Cannes: filme sobre guerrilheiras anti-Estado Islâmico divide críticos

A obra veio à mostra de cinema carregada de potencial a sair os anseios de movimentos feministas

© REUTERS/Jean-Paul Pelissier

Cultura festival 13/05/18 POR Folhapress

GUILHERME GENESTRETI - Uma das maiores apostas de prêmio nesta edição do Festival de Cannes, o filme de cores feministas "Les Filles du Soleil" ('As Filhas do Sol', em tradução livre), da francesa Eva Husson, decepcionou a crítica - ou melhor, aquela assinada por homens. 

PUB

A obra veio à mostra de cinema carregada de potencial a sair os anseios de movimentos feministas, que explodiram com força neste ano. Mas sua abordagem tida como algo ingênua não comoveu a imprensa especializada - de composição majoritariamente masculina. "Les Filles..." narra a incursão de uma correspondente de guerra francesa (Emmanuelle Bercot) entre as fileiras de um time de guerrilheiras curdas que lutam contra um grupo extremista inspirado no Estado Islâmico. 

+Marcha no tapete vermelho de Cannes pede igualdade de gêneros no cinema

A frente de combatentes é formada apenas por mulheres, a maioria delas sobreviventes dos massacres e abusos sexuais cometidos pelos radicais muçulmanos. A líder é Bahar (Golshifteh Farahani, de "Paterson"), que teve pai e marido assassinados pelos terroristas, e o filho pequeno, capturado. Ela também foi escrava sexual dos agressores, mas decide se vingar juntando-se a um grupo de guerreiras "empoderadas" que bradam "Mulheres, Vida e Liberdade" antes de disparar rajadas contra os homens.

É uma obra que tem, portanto, o receituário completo para criar empatia em tempos de #MeToo e Time's Up. Não à toa, foi antes de sua sessão que a atriz Cate Blanchett liderou uma marcha de 82 mulheres no tapete vermelho.Husson é uma das únicas três diretoras mulheres entre os 21 selecionados em Cannes neste ano. O que pode pesar contra "Les Filles...", entretanto, é a forma como conduz a história.

As cenas de ação seguem o manual surrado do gênero de câmera na mão e cortes bruscos. Já as falas saem como se fossem discursos engajados, cheios de frases de efeito e tons épicos. A história também inclui a manjada cena de parto durante tiroteio pesado e apelos para que a jornalista "escreva A verdade". 

Crítico da revista Variety, Jay Weissberg, chamou o filme de um "drama pedante e carregado de senso comum". Para Jordan Mintzer, da Hollywood Reporter, o filme acaba com a sensação de que "perdeu a batalha". Peter Bradshaw, do jornal inglês The Guardian, apontou aspectos positivos, mas afirmou que falta sutileza e sobra ingenuidade na obra.   

Rara mulher entre os resenhistas, Sharon Waxman, do The Wrap, gostou de "Les Filles". "Alguns podem achar manipulador o uso da música estrondosa. Outros vão acha-la o perfeito contraponto à pesada emotividade. Mas a emoção é conquistada de forma honesta. [...] O filme não pode exagerar os horrores que mulheres naquela parte do mundo viveram." Com informações da Folhapress. 

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

fama A Grande Conquista 2 Há 18 Horas

Ex-Polegar pega faca durante discussão e é expulso de reality

politica Arthur Lira Há 19 Horas

Felipe Neto é autuado por injúria em inquérito aberto a pedido de Arthur Lira

mundo Posição de Lótus Há 20 Horas

O misterioso caso da múmia escondida em estátua de Buda

lifestyle Signos Há 21 Horas

Quatro signos que nasceram para serem famosos

fama GISELE-BÜNDCHEN Há 20 Horas

Gisele Bündchen recebe apoio de prefeito após chorar durante abordagem policial nos EUA

brasil Santa Catarina Há 20 Horas

Homem morre após ser atacado por quatro pitbulls em quintal de casa em SC

fama SAMARA-FELIPPO Há 15 Horas

Filha de Samara Felippo é alvo de racismo em escola, diz site

fama Iraque Há 18 Horas

Influencer iraquiana é morta a tiros em Bagdá

brasil MORTE-SP Há 14 Horas

Morte de jovem após deixar sauna gay causa pânico; relembre histórico

economia REINHART-KOSELLECK Há 18 Horas

Quem é o historiador lido por Haddad após bronca de Lula