Lei de Acesso à informação responde quase 100% dos pedidos; entenda

Saiba como a medida trouxe mais transparência para os órgãos públicos

© Pixabay

Brasil desde 2012 16/05/18 POR Notícias Ao Minuto

Em seis anos, a Lei de Acesso à Informação possibilitou que 99,65% dos 611.315 pedidos enviados à órgãos do Executivo Federal fossem respondidos. O balanço foi divulgado pelo Ministério da Transparência e Controladoria-Geral da União (CGU) nesta quarta-feira (16), data em que a medida comemora mais um ano.   

PUB

De acordo com a pasta, os dados se referem às solicitações encaminhadas entre maio de 2012 e abril de 2018. As informações que ainda não foram respondidas estão dentro do prazo legal de 20 dias prorrogáveis por mais 10. O Ministério da Fazenda foi o que recebeu o maior número de pedidos: 43.281. Em seguida, aparece o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) com 38.721 e a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) com 24.116.  

Do total de respostas enviadas, o acesso foi concedido (total ou parcialmente) em 458.441 (74,9%) e negado em 52.375 (8,54%) por conter dados pessoais ou sigilosos, demanda incompreensível ou genérica, e até envolver processo decisório em curso. Outros 100.499 pedidos não tratavam de matéria da competência legal do órgão e, por isso, não foram atendidos. O tempo médio de resposta é de 14 dias, menos da metade do previsto na lei. 

Entenda a Lei de Acesso à Informação 

Em vigor desde 2012, a lei regulamenta o direito de acesso à informação previsto na Constituição. Por meio dela, qualquer pessoa, sem necessidade de apresentar motivo, pode receber informações públicas requeridas a órgãos e entidades. Ela vale para os três Poderes da União, estados, Distrito Federal e municípios, inclusive aos Tribunais de Conta e Ministério Público. Além de possibilitar o acesso de informações aos cidadãos, a legislação também trouxe mais transparência para a administração pública. 

Para fazer um pedido, basta seguir os passos:  

- Clique em “Registrar Pedido” e identifique o órgão ao qual você pretende solicitar a informação - Acesse o e-SIC  e cadastre-se 

- No campo “Forma de recebimento da resposta”, selecione por que meio você deseja receber a resposta 

- O pedido deve ser feito no campo “Descrição da solicitação”. Se quiser, você pode adicionar até 5 anexos de, no máximo, 2 megabytes cada um, para complementar o seu pedido 

- No fim, você recebe um número de protocolo, que também será enviado para seu e-mail. É importante guardá-lo: ele é a forma mais rápida de acompanhar seu pedido  

- Todo esse procedimento também pode ser feito presencialmente. Nesse caso, basta se dirigir à unidade física do órgão/entidade ao qual você pretende solicitar a informação e preencher o formulário de solicitação.  Com informações do Portal Brasil.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

fama Equador Há 12 Horas

Imagens fortes! Vídeo mostra assassinato de Miss Landy Párraga

mundo Kristi Noem Há 12 Horas

Governadora cotada para ser vice de Trump matou a tiros o próprio cão

justica Raul Pelegrin Há 12 Horas

Homem que cortou corda de trabalhador foi espancado antes de morrer

fama Demi Moore Há 10 Horas

Filhas de Demi Moore e Bruce Willis combinam biquínis nas férias; veja

mundo Aviões Há 5 Horas

Piloto alcoolizado leva Japan Airlines a cancelar voo nos EUA

esporte Liga dos Campeões Há 10 Horas

Brilho de Vini Jr: Dois gols e uma reverência contra o Bayern de Munique

brasil Brasil Há 11 Horas

Ponte é arrastada pela correnteza enquanto prefeita grava vídeo; veja

esporte Ayrton Senna Há 11 Horas

Trinta anos sem Ayrton Senna; relembre momentos marcantes

brasil São Paulo Há 4 Horas

Adolescente tem membros amputados após descarga elétrica de 8 mil volts

mundo RÚSSIA-UCRÂNIA Há 10 Horas

'Castelo do Harry Potter' é destruído após ataque russo no porto de Odessa