Em meio a protestos, EUA inauguram embaixada em Jerusalém

Maioria dos países mantém suas embaixadas em Tel Aviv e não reconhece Jerusalém como capital de Israel

© REUTERS/Ronen Zvulun

Mundo Últimas Notícias do Mundo 14/05/18 POR Folhapress

Os Estados Unidos inauguraram nesta segunda-feira (14) sua embaixada em Jerusalém, em meio a uma série de protestos na faixa de Gaza que deixou dezenas de palestinos mortos. A decisão de mudar a embaixada para a cidade foi anunciada em dezembro pelo presidente Donald Trump, que assim cumpriu uma de suas promessas de campanha, mas enfrentou resistência de palestinos e da maior parte da comunidade internacional, incluindo países europeus. 

PUB

A maioria dos países mantém suas embaixadas em Tel Aviv e não reconhece Jerusalém como capital de Israel, já que ela também é reivindicada pelos palestinos.O Congresso dos EUA aprovou uma lei em 1995 que previa o reconhecimento de Jerusalém como capital de Israel e a transferência da embaixada, com prazo final em maio de 1999; no entanto, o texto permitia o adiamento da transferência por seis meses, e todos os presidentes desde então vinham adiando a mudança a cada meio ano.

Em dezembro do ano passado, porém, Trump reconheceu a cidade como capital de Israel. Alguns poucos países, entre eles Guatemala e Paraguai, anunciaram que vão seguir Washington e também vão mudar suas embaixadas. Apesar das críticas, o governo americano manteve o plano da mudança e até mesmo antecipou a inauguração, inicialmente planejada para 2019. 

"Hoje abrimos a embaixada dos Estados Unidos em Jerusalém, Israel", disse o embaixador americano no país, David Friedman, ao começar a cerimônia. Ela fica em um prédio onde antes ficava o consulado dos EUA na cidade, no bairro de Arnona. Em uma mensagem gravada de Washington, Donald Trump defendeu a mudança de embaixada. "Os Estados Unidos sempre serão um grande amigo de Israel e um parceiro da liberdade e da paz", disse. Ele também afirmou que espera que a mudança ajude na elaboração de um acordo de paz entre israelenses e palestinos. 

O premiê israelense Binyamin Netanyahu classificou a data como um dia "histórico" e "glorioso" e voltou a afirmar que Jerusalém é a "a capital eterna e indivisível de Israel. Já um porta voz do presidente palestino Mahmoud Abbas afirmou que a mudança da embaixada cria apenas agitação e instabilidade na região. 

+ Gaza: ato contra embaixada dos EUA deixa 43 mortos e 500 feridos; fotos

Diversas autoridades americanas viajaram para a cerimônia desta segunda, entre elas o secretário do Tesouro, Steve Mnuchin, Ivanka Trump (filha do presidente) e seu marido Jared Kushner, que assessora a Casa Branca para assuntos do Oriente Médio.Os senadores republicanos Ted Cruz e Lindsey Graham também estavam presentes. Em discurso, Kushner disse que a inauguração mostra que os EUA cumprem suas promessas e que o país pode ter a confiança de seus aliados. 

A data de inauguração da embaixada foi escolhida para coincidir com o aniversário de 70 anos da fundação de Israel no calendário gregoriano, que também ocorre nesta segunda. Já entre os palestinos, a mudança foi recebida com um grande protestos na faixa de Gaza. Cerca de 35 mil pessoas participaram da manifestação, que terminou em confronto com soldados israelenses e deixou dezenas de mortos. Com informações da Folhapress. 

 

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

fama A Grande Conquista 2 Há 18 Horas

Ex-Polegar pega faca durante discussão e é expulso de reality

politica Arthur Lira Há 20 Horas

Felipe Neto é autuado por injúria em inquérito aberto a pedido de Arthur Lira

mundo Posição de Lótus Há 20 Horas

O misterioso caso da múmia escondida em estátua de Buda

lifestyle Signos Há 21 Horas

Quatro signos que nasceram para serem famosos

fama GISELE-BÜNDCHEN Há 21 Horas

Gisele Bündchen recebe apoio de prefeito após chorar durante abordagem policial nos EUA

brasil Santa Catarina Há 21 Horas

Homem morre após ser atacado por quatro pitbulls em quintal de casa em SC

fama SAMARA-FELIPPO Há 16 Horas

Filha de Samara Felippo é alvo de racismo em escola, diz site

fama Iraque Há 18 Horas

Influencer iraquiana é morta a tiros em Bagdá

brasil MORTE-SP Há 15 Horas

Morte de jovem após deixar sauna gay causa pânico; relembre histórico

economia REINHART-KOSELLECK Há 19 Horas

Quem é o historiador lido por Haddad após bronca de Lula