Rio recebe mostra de Hong Kong com mais de 20 filmes

Programação de "Cidade em Chamas" tem filmes, curso e debate. Mostra vai até 28 de maio

© Divulgação  

Cultura Gratuito 12/05/18 POR Notícias Ao Minuto

Até o final deste mês, o Rio de Janeiro é palco da mostra "Cidade em Chamas: O Cinema de Hong Kong". O evento, que teve início no último dia 2 de maio, promove até o próximo dia 28,  no CCBB da capital, várias sessões de cinema com entrada franca, além de um debate e um curso.

PUB

A mostra exibe um total de 23 longas-metragens produzidos entre as décadas de 60 e 90, quando Hong Kong ainda era uma colônia britânica e o principal centro de produção de cinema asiático, formando uma indústria forte que dominava as bilheterias em todo o sudeste do continente. 

+ Apropriação cultural: 'Somos livres para nos expressar', afirma Iza

São filmes nos mais diversos gêneros e registros (artes marciais, tanto os filmes de espadachim como os de kung fu, comédias rasgadas, musicais melodramáticos, filmes policiais, de horror e fantasia). Estão incluídos no programa sucessos de crítica e também populares, do auge da produtora Shaw Brothers, nos anos 60/70, passando pelo cinema novo de Hong Kong do começo dos anos 80, até 1997, quando a colônia foi devolvida à China, a presença de Hollywood na região era mais forte e começava a decadência da produção.

Sessões grátis

Neste domingo (13) e na segunda-feira (14), as sessões do dia serão gratuitas. O "Projeto China" (1983), que vai ser exibido às 16h deste domingo (13), retrata Hong Kong como colônia britânica mo final do século XIX, às voltas com uma horda de piratas. O filme dirigido por Jackie Chan traz no elenco, além de Chan, Sammo Hung e Yuen Biao.

Já para esta segunda-feira (14) estão previstas mais duas sessões gratuitas. A primeira, às 17h, será do filme "Os condores do Oriente" (1987), dirigido e estrelado por Sammo Hung. O roteiro, sobre um grupo de prisioneiros asiáticos nos EUA, também conta com a participação de Yuen Biao e Haing S. Ngor em cena.

A segunda exibição do dia, prevista para as 19h, será do longa "Pedicab Driver" (1989), também dirigido e estrelado por Sammo Hung, que assina a coreografia das cenas de luta. O filme trata de dois motoristas de bicicleta-taxi que se apaixonam por duas garotas que trabalham para chefes cruéis e abusivos. O elenco ainda traz Benny Mok e Hoi Mang como destaques.

Confira a relação completa de filmes com entrada franca no site do evento

Debate e curso

A mostra "Cidade em Chamas" ainda promove o debate “O Cinema de Hong Kong 1960-90”, que acontece nesta quarta-feira (16), às 19h, com o curador da mostra Filipe Furtado, o crítico de cinema Ruy Gardnier e o produtor Julio Bezerra. O debate será traduzido para a linguagem de libras.

Também na quarta-feira (16) terá início o curso “O cinema de Hong Kong”, com duração de três dias (de quarta a sexta-feira, 18 de maio), das 14h à 15h30. O curso será ministrado pelo curador da mostra, Filipe Furtado. 

Como participar

Para as sessões gratuitas, as senhas devem ser retiradas a partir de uma hora antes do início da sessão ou do debate na bilheteria do CCBB. Para participar do curso, a pessoa deve se inscrever através do e-mail hongkongccbb@gmail.com. E quem assistir cinco filmes durante a mostra ganha um catálogo.

O projeto é patrocinado pelo Banco do Brasil, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura. Depois do Rio de Janeiro, a mostra será apresentada no CCBB Brasília (12 de junho a 8 de julho) e no CCBB São Paulo (20 de junho a 16 de julho). 

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

fama A Grande Conquista 2 Há 9 Horas

Ex-Polegar pega faca durante discussão e é expulso de reality

politica Arthur Lira Há 11 Horas

Felipe Neto é autuado por injúria em inquérito aberto a pedido de Arthur Lira

mundo Posição de Lótus Há 11 Horas

O misterioso caso da múmia escondida em estátua de Buda

fama GISELE-BÜNDCHEN Há 12 Horas

Gisele Bündchen recebe apoio de prefeito após chorar durante abordagem policial nos EUA

lifestyle Signos Há 12 Horas

Quatro signos que nasceram para serem famosos

fama Iraque Há 9 Horas

Influencer iraquiana é morta a tiros em Bagdá

brasil Santa Catarina Há 12 Horas

Homem morre após ser atacado por quatro pitbulls em quintal de casa em SC

economia REINHART-KOSELLECK Há 10 Horas

Quem é o historiador lido por Haddad após bronca de Lula

fama SAMARA-FELIPPO Há 7 Horas

Filha de Samara Felippo é alvo de racismo em escola, diz site

brasil MORTE-SP Há 6 Horas

Morte de jovem após deixar sauna gay causa pânico; relembre histórico