Dia das Mães: 6 receitas para você fugir das filas dos restaurantes

Esse é o dia de você deixá-la descansando e assumir as panelas

© Reprodução

Massa com camarão ao pesto de hortelã

© Reprodução

Tempurá de legumes

© Reprodução

Pudim de leite sem fogão

© Reprodução

Lombinho de porco com farofa de ovos

© Reprodução

Salpicão

© Reprodução

Cheesecake de frutas vermelhas

© Reprodução

Lifestyle surpreenda 10/05/18 POR Notícias Ao Minuto


Que tal mostrar para sua mãe que, assim como ela, você também pode surpreender? Esse é o dia de você deixá-la descansando e assumir as panelas.

PUB

Veja 6 sugestões de receitas de prato principal, entrada e sobremesa, para você preparar o almoço do dia das mães e fugir das filas nos restaurantes:

ENTRADAS

1. Salpicão tradicional: essa receita é perfeita para uma entrada digna da sua mãe. E, para quem não tem muita prática na cozinha, é melhor ainda. Frango, legumes, maionese e batata palha estão entre os ingredientes dessa delícia que serve até 8 pessoas.

INGREDIENTES

azeite de oliva extra virgem sal a gosto 1 creme de leite uvas passas sem sementes a gosto 3 cenouras medias raladas 500 gramas de peito de frango cozido e desfiado (outra opção seria lombo) 100 gramas de vagem 2 maças picadas 2 colheres de sopa de maionese pimenta do reino a gosto batata palha para decorar

MODO DE PREPARO

Não coloque muita maionese. Misture tudo, prove para ver o sal. Deixe a uva passa hidratar na água morna por alguns minutos para que ela fique macia, escorra e reserve. Rale as cenouras no ralo maior e reserve. Corte o peito de frango em cubos e refogue com alho e cebola ate ficar coradinho. Pique a vagem em tirinhas de mais ou menos 3 centímetros cada e reserve. Pique a maça em cubinhos pequenos e reserve. Junte o frango, a cenoura, a vagem e as passas e tempere a gosto com maionese, sal, pimenta do reino e azeite. Coloque numa travessa bonita, decore com batata palha por cima e leve a geladeira um pouco antes de servir essa quantidade dá uma travessa grande e dependendo do prato principal e outros acompanhamentos.

2. Tempurá de legumes: sabe aquela receita que se você pudesse comeria toda semana, de tão maravilhosa que ela é? Esse tempurá fica supercrocante e sequinho. O segredo da crocância desse prato está em usar água bem gelada ao preparar a massa, é isso que irá garantir a textura que deixa o prato com sabor de quero mais.

INGREDIENTES

vagem cenoura 1 pitadas de sal 200 ml de água bem gelada 1 copo de farinha de trigo (200 ml) couve flor agrião óleo de milho para fritar é o ideal

MODO DE PREPARO

Passe os vegetais, um a um, tire o excesso de massa e frite rapidamente no óleo quente. Escorra o excesso de óleo e coloque em cima do papel toalha. A massa não deve ficar grossa, nem muito rala, ela deve grudar na colher para aderir aos vegetais. Lave os legumes, escorra bem e reserve. Deixe tudo cru e no caso da cenoura corte com tirar finas (eu usei aquele cortador baratinho que a gente acha nas lojas de utilidades). Para a massa misture a farinha de trigo, a pitada de sal e água gelada (a água precisa estar mesmo gelada, é isso que deixa tudo mais crocante). Esquente bem o óleo em uma panela funda e comece a fritar, aos poucos. Sirva com shoyo.

PRATO PRINCIPAL

3. Lombinho de porco com farofa de ovos: pode não parecer, mas esse prato é bem simples e seu preparo é bem rapidinho! O lombinho é temperado com alecrim e vinagre e a farofa é a cereja no bolo do prato. Não preciso nem falar que fica surreal, né?

INGREDIENTES

1 colher de sopa de pimenta calabresa desidratada 2 colheres de sopa de azeite 2 dentes de alho picados 1,5 kg de lombo de porco 1/2 xícara de vinagre de maçã 2 ramos de alecrim Sal a gosto (usei sal de bacon – receita aqui)

Ingredientes da farofa de ovos

3 colheres de sopa de manteiga 6 ovos 2 xícaras de farinha de mandioca Sal a gosto

MODO DE PREPARO

Passados os 50 minutos, retire o papel alumínio e umedeça a carne com o caldinho do refratário. A própria carne vai soltar gordura, encorpando ainda mais o molho. Unte um refratário com azeite e acomode o lombinho no centro da fôrma. Despeje o caldo da marinada sobre a peça. Cubra a preparação com papel alumínio e asse em forno pré-aquecido por 50 minutos. A temperatura sugerida é 180 – 200 graus. Asse por mais 30 minutos ou até que fique bem dourada. Sirva em seguida.

15. Massa com camarão ao pesto de hortelã: tudo bem, nós sabemos que você ama aquela macarronada à bolonhesa. Mas o Dia das Mães é uma data que pede algo mais elaborado e refinado, não é mesmo? Que tal apostar nessa massa com camarões ao pesto de hortelã? Ela não é tão difícil de fazer e fica maravilhosa. Está na hora de se arriscar!

INGREDIENTES

– 400g de massa (usei linguine) – 600g de camarões limpos e sem a casca – 1 abobrinha em fatias finas

Pesto

– pimenta do reino a gosto – raspas da casca de 1 limão grande (usei o siciliano) – 2 colheres de sopa de gengibre bem picado – folhas de coentro fresco a gosto (usei +- 1/4 de xícara) – folhas de hortelã a gosto (usei +- 1/4 de xícara) – 2 dentes de alho – sal a gosto – azeite a gosto

MODO DE PREPARO

Acrescente a massa ao camarão e à abobrinha, misture bem. Corrija o sal se necessário. Acrescente a abobrinha fatiada ao camarão e grelhe por mais 2 minutos. Reserve. Misture o pesto ao camarão e deixe marinar de 15 a 3o minutos. Macere todos os ingredientes do pesto em um pilão ou triture no processador. Em uma frigideira bem quente, grelhe os camarões só o tempo suficiente para começar a dourar. Prepare a massa seguindo o tempo recomendado na embalagem. Sirva acrescentando um bom fio de azeite e um pouco de suco de limão.

SOBREMESA

22. Cheesecake de frutas vermelhas: uma sobremesa que enche a boca d’água e também atrai muito olhares. Qualquer coisa fica linda com frutas vermelhas em cima, não é mesmo? Essa cheesecake é o docinho que vai faltar depois do almoço. Não é uma receita difícil, mas ela pode ser um pouco demorada pois tem algumas etapas. Vale cada segundo de trabalho!

MASSA

INGREDIENTES

– 20 g de de açúcar (não coloquei) – 70 g de manteiga – 100 g de biscoitos maisena triturados – manteiga para untar a forma

MODO DE PREPARO

Leve ao forno preaquecido a 180º C, para um pré-cozimento por aproximadamente sete minutos, ou até que esteja levemente dourada. Unte uma forma de fundo removível (25 cm de diâmetro) com uma camada bem fina de manteiga. Derreta a manteiga e misture-a com o biscoito triturado e o açúcar. Coloque a massa no fundo da forma, pressionando bem para que fique bem compactada. Não coloque nas laterais. Deixe esfriar completamente antes de colocar o recheio.

RECHEIO

– gotas de extrato de baunilha para aromatizar – 1 gema – 560 g de cream cheese – 180 g de açúcar – 30 g de maisena – 2 ovos – 80 g de creme de leite fresco – raspas de limão a gosto (usei limão siciliano) Asse em forno preaquecido a 150º C por aproximadamente 50 min ou até que o centro comece a ficar firme, mas a torta ainda esteja bem clara. Se assar demais o recheio vai rachar. Peneire o açúcar com a maisena. Numa batedeira, bata essa mistura com o cream cheese, em velocidade média, até obter uma mistura bem cremosa. Numa tigela, misture os ovos, a gema, a baunilha e as raspas de limão. Junte ao cream cheese aos poucos, misturando bem. Adicione o creme de leite e misture. Coloque essa mistura sobre a massa pré-assada. Leve à geladeira por no mínimo seis horas, de preferência de um dia para o outro.

cerejas

CALDA

– 2 colheres (sopa) de cognac (usei Kirsch e incluí algumas cerejas também) – 150 g de amoras – 150 g de framboesas – 150 g mirtilos – 80g de açúcar Coloque todas as frutas numa tigela, regue com a bebida e por fim polvilhe o açúcar. Vede a tigela com papel filme e coloque-a na geladeira por pelo menos duas horas.

FINALIZAÇÃO

Disponha a calda sobre a torta fria e conserve na geladeira até a hora de servir.

6. Pudim de leite sem fogão: você leu certo, sem fogão. Essa receita é tão prática que você nem precisa chegar perto do fogão. Você só precisa bater tudo no liquidificador e depois levar para a geladeira. Espere algumas horas até que ele esteja bem geladinho e sirva!

INGREDIENTES

1 pacote (12g) de gelatina sem sabor 1 caixa de creme de leite 1 lata de leite condensado 1 xícara de leite integral 4 colheres de sopa de açúcar para a calda

MODO DE PREPARO

Em uma forma de pudim, coloque o açúcar e leve ao fogo até derreter e formar uma calda. Em um liqüidificador, bata o leite condensado, o creme de leite e o leite integral. Enquanto isso, hidrate a gelatina seguindo as instruções do pacote. Quando hidratada, coloque junto ao liqüidificador e bata com os outros ingredientes. Despeje o conteúdo do pudim por cima e leve ao freezer por 2 horas, ou na geladeira por 6 horas.
PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

fama Rio Grande do Sul Há 6 Horas

Grávida, Miss Brasil 2008 está desaparecida há 3 dias após chuvas no RS

brasil enchentes no Rio Grande do Sul Há 7 Horas

Aeroporto de Porto Alegre suspende voos por tempo indeterminado

mundo Tenerife Há 23 Horas

Espanha: filho é preso por esconder corpo da mãe durante 6 meses em casa

mundo Guerra Há 19 Horas

Israel vai invadir Rafah se Hamas não aceitar acordo em até 1 semana, diz jornal

brasil justa causa Há 6 Horas

Bancária é demitida ao postar foto no crossfit durante afastamento médico

justica São Paulo Há 6 Horas

Corpo achado em matagal é de adolescente que sumiu ao comprar lanche

fama BELO-CANTOR Há 5 Horas

'Ainda não estou bem, mas tenho que superar', diz Belo sobre fim do casamento com Gracyanne

fama Relacionamentos Há 22 Horas

Casais que se apaixonaram nos sets de filmagens: Quem segue junto?

lifestyle Signos Há 4 Horas

Três signos que são 'mestres da culinária'

mundo Pensilvânia Há 7 Horas

Mulher morre após ser atingida por cilindro de metal desgovernado