Nova teoria sobre voo sumido há quatro anos sugere 'massacre' do piloto

Analistas acreditam que ele teria alterado a rota do voo para se despedir da cidade em que nasceu

© POOL New / Reuters

Mundo Aviação 15/05/18 POR Notícias Ao Minuto

O mistério acerca do desaparecimento do voo MH370 da Malaysia Airlines, que sumiu há quatro anos na rota entre Kuala Lampur e Pequim, pode ter sido finalmente resolvido. Pelo menos é o que afirma um grupo de especialistas de aviação, o qual sugere que o capitão da aeronave promoveu um massacre com a tripulação e os passageiros. Conforme relata o jornal O Globo, a nova teoria sustenta que ele teria sobrevoado sua cidade natal como forma de "despedida".

PUB

Especialistas em acidentes aéreos e um oceanógrafo, juntamente com o ex-chefe do Escritório de Segurança em Transporte da Austrália, lançaram a sua versão do sumiço da aeronave na rede australiana "Nine Network".

+ EUA: babá que esfaqueou crianças é condenada à prisão perpétua

Para os analistas e o responsável pela investigação oficial do sumiço, o piloto teria se matado. Antes de executar o plano, porém, ocomandante Zaharie Ahmad Shah, de 53 anos, com 20 mil horas de voo no currículo, planejou um massacre com a derrubada da aeronave.

O estudo revelou que o Boeing 777 foi despressurizado, na tentativa de Zaharie de deixar as outras 238 pessoas a bordo inconscientes. Esta seria a razão do silêncio no avião apesar da mudança brusca na rota - já que o comandante teria alterado o trajeto do voo para se despedir da sua cidade natal. Não houve registro de qualquer alerta de problemas a bordo, mensagens de adeus a parentes dos passageiros nem chamados de emergência.

"O ponto que é mais discutido é quando o piloto desliga o transponder, despressuriza o avião, o que incapacita os passageiros. Ele estava se matando. Infelizmente, ele estava matando todos a bordo. E fez isso deliberadamente", explicou o investigador veterano da aviação canadense Larry Vance à rede televisiva, em declaração reproduzida pelo jornal. Deve ter sido um longo e emocionado adeus. Ou um curto e emocionado adeus à cidade natal", completou o piloto sênior Simon Hardy, instrutor de Boeing 777.

Entenda o caso

Em 8 de março de 2014, o voo MH370 desapareceu no trajeto entre entre Kuala Lampur e Pequim. Após cerca de três anos de buscas, sem sinais do Boeing 777 ou de possíveis sobreviventes, os governos da Malásia, da China e da Austrália cancelaram as suas operações, suspeitando que o avião caiu no Oceano Índico.

A investigação oficial revelou que tanto o piloto quanto o copiloto Fariq Abdul Hamid foram os principais suspeitos da tragédia. A construção de um simulador de voo em casa, no qual o massacreteria sido planejado, é uma das evidências contra Zaharie.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

fama Rei Charles III Há 20 Horas

Saúde de Charles III piora e detalhes do funeral são refeitos, diz site

lifestyle Câncer Há 18 Horas

10 sintomas de câncer que muitas vezes passam despercebidos

fama Harry Há 21 Horas

Príncipe Harry deixou residência real ‘ aos prantos’ após ser despejado

fama Argentina Há 21 Horas

Miss Universo Buenos Aires elege modelo de 60 anos; conheça

fama Salma Hayek Há 20 Horas

Salma Hayek celebra 15 anos de casamento com fotos inéditas da cerimônia

fama Luto Há 11 Horas

Morre Anderson Leonardo, vocalista do Molejo, vítima de câncer

esporte Brasil Há 15 Horas

Estátua de Daniel Alves em Juazeiro vai ser retirada; entenda

fama Redes Sociais Há 12 Horas

Livian Aragão, filha de Didi, sugere plágio e leva invertida na web

lifestyle Peso Há 21 Horas

Especialista revela os alimentos populares que engordam (e muito)

fama Emergência Médica Há 19 Horas

Cantor Anderson Leonardo, tem piora, e seu estado de saúde é grave