Aplicativo vai orientar abordagem policial de minorias no Rio

Policiais e guardas já estão sendo capacitados desde outubro para utilizarem o app

© O Globo

Tech Botafogo 10/05/18 POR Notícias Ao Minuto

A Secretaria Estadual de Segurança Pública do Rio de Janeiro começa a implementar no dia 25 de maio um aplicativo que trará orientação a agentes de segurança sobre abordagens a integrantes de minorias e pessoas de grupos considerados vulneráveis, como idosos, crianças, adolescentes, negros, mulheres e LGBTs.

PUB

O aplicativo será instalado no celular de policiais militares do 2º Batalhão de Polícia Militar (Botafogo), policiais civis da 9ª DP e da 10ª DP (Catete e Botafogo) e guardas municipais das mesmas localidades.

O anúncio foi feito nesta quinta-feira (10) pela subsecretária de Educação, Valorização e Prevenção, Helena de Rezende, no lançamento do Comitê para Prevenção de Homicídios de Adolescentes no Rio de Janeiro, promovido pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef).

Segundo a subsecretária, os policiais e guardas já estão sendo capacitados desde outubro para utilizarem o aplicativo e atualizarem as abordagens e procedimentos padrões e, até o fim do ano, a ferramenta deve chegar a todo o estado do Rio de Janeiro. Palestras presenciais foram realizadas em todas as Regiões Integradas de Segurança Pública (RISPs) do estado e cursos à distância também foram oferecidos aos agentes.

A implementação passará por um período de testes nas unidades do Catete e Botafogo e, depois de pronta, será expandida para outras áreas em que já começaram os treinamentos e palestras.

+ Facebook se une a Cristiano Ronaldo para produzir série de televisão

"A capacitação de outros policiais já está acontecendo, então, independentemente do uso do aplicativo, a abordagem e o procedimento operacional padrão já estão sendo difundidos".

A preparação do aplicativo envolveu entidades da sociedade civil, que participaram dos grupos de trabalho e ajudaram a definir por onde a implementação começaria.

O processo de elaboração da ferramenta já havia sido revelado pelo ex-secretário estadual de Segurança Pública, Roberto Sá, em dezembro do ano passado. Na época, Sá disse que o aplicativo ajudaria os policiais a lidarem com casos que envolvam, por exemplo, preconceito e questões de gênero. Com informações da Agência Brasil.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

mundo EUA Há 23 Horas

Mulher vence loteria de 1 milhão pela segunda vez em 10 semanas

brasil Brasil Há 21 Horas

Pastor assume que beijou filha na boca: "Que mulherão! Ai, se eu te pego"

fama MADONNA-RIO Há 23 Horas

Madonna passa som em Copacabana com Pabllo Vittar; veja as fotos

tech WhatsApp Há 22 Horas

WhatsApp deixa de funcionar em 35 celulares antigos; veja a lista

tech Espaço Há 23 Horas

Missão europeia revela imagens mais detalhadas da superfície do Sol

fama Bastidores da TV Há 21 Horas

Bianca Rinaldi relata agressões de Marlene Mattos: "Humilhação"

brasil CHUVA-RS Há 21 Horas

Temporais devem continuar a atingir o RS e vão chegar a SC até o fim de semana

fama Brad Pitt Há 20 Horas

Brad Pitt faz passeio romântico com a namorada Ines de Ramon

lifestyle Sono Há 22 Horas

Nutricionista recomenda seis alimentos para uma boa noite de sono

esporte Real Madrid Há 18 Horas

Cinco brasileiros estão entre os times com as camisas mais valiosas do mundo