'Anon', sobre falta de privacidade e tecnologia, é batido e sem graça

Filme sobre falta de privacidade na era da tecnologia é batido e sem graça

© Divulgação

Cultura crítica 10/05/18 POR Folhapress

A série de TV "Black Mirror" está fazendo sucesso com tramas distópicas sobre tecnologia e vigilância virtual. "Anon", longa-metragem exibido pelo Netflix, busca surfar na mesma onda Orwelliana, com uma história policial passada numa era onde as vidas de todos os cidadãos são gravadas e arquivadas.

PUB

Clive Owen faz um policial, Sal Frieland, que investiga uma série de assassinatos misteriosos. Até ali, o trabalho de Frieland era moleza: numa sociedade onde tudo é gravado e as memórias e visões de todos os cidadãos estão disponíveis para consulta, basta ao policial assistir ao arquivo visual da vítima, identificar o criminoso, e solucionar o crime.

Mas esses novos crimes são um desafio, porque as memórias das vítimas foram "hackeadas" e as imagens, apagadas. Mesmo assim, não demora muito para Frieland identificar uma mulher misteriosa (Amanda Seyfried) como autora dos crimes. O policial vai atrás da mulher e passa a ser perseguido por ela.

O tema principal de "Anon" é a ausência de privacidade. Estamos no futuro, em um mundo onde governos vigiam seus cidadãos o tempo todo. Não é exatamente um assunto novo e, se não for tratado de forma criativa e interessante, periga soar redundante e velho.

É exatamente o que acontece com "Anon": o tema é batido e a forma, sem graça. É uma trama policial, mas sem ação, suspense ou surpresa.

O filme parece mais interessado em mostrar as mil formas como a assassina consegue manipular a realidade -confundindo o policial com imagens virtuais falsas, apagando suas memórias e incluindo memórias falsas-  do que em criar uma trama minimamente ágil e interessante.

Para piorar, tem no policial vivido por Clive Owen um personagem fraco e sem sal, que oscila entre o sonolento e o aparvalhado.

O filme foi escrito e dirigido pelo neozelandês Andrew Niccol, responsável por vários filmes de ficção-científica que lidam com temas como eugenia, realidade virtual e sociedades que monitoram cidadãos.Niccol dirigiu "Gattaca" (1997) e "Simone" (2002), e roteirizou "O Show de Truman" (1998), de Peter Weir, em que Jim Carrey faz um homem que, sem saber, é a atração principal de um "reality show" na TV.

Niccol também dirigiu o ótimo "O Senhor das Armas" (2005), com Nicholas Cage no papel de um traficante de armas. Nesse filme, o diretor abandonou os temas futuristas e distópicos, mas conseguiu criar uma trama envolvente e cheia de suspense. Pena que não fez o mesmo em "Anon". Com informações da Folhapress. 

ANON

ONDE Netflix

CLASSIFICAÇÃO 16

ELENCO Clive Owen, Afiya Bennett, Morgan Allen

PRODUÇÃO EUA, 2018

AVALIAÇÃO Ruim

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

mundo EUA Há 5 Horas

Faxineira pede demissão após 27 minutos de trabalho em hotel; entenda

fama SAMARA-FELIPPO Há 22 Horas

Filha de Samara Felippo é alvo de racismo em escola, diz site

fama Anthony Vella Há 3 Horas

YouTuber sofre grave acidente em queda de paraglider filmada; assista

justica Paraíba Há 3 Horas

Menina de 6 anos tem pinos colocados em perna errada

brasil MORTE-SP Há 21 Horas

Morte de jovem após deixar sauna gay causa pânico; relembre histórico

economia DESENROLA-BRASIL Há 5 Horas

Saiba como se inscrever no Desenrola Brasil e negociar suas dívidas

mundo EUA Há 4 Horas

Filha do co-fundador do Slack é encontrada em van com homem de 26 anos

fama Peculiares Há 20 Horas

As manias mais estranhas dos famosos! Você tem alguma delas?

fama Gusttavo Lima Há 3 Horas

Gusttavo Lima interrompe espetáculo após mulher ser agredida

fama Justin Bieber Há 23 Horas

Justin Bieber preocupa fãs ao compartilhar fotografias chorando