Em artigo para o Le Monde, Lula explica por que deseja ser candidato

Ex-presidente está preso desde o dia 7 de abril, condenado nos crimes de corrupção e lavagem de dinheiro

© Ricardo Stuckert

Política Opinião 17/05/18 POR Notícias Ao Minuto

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, preso desde o dia 7 de abril, na superintendência da Polícia Federal (PF), em Curitiba, assina artigo publicado, nesta quinta-feira (17), no jornal francês "Le Monde".

PUB

O petista foi condenado a 12 anos e um mês de prisão, pelos crimes de corrupção e lavagem de dinheiro, no caso do triplex no Guarujá (SP).

No texto, intitulado "Por que eu quero voltar a ser presidente", Lula relembra sua trajetória política e os feitos do seu governo. Também reafirma sua inocência e defende que possa participar das próximas eleições. "As eleições só serão democráticas se todas as forças políticas puderem participar de forma livre e justa", diz.

+ Temer e Aécio se achavam imunes, e nenhum cidadão é, diz Janot

Lula foi condenado em segunda instância, pelo Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF-4), e por isso acabou enquadrado na Lei da Ficha Limpa. Caberá à Corte Eleitoral decidir se sua candidatura será, ou não, impugnada. "Sou candidato a presidente do Brasil, nas eleições de outubro, porque não cometi nenhum crime e porque sei que posso fazer o país retomar o caminho da democracia e do desenvolvimento, em benefício do nosso povo", diz o artigo.

O petista também se compara ao atual presidente, Michel Temer (MDB). "Terminei meus mandatos com 87% de aprovação popular. É o que o atual presidente do Brasil, que não foi eleito, tem de rejeição hoje."

Lula ainda lembra que lidera todas as pesquisas de intenção de votos e volta a atacar o juiz Sérgio Moro, responsável pela condenação do ex-presidente em primeira instância. "Um juiz notoriamente parcial me condenou a 12 anos de prisão por 'atos indeterminados'. Alega, falsamente, que eu seria dono de um apartamento no qual nunca dormi, do qual nunca tive a propriedade, a posse, sequer as chaves. Para me prender, e tentar me impedir de disputar as eleições ou fazer campanha para o meu partido, tiveram que ignorar a letra expressa da constituição brasileira, em uma decisão provisória por apenas um voto de diferença entre 11 na Suprema Corte", escreve.

A declaração se refere à decisão do Supremo Tribunal Federal (STF), que negou habeas corpus em que Lula pedia para não ser preso por seis votos a cinco. A Corte manteve o entendimento que autoriza a prisão de um condenado em segunda instância.

"Eu já fui presidente e não estava nos meus planos voltar a me candidatar. Mas diante do desastre que se abate sobre povo brasileiro, minha candidatura é uma proposta de reencontro do Brasil com o caminho de inclusão social, diálogo democrático, soberania nacional e crescimento econômico, para a construção de um país mais justo e solidário, que volte a ser uma referência no diálogo mundial em favor da paz e da cooperação entre os povos", conclui o texto.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

fama A Grande Conquista 2 Há 18 Horas

Ex-Polegar pega faca durante discussão e é expulso de reality

politica Arthur Lira Há 19 Horas

Felipe Neto é autuado por injúria em inquérito aberto a pedido de Arthur Lira

mundo Posição de Lótus Há 20 Horas

O misterioso caso da múmia escondida em estátua de Buda

lifestyle Signos Há 21 Horas

Quatro signos que nasceram para serem famosos

fama GISELE-BÜNDCHEN Há 20 Horas

Gisele Bündchen recebe apoio de prefeito após chorar durante abordagem policial nos EUA

brasil Santa Catarina Há 21 Horas

Homem morre após ser atacado por quatro pitbulls em quintal de casa em SC

fama SAMARA-FELIPPO Há 16 Horas

Filha de Samara Felippo é alvo de racismo em escola, diz site

fama Iraque Há 18 Horas

Influencer iraquiana é morta a tiros em Bagdá

brasil MORTE-SP Há 15 Horas

Morte de jovem após deixar sauna gay causa pânico; relembre histórico

economia REINHART-KOSELLECK Há 19 Horas

Quem é o historiador lido por Haddad após bronca de Lula