Trump diz que EUA e China estão 'trabalhando bem' em negociações

Os comentários de Trump vêm na mesma semana em que o vice-primeiro-ministro chinês, Liu He, vai à Casa Branca para negociar as relações comerciais entre os dois países

© Thomas Peter/Reuters

Economia Comércio 13/05/18 POR Estadao Conteudo

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou neste domingo (13) que Washington e Pequim continuam trabalhando bem em relação ao comércio, mas ressaltou que negociações passadas foram favoráveis à China. Os comentários de Trump vêm na mesma semana em que o vice-primeiro-ministro chinês, Liu He, vai à Casa Branca para negociar as relações comerciais entre os dois países, com a finalidade de evitar futuras imposições de tarifas americanas a produtos do gigante asiático.

PUB

"A China e os EUA estão trabalhando bem juntos no comércio, mas as negociações anteriores foram tão favoráveis à China, por tantos anos, que é difícil para eles fazer um acordo que beneficie ambos os países. Mas tudo bem, tudo vai dar certo!", disse Trump em seu perfil no Twitter.

Além da visita de Liu He a Washington nesta semana, medidas tomadas pelo governo americano estarão no centro das atenções. Para o banco canadense Scotiabank, as tensões comerciais devem começar a aumentar novamente na terça-feira, quando o representante comercial dos EUA, Robert Lighthizer, realizará uma audiência pública abordando a proposta de Trump de impor tarifas sobre US$ 50 bilhões em importações chinesas, alegando roubo de propriedade intelectual. O período de comentários termina em 22 de maio e, em algum momento durante a primeira quinzena de junho, Lighthizer deve revisar sua lista de tarifas e enviar recomendações a Trump.

Além disso, o Scotiabank também lembra que na próxima sexta-feira termina o prazo para que o Departamento do Tesouro americano apresente propostas para restringir o investimento chinês, "especificamente o relacionado a propriedade intelectual". Para o banco canadense, as potenciais retaliações da China contra qualquer movimento dos EUA poderiam inflamar ainda mais as tensões entre os dois países. Com informações do Estadão Conteúdo.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

fama Iraque Há 6 Horas

Influencer iraquiana é morta a tiros em Bagdá

fama A Grande Conquista 2 Há 6 Horas

Ex-Polegar pega faca durante discussão e é expulso de reality

mundo Posição de Lótus Há 8 Horas

O misterioso caso da múmia escondida em estátua de Buda

politica Arthur Lira Há 8 Horas

Felipe Neto é autuado por injúria em inquérito aberto a pedido de Arthur Lira

fama GISELE-BÜNDCHEN Há 9 Horas

Gisele Bündchen recebe apoio de prefeito após chorar durante abordagem policial nos EUA

lifestyle Signos Há 9 Horas

Quatro signos que nasceram para serem famosos

brasil Santa Catarina Há 9 Horas

Homem morre após ser atacado por quatro pitbulls em quintal de casa em SC

mundo Guangzhou Há 6 Horas

Tornado atinge cidade na China e deixa rastro de destruição; vídeo

economia REINHART-KOSELLECK Há 7 Horas

Quem é o historiador lido por Haddad após bronca de Lula

mundo Inglaterra Há 9 Horas

Menina de 2 anos doa medula e salva vida a irmã com leucemia