imagens fortes! Vídeo mostra assassinato de Miss Landy Párraga

mundo Kristi Noem Há 11 Horas

Governadora cotada para ser vice de Trump matou a tiros o próprio cão

justica Raul Pelegrin Há 11 Horas

Homem que cortou corda de trabalhador foi espancado antes de morrer

fama Demi Moore Há 10 Horas

Filhas de Demi Moore e Bruce Willis combinam biquínis nas férias; veja

esporte Liga dos Campeões Há 10 Horas

Brilho de Vini Jr: Dois gols e uma reverência contra o Bayern de Munique

esporte Ayrton Senna Há 10 Horas

Trinta anos sem Ayrton Senna; relembre momentos marcantes

brasil Brasil Há 10 Horas

Ponte é arrastada pela correnteza enquanto prefeita grava vídeo; veja

mundo Aviões Há 4 Horas

Piloto alcoolizado leva Japan Airlines a cancelar voo nos EUA

mundo RÚSSIA-UCRÂNIA Há 10 Horas

'Castelo do Harry Potter' é destruído após ataque russo no porto de Odessa

brasil São Paulo Há 3 Horas

Adolescente tem membros amputados após descarga elétrica de 8 mil volts