Quais os riscos e benefícios de se tornar vegano ou vegetariano?

Entenda os benefícios e cuidados que devem ser tomados quando se deixa de comer carne

Quais os riscos e benefícios de se tornar vegano ou vegetariano?

Mas afinal, qual a diferença entre eles? Há riscos para a saúde em mudar tão radicalmente os hábitos? Quais os benefícios isso realmente traz para a saúde? Vamos descobrir agora!

© iStock

Estilo vegetariano

Estudiosos acreditam que as dietas vegetarianas existem desde 700 a.C. aproximadamente, como afirma o portal Health Line.

© iStock

Estilo vegano

Já os conceitos ligados ao estilo vegano datam do período que vai entre 1944 e 1949, conforme mostrou The Vegan Society.

© iStock

Diferenças

Mas afinal de contas, quais as diferenças entre esses dois estilos de vida? Vamos conhecer um pouco delas?

© Shutterstock

Vegetarianos

Quem opta pelo estilo vegetariano deixa de comer carne animal e existem perfis bem diferentes de adeptos dessa prática, segundo o Thought Co.

© Shutterstock

Perfil nutricional

Os chamados “vegetarianos nutricionais” são aqueles que deixam de comer carne por motivos ligados à saúde e ao bem estar.

© Shutterstock

Perfil ideológico

Já os conhecidos como “vegetarianos éticos” são aqueles que deixam de comer carne animal por motivos ideológicos, ligados aos maus-tratos e abates sofridos pelos animais em decorrência da indústria ou ainda por motivações religiosas.

© Shutterstock

Veganos

Já a filosofia vegana é definida pela organização The Vegan Society, como um estilo que exclui toda e qualquer forma de exploração animal, seja na alimentação ou no vestuário, por exemplo.

© Shutterstock

Hábitos veganos

Do ponto de vista nutricional, a diferença crucial com relação aos vegetarianos é que os veganos não consomem nenhum tipo de alimento de origem animal, incluindo laticínios e ovos, por exemplo.

© Shutterstock

Benefícios

De acordo com publicação da Harvard Medical School, pesquisas mostram que um estilo de vida baseado no vegetarianismo pode prevenir algumas doenças.

© iStock

Prevenção: doenças Cardíacas

Segundo a publicação, há evidências de que os vegetarianos têm menor risco de problemas cardíacos ou até mesmo de morte por essa razão.

© Shutterstock

Prevenção: doenças Cardíacas

Uma boa dica para prevenir doenças do coração é apostar em uma alimentação rica em fibras e leguminosas, que ajudam a manter o equilíbrio dos níveis de açúcar no organismo.

© Shutterstock

Prevenção: doenças Cardíacas

Outra dica valiosa é comer nozes, também consideradas protetoras do coração pelo baixo índice glicêmico, por conter muitos antioxidantes e ácidos graxos saudáveis. Um cuidado necessário é o de não comer em excesso porque elas são bem gordurosas.

© Shutterstock

Prevenção: câncer

De acordo com Harvard, muitos são os estudos sugerem que uma alimentação baseada em frutas e vegetais podem reduzir o risco de que determinados tipos de câncer se desenvolvam.

© Shutterstock

Prevenção: câncer

Nesse sentido, há evidências de que vegetarianos tenham uma incidência menor de câncer do que pessoas que consomem carne animal, embora essa diferença não seja tão grande, segundo a publicação.

© Shutterstock

Prevenção: câncer

Um dos tipos de câncer que pode ser evitado ao reduzir consideravelmente ou parar de comer carne vermelha, de acordo com a publicação, é o de cólon.

© Shutterstock

Prevenção: diabetes

Uma dieta baseada em vegetais pode reduzir os riscos de uma diabete do tipo 2? Baseado em estudos com adeptos de uma religião que não comem carne, a Harvard Medical School mostra que sim.

© Shutterstock

Prevenção: artrite

Além das doenças já mencionadas, quem adota estilo de alimentação vegana pode ainda prevenir artrites, como mostrou o Daily Mail.

© Shutterstock

Opinião especializada

De acordo com entrevista do médico Michael Klaper publicada no site Live Kindly, oito das dez doenças que mais matam pessoas nos Estados Unidos têm causas relacionadas com a alimentação.

© Shutterstock

Opinião especializada

Segundo o médico, doenças como obesidade, artérias entupidas, hipertensão, diabetes e asma podem ser reflexo do consumo de carnes e laticínios.

© Shutterstock

Opinião especializada

Para o Dr. Klapes, a solução para evitar esse tipo de doença é adotar uma alimentação vegana cortando da dieta alimentos derivados de animais.

© Shutterstock

Responsabilidade

Mas é muito importante ser responsável  quando o assunto é alimentação saudável, pois mudanças drásticas no estilo de vida podem acabar acarretando  riscos à sua saúde.

© Shutterstock

Responsabilidade

A Harvard Medical School destacou que uma dieta vegetariana mal administrada pode, por exemplo, resultar em uma carência de certos nutrientes.

© Shutterstock

Risco: carência de proteínas

Como a proteína dos vegetais é diferente daquela de origem animal, os veganos e vegetarianos precisam equilibrar a dieta para consumir as quantidades de proteínas necessárias para o corpo diariamente.

© Shutterstock

Risco: carência de vitamina B12

Esse tipo de vitamina é encontrada apenas em alimentos de origem animal ou seus derivados como lácteos e ovos. Nesse sentido, os vegetarianos têm mais opções para consumir as doses diárias desse nutriente do que os veganos, por exemplo.

© Shutterstock

Risco: carência de ferro

De acordo com publicação da Harvard, estudos mostram que o ferro presente na carne, especialmente vermelha, é absorvido com mais facilidade pelo organismo do que aqueles encontrados em alimentos de origem vegetal.

© Shutterstock

Risco: carência de zinco

A presença de ácido fítico em alimentos como grãos integrais, sementes, feijões e legumes podem dificultar a absorção de zinco pelo organismo.

© Shutterstock

Risco: carência de ômega 3

Segundo a publicação, as dietas que não incluem peixes ou ovos são pobres em ácidos graxos, portanto, devem ser pontos de atenção para quem adota esse estilo de alimentação.

© Shutterstock

Equilíbrio é chave

Especialistas afirmam, porém, que é possível manter uma dieta que elimina produtos de origem animal e manter a alimentação balanceada, mostrou o Daily Mail.

© Shutterstock

Acompanhamento de especialista

Está querendo mudar seu estilo de vida e apostar em uma alimentação mais saudável? Consulte um nutricionista, faça exames e veja qual a dieta mais adequada para você.

© Shutterstock

Lifestyle Saúde 11/05/18 POR Notícias Ao Minuto


Você já deve ter ouvido falar ou tem pelo menos um amigo que se diz vegetariano ou vegano, mas alguma vez já passou pela sua cabeça deixar de comer carne ou parar de consumir completamente qualquer alimento que tenha origem animal?

PUB

+Além do festival: conheça os encantos de CannesSe você é curioso pelo tema ou está pensando em dar esse passo é bom se perguntar: qual desses estilos de vida combinam mais com minha rotina? Quais os benefícios que isso pode trazer para a minha saúde? Será que corro algum risco ao mudar tão radicalmente meus hábitos?Fomos atrás dessas respostas que podem te ajudar na decisão ou mesmo matar a curiosidade sobre como vivem as pessoas que fizeram essa opção. Clique na galeria e confira!

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

fama Jojo Todynho Há 4 Horas

Jojo Todynho veste roupa que usava antes de perder 50kg. "Saco de batata"

brasil Herança Há 6 Horas

Viúvo de Walewska cobra aluguel para que sogros morem em imóvel da filha

mundo Aviões Há 23 Horas

Piloto alcoolizado leva Japan Airlines a cancelar voo nos EUA

brasil São Paulo Há 22 Horas

Adolescente tem membros amputados após descarga elétrica de 8 mil volts

brasil Rio Grande do Sul Há 6 Horas

Governador do RS alerta para "maior desastre da história" do estado

fama Príncipe William Há 22 Horas

Príncipe William fala dos filhos e do estado de saúde de Kate Middleton

fama Brian McCardie Há 4 Horas

Morre Brian McCardie, ator da série Outlander, aos 59 anos

mundo Londres Há 4 Horas

Responsável por ataque com espada em Londres tem cidadania brasileira

lifestyle Rosto Há 22 Horas

Sinais no rosto que podem indicar doenças: fique atento!

tech ESSILORLUXOTTICA-NEGÓCIOS Há 3 Horas

Maior fabricante de óculos escuros do mundo quer ser a número um em smart glasses